Acadêmicos de Psicologia promovem orientação Profissional para os estudantes da rede pública de ensino de Barreiras

Em homenagem ao Dia do Psicólogo, comemorado no último sábado (27), os acadêmicos de Psicologia da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) promoveram palestras de orientação profissional para estudantes do 3º ano da rede pública de ensino de Barreiras. Em dois dias de ação, 24 e 25/08, eles orientaram cerca de 150 estudantes do Colégio Alexandre Leal Costa, Colégio Estadual de Barreirinhas e Colégio Estadual El Shadai.

Orientados pela professora da disciplina “Psicologia Organizacional”, Shimony Coelho, os acadêmicos do 8º semestre de Psicologia da FASB levaram aos estudantes de nível médio a reflexão sobre o difícil processo de decidir o futuro profissional. “Nesta idade, é um dilema escolher a profissão e o caminho que vai percorrer. E, muitos fatores podem influenciar os adolescentes como as preferências pessoas, família, amigos, condições financeiras, status social e até a localização geográfica de disponibilidade do curso almejado”, explicou Ariane Gonçalves de Araújo, durante a palestra.

Decidida a se tornar enfermeira, a estudante Greyce Rahna, 16, do Colégio Estadual de Barreirinhas, gostou da palestra que incentivou a buscar outras informações para confirmar sua decisão. “Sempre gostei de cuidar das pessoas e quando vou ao hospital fico observando como eles trabalham”. Já Juliana dos Santos Leite, do Colégio Estadual El Shadai, vem estudando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se tornar nutricionista. “A palestra está sendo ótima para me ajudar a motivar a conquistar o meu objetivo, e para isto, preciso continuar estudando”, afirma.

No processo de orientação profissional, foi indicado como referência de pesquisa para os estudantes de nível médio o “Guia do Estudante” da Editora Abril, que traz uma lista dos melhores cursos de graduação do Brasil e informações ligadas a cada profissão como qualificações, habilidades, mercado de trabalho e remuneração. Na última edição da publicação, a FASB contou com seis cursos que entraram no ranking: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia.

Para a professora Mônica Pereira, do Colégio El Shadai, existe uma luta para que os estudantes de nível médio se mantenham motivados a ingressar em uma faculdade. “Com a palestra da FASB, é repassado o conhecimento mais técnico específico para apoiá-los a ter uma escolha mais assertiva no futuro profissional”. Para a vice-diretora do Colégio Estadual de Barreirinhas, Gercilene da Silva, este apoio técnico deveria estar inserido na proposta pedagógica. “Surgem muitas dúvidas dos estudantes e este trabalho de orientação vocacional possibilita abrir um novo horizonte para eles”, afirma.

A FASB conta atualmente com 13 cursos de nível superior em funcionamento: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão da Tecnologia da Informação, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Produção Audiovisual e Psicologia. E a partir do próximo processo seletivo, passará a disponibilizar vagas para o curso de Medicina, em decisão publicada na última quinta-feira (18).

Última modificação em Segunda, 29 Agosto 2016 12:13