Docentes da FASB se preparam para retorno das aulas durante Planejamento Participativo

Com a retomada das aulas na próxima segunda-feira (25), os professores da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) estão se preparando para recepcionar os acadêmicos dos 13 cursos de graduação da instituição. Iniciada na última segunda-feira (18), a Semana do Planejamento Pedagógico da FASB recebeu em sua palestra de abertura a Drª em Educação e docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Marilde Queiroz Guedes, que apresentou o tema: “Didática no Ensino Superior: Reflexos na Aprendizagem”.

“O objeto da didática é ensinar, ajudar, orientar. Mas temos que pensar no universo de conhecimento que os estudantes têm atualmente. Nós, professores, temos que estar preparados para compartilhar do mesmo conhecimento. O professor não apenas ‘ensina’ o que sabe, ele também vivencia os conhecimentos desses estudantes. Antigamente, a didática tinha como foco o ensino, hoje, este processo ampliou-se para o ciclo ensino x aprendizagem”, destacou.

No segundo dia de evento, o diretor acadêmico da FASB, Dr. Roberto Marden, discorreu sobre a “Proposta Pedagógica Fasbiana e os horizontes de uma determinada cooperação técnica em tempos de segundo Recredenciamento”. Ao participar pela primeira vez do Planejamento Pedagógico, a professora do curso de Enfermagem da FASB, Karyne de Souza, acredita que este é o momento de compartilhar experiências. “Aqui a gente interage com os professores de outras áreas e conhece as suas rotinas. No que se refere à prática da docência, nós aprendemos muito. Sou da área da saúde, e entender os processos e as dinâmicas da didática é fundamental”, destaca.

Para a pedagoga Rosa Maria Furtado, há 17 anos na instituição, estes encontros pedagógicos ajudam a renovar as energias para o recomeço dos trabalhos. “Este é um momento importante de reflexão, pensar nos componentes curriculares, no ensino e aprendizagem. Tentar e buscar acertar mais e melhorar a qualidade dos trabalhos para uma turma de jovens que retornam cheios de energias”, evidencia. As atividades do Planejamento Pedagógico da FASB continuam até a sexta-feira (22) quando os professores também vão debater em seus colegiados o ciclo de atividades a serem desenvolvidos ao longo do semestre nos respectivos cursos de graduação.

Última modificação em Quinta, 21 Julho 2016 14:04