Acadêmicos da FASB apoiam produtores rurais na Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR)

   

 

 

 

 

 

 

 

 

    Os acadêmicos de Contabilidade da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) orientaram gratuitamente no último sábado (24) na Unidade de Serviços da instituição os proprietários de terra, que possuem acima de 30 hectares, na declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) que devem ser encaminhadas para a Receita Federal até sexta-feira (30). A atividade, que integra o projeto de extensão da instituição, abrangeu um treinamento teórico-prático com cerca de 60 acadêmicos do 6º semestre de Contábeis da FASB e uma sensibilização e agendamento para este atendimento dos pequenos proprietários de terra nas feiras livres em Barreiras, localizadas no Centro e em Barreirinhas.

    Ao passar pelo treinamento, a acadêmica Josiane Cristina Teles acredita que passou a entender melhor sobre o imposto e o passo-a-passo para orientar as declarações. “Como é algo muito específico dos produtores rurais, não sabia muito sobre a declaração do imposto, então o projeto agregou bastante ao conhecimento trazido em sala de aula”, afirma. Já o acadêmico Emanuel José de Oliveira acredita que a orientação aos pequenos produtores rurais é importante para trazer mais segurança ao processo de declaração. “Muitos sabem que precisam fazer, mas tem a dificuldade por causa do acesso restrito à informática e ao sistema da Receita Federal”, justifica.

    O professor Leandro de Carvalho de Brito explica que a Receita Federal leva em consideração, para fechar o valor do imposto, a forma de utilização do imóvel rural. “Caso tenha produção agrícola e florestal ou uso para pastagem, o valor do imposto a ser pago é reduzido devido à utilização financeira do módulo rural. É obrigatória a declaração do ITR pelos produtores rurais mediante o pagamento de multa e juros por dia”, afirma. Além do trabalho de orientação dos produtores rurais, os acadêmicos de Contabilidade da FASB também desenvolveram em abril deste ano projeto de orientação gratuita para a declaração de imposto de renda de pessoa física.

Sobre a declaração do ITR – Com processo semelhante à Declaração do Imposto de Renda, com prazo final em abril, os proprietários de terra devem declarar o ITR até o dia 30 de setembro pela Internet, mediante utilização do programa de transmissão Receitanet, disponível no site da Receita Federal na Internet. Devem declarar o imposto aqueles que possuem acima de 30 hectares de terra. Para conseguir finalizar a declaração, os produtores devem atualizar as informações referentes ao dado do imóvel, Nirf (número de identificação do imóvel junto à Receita Federal), código do Incra, dados do contribuinte, cópia da última declaração do ITR e informações de como é utilizada a área.

 

Última modificação em Sexta, 30 Setembro 2016 14:10

Entre para postar comentários