Notícias

Notícias (763)

   

 

 

 

 

 

 

 

   Com ótimas referências na formação profissional, cerca de 90% dos formandos que receberam o certificado de conclusão do curso de Educação Física da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), na última sexta-feira (11) já estão inseridos no mercado de trabalho. A solenidade de colação de grau em gabinete foi realizada no Auditório João Albino Bergamo. Com destaque no programa pedagógico que alia a teoria e prática ao longo do curso, os novos profissionais já estão atuando profissionalmente principalmente em escolas da rede municipal de ensino.

   Ao dedicar a solenidade para a mãe, a graduanda Heloisa dos Santos Leitão afirma que a certificação neste dia é a prova do esforço e dedicação. “Foram três anos e meio de batalha, de alegrias e aquisição de amizades; uma experiência única. Agradeço a FASB, todos os funcionários e professores. O resultado disso é a de que eu e muitos colegas já estamos trabalhando em academias e escolas de Barreiras”, ressalta.

   Para o coordenador do curso de Educação física, Milton Cezar da Silva os ótimos índices de inserção no mercado de trabalho são atribuídos ao nome da FASB e qualidade do ensino. “A FASB tem a preocupação de formar melhores profissionais, que estão ocupando espaço em vagas pelas cidades da região. Atualmente, temos 90% dos formandos já atuam na sua área de formação, e essa base é construída durante a trajetória do curso, pela estrutura física e pedagógica que a FASB oferece, e isso reflete na credibilidade que os profissionais recebem no mercado de trabalho”, pontua.

   Esta foi a terceira cerimônia de colação de grau em gabinete realizada pela instituição no mês de agosto. De acordo com Julianne Brandão, secretaria acadêmica da FASB, os editais prevêem as datas especiais para colação de grau em gabinete. “Os formandos usam esse procedimento em situações especiais, a exemplo da exigência do empregador (trabalho imediato), posse em concurso/seleção pública ou trabalho previsto”, explica. Segundo o calendário instituição, em dezembro está reservada a nova data da colação de grau em gabinete para atender os graduandos da instituição.

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

   "São tantas emoções", assim definiu Juscelino Nunes que viu a segunda filha receber o diploma profissional das mãos do professor e diretor acadêmico da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), Marden Lucena. Emocionado, o pai de Vandessica da Silva assistiu, junto com outros familiares e amigos mais uma solenidade de colação de grau em gabinete, ocorrida na tarde desta quinta-feira (10) no Auditório João Albino Bergamo.

   Ao todo 35 novos profissionais estão certificados para atuar no mercado de trabalho.

  Natural de Riachão das Neves, Jossinara da Silva Rocha, que se formou em enfermagem na FASB, assistiu com o pai, Juscelino Nunes a formatura da irmã Vandessica da Silva, formanda em fisioterapia. “É um sonho realizado tanto pra ela quanto pra família. Foi difícil se manter estudando, presenciar este momento tem um sabor de vitória muito grande; foram cinco anos de idas e vindas, e sabemos que essas dificuldades são importantes pra alcançar o sucesso”, evidencia. Para Juscelino, a emoção em ver as segunda filha formada foi ainda maior. “A emoção é tão grande, com o sentimento de pai coruja, ver as filhas criadas, hoje vendo elas galgar essa realização. Estou muito feliz vendo minhas filhas trilharem o caminho do bem”.

   Foram realizadas duas cerimonias de colação de grau em Gabinete. Na primeira, 16 formandos dos cursos de Administração, Enfermagem e Fisioterapia colaram grau. Na segunda, mais 19 acadêmicos, dessa vez dos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis e Agronomia.

   Reunido com os pais, esposa e filhos, Orlando Valentim da Silva, após receber o diploma, era uma alegria em pessoa. Recém formado em psicologia, Orlando Valentim afirma que concluir o curso e se tornar psicólogo era um solho de adolescência. “Estou com minha esposa, com meus pais, foi uma batalha muito grande. Receber essa certificação profissional é representa um sonho concretizado. Desde os meus 15 anos eu tinha a vontade de ser psicólogo. A FASB me ajudou muito, sou muito grato a todos da instituição, em especial ao professor Marden que me ajudou muito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O curso de Produção Audiovisual da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) exibiu no último domingo (30) no aterro sanitário de Barreiras o videodocumentário “Invisíveis”, que retrata o cotidiano daqueles que vivem da coleta de lixo no local, localizado às margens da BR-242, saída para Salvador. A exibição integrou a programação da “Semana de Ação de Graças”, promovida pelas Igrejas Evangélicas de Barreiras, que levou atendimento médico, odontológico, jurídico e ações culturais para os trabalhadores do aterro sanitário de Barreiras. A ação ocorreu em comemoração ao feriado municipal do Dia do Evangélico, instituído no dia 2 de agosto.

Produzido em 2015 pelos acadêmicos de Produção Audiovisual, como fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o videodocumentário “Invisíveis” mostra as dificuldades enfrentadas pelos coletores de lixo reciclável do aterro com destaque ao preconceito que sofrem pelo exercício da atividade. Para um dos produtores do vídeo, João Ângelo, foi uma grande emoção assistir novamente e exibir dentro do próprio local onde foi produzido. “Este produto foi feito com muita dedicação e empenho de toda a equipe, que sempre se emocionam ao assisti-lo”.

Para o coordenador do Curso de Produção Audiovisual da FASB, Vandré Vilela, o documentário se caracteriza pelo compromisso de explorar a realidade, com vistas para a reflexão e possíveis mudanças destas realidades. “Mesmo sob uma temática desafiadora, este produto audiovisual se diferencia por abordar uma questão social muito próxima a nós, sob uma perspectiva social que talvez nunca tenhamos tempo para refletir. Esperamos que a sensibilidade que os estudantes tiveram em produzir este documentário toque nas diversas esferas sociais e políticas da nossa sociedade local para melhorar a vida destas pessoas”, aponta.

Ao final da exibição, a comunidade do aterro, bem como os profissionais que ofereceram os serviços e participaram da “Semana de Ação de Graças” se emocionaram e destacaram que o conteúdo do material serve como reflexão para possíveis mudanças sociais daqueles moradores. O videodocumentário está disponível e pode ser acessado por meio do link no “You tube”: https://www.youtube.com/watch?v=zHroOy_c77g

 

 

 

 

 

 

A Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) oferece até sexta-feira (28) bolsas com desconto de 25% a 50% nas mensalidades para quem deseja ingressar em um curso de nível superior ainda neste segundo semestre. As vagas são para os cursos de Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão da Tecnologia da Informação (GTI), Psicologia e Produção Audiovisual.

O ingresso com o desconto será válido para os candidatos que participaram do Enem em qualquer uma das suas edições a partir de 2012 e que possuam nota mínima de 300 pontos e nota da redação maior que zero. As inscrições por meio deste processo seletivo são gratuitas. Para obter desconto nas mensalidades, o candidato precisa cumprir todas as regras do regulamento que pode ser acessado em: http://www.fasb.edu.br/institucional/editais-e-resolucoes/ingresso-simplificado/741-regulamento-ingresso-enem-2017-2/file.html

Os interessados devem se dirigir imediatamente à Secretaria Acadêmica da instituição em posse do boletim individual com o resultado do Exame Nacional de Nível Médio (Enem) e os documentos necessários para a matrícula. As matrículas acontecem mediante o preenchimento das vagas disponíveis em cada curso. O edital deste processo seletivo pode ser consultado em: http://www.fasb.edu.br/institucional/editais-e-resolucoes/ingresso-simplificado/740-edital-ingresso-enem-2017-2/file.html

 

 

 

 

 

 

 

 

A professora e coordenadora do curso de Administração da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) Joana Roberta Neiva de Souza Ramos, ministrou na última quinta-feira (20) a palestra intitulada “Sustentabilidade: o caminho para um futuro possível”, que integrou a programação da Semana de Saúde, Segurança, Ambiente e Qualidade, da unidade da Gerdau, em Barreiras.

Durante a apresentação, ela evidenciou o percurso histórico e os impactos que exigem que as empresas tratem da questão socioambiental nos dias de hoje. "Fico feliz em saber que sustentabilidade não é mais uma questão fora da agenda de preocupações das empresas em nossa região”, explica. Na oportunidade, foram apontadas possibilidades o gerenciamento da componente da sustentabilidade nas empresas, tais como modelos de gestão, tecnologias gerencias, formas de participação na sociedade civil.

A professora da FASB acredita que a unidade de Barreiras (BA) da Gerdau adquire mais solidez em suas atividades ao pensar no gerenciamento dos seus negócios com base na Sustentabilidade baseada no tripé social, econômico e ambiental. 
“Ás vezes, é necessário mudanças simples de hábito,  que devem ser assumidas pelas empresas, sociedade e por nós cidadãos, que desejamos deixar um planeta habitável para nossos sucessores”, afirma.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os professores e coordenadores dos 12 cursos de graduação da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) continuam reunidos ao longo de toda a semana para o Planejamento Pedagógico do segundo semestre letivo que começa dia 31 de julho. Na tarde desta terça-feira (18) eles participaram da palestra “Precedentes históricos e técnico-culturais da Mina de saberes” que levantou debate correlacionado à Proposta Pedagógica Fasbiana, ministrado pelo Prof. Dr. Pedro Bergamo.
 
Para o diretor acadêmico, Marden Lucena, a conferência proposta pelo Prof. Dr Pedro Bergamo, recém elaborada por ele, agregou elementos e novas indicações da práxis educativo coletiva, fundamentada na proposta pedagógica institucional. “A capacitação docente traz novidade que nos permite fazer do planejamento um espaço de discussão e de debate do que os docentes irão desenvolver no trabalho pedagógico do próximo semestre, inserido no contexto da instituição, explica.
 
Durante a abertura do encontro, os professores participaram de palestras sobre a apresentação do segundo relatório parcial de autoavaliação 2016 desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), “Inclusão e Acessibilidade no Âmbito Educacional” e “A Dimensão Educativa no Contexto do Segundo Recredenciamento da FASB”.
 
Com o tema “Inovação e Cooperação para novos horizontes em âmbito educacional”, o Planejamento Pedagógico da FASB continua nesta quarta-feira (19) com uma videoconferência com representantes do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde – NUTES (UEPB) com uma apresentação de um projeto de Dissertação de Mestrado. Já no dia 20 de julho, acontece o encontro de coordenadores dos cursos da instituição e no dia 21, o planejamento individual dos professores da instituição. 
Pagina 1 de 77