Itens filtrados por data: Setembro 2016

   

 

 

 

 

 

 

 

 

    Os acadêmicos de Contabilidade da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) orientaram gratuitamente no último sábado (24) na Unidade de Serviços da instituição os proprietários de terra, que possuem acima de 30 hectares, na declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) que devem ser encaminhadas para a Receita Federal até sexta-feira (30). A atividade, que integra o projeto de extensão da instituição, abrangeu um treinamento teórico-prático com cerca de 60 acadêmicos do 6º semestre de Contábeis da FASB e uma sensibilização e agendamento para este atendimento dos pequenos proprietários de terra nas feiras livres em Barreiras, localizadas no Centro e em Barreirinhas.

    Ao passar pelo treinamento, a acadêmica Josiane Cristina Teles acredita que passou a entender melhor sobre o imposto e o passo-a-passo para orientar as declarações. “Como é algo muito específico dos produtores rurais, não sabia muito sobre a declaração do imposto, então o projeto agregou bastante ao conhecimento trazido em sala de aula”, afirma. Já o acadêmico Emanuel José de Oliveira acredita que a orientação aos pequenos produtores rurais é importante para trazer mais segurança ao processo de declaração. “Muitos sabem que precisam fazer, mas tem a dificuldade por causa do acesso restrito à informática e ao sistema da Receita Federal”, justifica.

    O professor Leandro de Carvalho de Brito explica que a Receita Federal leva em consideração, para fechar o valor do imposto, a forma de utilização do imóvel rural. “Caso tenha produção agrícola e florestal ou uso para pastagem, o valor do imposto a ser pago é reduzido devido à utilização financeira do módulo rural. É obrigatória a declaração do ITR pelos produtores rurais mediante o pagamento de multa e juros por dia”, afirma. Além do trabalho de orientação dos produtores rurais, os acadêmicos de Contabilidade da FASB também desenvolveram em abril deste ano projeto de orientação gratuita para a declaração de imposto de renda de pessoa física.

Sobre a declaração do ITR – Com processo semelhante à Declaração do Imposto de Renda, com prazo final em abril, os proprietários de terra devem declarar o ITR até o dia 30 de setembro pela Internet, mediante utilização do programa de transmissão Receitanet, disponível no site da Receita Federal na Internet. Devem declarar o imposto aqueles que possuem acima de 30 hectares de terra. Para conseguir finalizar a declaração, os produtores devem atualizar as informações referentes ao dado do imóvel, Nirf (número de identificação do imóvel junto à Receita Federal), código do Incra, dados do contribuinte, cópia da última declaração do ITR e informações de como é utilizada a área.

 

Publicado em Notícias

   

 

 

 

 

 

 

 

 

    Os acadêmicos de Produção Audiovisual da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) recepcionaram na manhã desta quinta-feira (29) o apresentador e repórter da TV Bahia, Ricardo Ishmael, que contou um pouco da sua história no telejornalismo e traçou os rumos interessantes para o atual papel do comunicador com o avanço das tecnologias de comunicação e as mídias digitais. Ricardo Ishmael esteve na cidade para mediar na noite de quinta-feira (29) o debate, entre os candidatos a prefeitura de Barreiras, transmitido pela TV Oeste, e aproveitou para visitar as instalações da FASB.

    Durante o bate-papo, Ricardo Ishmael discorreu sobre o avanço das mídias eletrônicas (sites, blogs e redes sociais) que vem levando para a reformulação das mídias tradicionais (Rádio, TV, impressos). “O tempo em que vivemos está cada vez mais corrido e cada vez mais as pessoas estão ficando sem tempo para assistir ou ler um jornal. As notícias e informações vêm sendo geradas em tempo real com acesso ao longo de todo o dia pelo celular”, afirma.

    Depois de relevar a rotina de trabalho, os maiores desafios e fatos curiosos da sua carreira, Ishmael deixou uma mensagem aos estudantes de Produção Audiovisual da FASB. "A reflexão sobre o nosso trabalho é muito importante. Temos que nos reinventar sempre para acompanhamos as mudanças que ocorrem freqüentemente na área da comunicação", alertou.

    Natural de Serrinha (BA), ele contou a sua trajetória no Jornalismo, iniciada com a sua graduação em Vitória da Conquista. Ele já atuou em jornais impressos, revista e agência de publicidade, até ingressar na televisão, na TV Sudoeste. Em 2005, recebeu o convite para trabalhar na capital, na TV Bahia, e há dois anos, onde assumiu a bancada de um dos telejornais da emissora, na edição matinal do BA-TV. Além de acadêmicos da instituição, também participaram do debate o coordenador do curso de Produção Audiovisual, Vandré Vilela, e o diretor pedagógico, Marden Lucena.

 

Publicado em Notícias

   

 

 

 

 

 

 

 

    Na última segunda-feira (26), foi realizada a última etapa da 1ª Gincana Executiva de Administração do Ginásio de Esportes da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Os acadêmicos dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Gestão Financeira da instituição se organizaram em oito equipes para a competição realizada para comemorar o Mês do Administrador.

  Com a vitória da equipe “Visionários” seguido em segundo e terceiro lugares pelas equipes “Lobo” e “ADM em Ação”, os grupos precisaram cumprir ao longo da competição um total de nove tarefas que abrangeu a preocupação de realizar provas de cunho social e ambiental junto às instituições de ensino e filantrópicas de Barreiras.  Também participaram da Gincana as equipes “A Liga”, “Esquadrão Classe A”, “Fênix”, “Gestão ao Extremo” e os “Os Intocáveis” que promoveram ações como palestras socioeducativas, arrecadação e distribuição de alimentos não perecíveis e limpeza de lixo às margens do Rio Grande, em Barreiras.

    A acadêmica do 6ª semestre de Administração, Kauenne Jaynne, aprovou a dinâmica. “É uma oportunidade para aplicar o conhecimento de sala de aula por meio das tarefas. Gerenciamos os resultados para a comunidade, porque tivemos que montar estratégias para atingirmos nossos objetivos”, afirmou. Para o acadêmico de Gestão Financeira Alberto Carvalho exemplificou o sucesso da Gincana por meio das ações sociais desenvolvidas por sua equipe no Abrigo dos Idosos. “Também avaliamos as oportunidades de melhorias com uma visita técnica ao rio Grande que vem sofrendo com o esgoto a céu aberto”, apontou.

    Para a realização da Gincana Universitária, os docentes apoiaram no desenvolvimento de atividades interdisciplinares para trabalhar a criatividade, o espírito coletivo como experiência prática para o mercado de trabalho. “Pesquisamos outros modelos de instituições que já faziam um trabalho parecido, nos reunimos com o colegiado, cada professor com uma proposta de atividade que poderia ser feita. E escolhemos as atividades que estavam relacionadas à Administração e Gestão para serem transformados em instrumentos acadêmicos de avaliação por produção”, explica a professora, Maiara Soares.

    De acordo a coordenadora dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Gestão Financeira da FASB, Joana Ramos, a I Gincana Executiva de Administração foi um sucesso por causa do engajamento dos acadêmicos e professores durante ao longo das provas executadas na competição. “Conseguimos promover a integração dos acadêmicos na instituição junto ao público externo. Por meio das tarefas propostas, eles conseguiram aplicar todo o saber teórico relacionando com a execução das tarefas”, afirmou.

 

Publicado em Notícias
Quinta, 29 Setembro 2016 11:10

Vestibular

 

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular (simplificado)

Inscrições na Internet para prova dia 04/02/17:  17/01 até 01/02/2017

 

Inscrições na Internet para prova dia 18/02/17:  17/01 até 15/02/2017

 

ENEM

Ingresso utilizando a nota do ENEM*, com 100% de abono da taxa de inscrição do Vestibular, consulte mais informações!  

*Para utilizar a nota do ENEM a inscrição deve ser feita presencialmente na FASB - Sede.  

 

 

Taxa de Inscrição: R$ 30,00 reais.

Provas Agendadas:

 

 04/02/2017 (14h - FASB - Horário Local)

 

 18/02/2017 (14h - FASB - Horário Local)

 

EDITAL

 EDITAL DE MENSALIDADES 2017

MANUAL DO CANDIDATO (em breve)

LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS
Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB
AV. São Desidério, nº 2440 – Bairro Ribeirão – Barreiras – BA
(saída para São Desidério)

FORMAS DE INSCRIÇÃO

INTERNET

 

PROVAS ANTERIORES

Prova do Vestibular 2015

Prova do Vestibular 2013

Prova do Vestibular 2012

Prova do Vestibular 2011

Prova do Vestibular 2010

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Cursos: 

 

CURSO VAGAS (em breve)
Administração -
Agronomia -
Biomedicina -
Ciências Contábeis -
Direito Noturno -
Direito Matutino -
Educação Física -
Enfermagem -
Fisioterapia -
Gestão da Tecnologia da Informação -
Produção Audiovisual -
Psicologia -

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E OBRIGATÓRIO NO ATO DA MATRÍCULA

Documentos pessoais: Identidade, CPF, comprovante da última votação;

Título Eleitoral;

Certidão de nascimento ou casamento;

Comprovante de residência;

Histórico e Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

CONSIDERAÇÕES:

Os documentos devem ser apresentados em forma de cópia juntamente com os originais para que sejam autenticados,

Os candidatos menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos seus pais ou representante legal;

No ato da matrícula o candidato será fotografado para confecção do cartão de acesso a faculdade.

Publicado em Textos Gerais
Quinta, 29 Setembro 2016 10:55

Vestibular Medicina

 

FORMAS DE INGRESSO - 2018

Vestibular

Inscrições na Internet:  28/08 até 23/10/2017

 

Taxa de Inscrição: R$ ----,-- (em breve)

Provas: 29 /10/2017

 

 

EDITAL (em breve)

 EDITAL DE MENSALIDADES MEDICINA - 2017

MANUAL DO CANDIDATO (em breve)

 

APLICAÇÃO DA PROVA

LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS
Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB
AV. São Desidério, nº 2440 – Bairro Ribeirão – Barreiras – BA
(saída para São Desidério)

FORMAS DE INSCRIÇÃO

INTERNET

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E OBRIGATÓRIO NO ATO DA MATRÍCULA

Documentos pessoais: Identidade, CPF, comprovante da última votação;

Título Eleitoral;

Certidão de nascimento ou casamento;

Comprovante de residência;

Histórico e Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

CONSIDERAÇÕES:

Os documentos devem ser apresentados em forma de cópia juntamente com os originais para que sejam autenticados,

Os candidatos menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos seus pais ou representante legal;

No ato da matrícula o candidato será fotografado para confecção do cartão de acesso a faculdade.

Publicado em Textos Gerais

 

 

 

Na última sexta-feira (23), o Colegiado de Direito da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) promoveu um importante debate sobre o Novo Código Processual Civil, por meio de uma palestra com uma referência na área, o Dr. em Direito Civil, César Fiúza. O evento, realizado no Ginásio de Esportes da instituição, mobilizou cerca de 350 pessoas, dentre estudantes e profissionais de Direito, e apoiou na consolidação das principais alterações das regras do Novo Código Processual Civil. Vigente desde março deste ano, o novo código alterou, por exemplo, a criação de novos mecanismos para a busca de conciliação entre as partes; a simplificação da defesa do réu e mudanças na contagem de prazos para as partes; e desconsideração da personalidade jurídica da sociedade.

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o consultor jurídico e professor universitário, César Fiuza, esclareceu, durante a sua palestra, dúvidas sobre as mudanças na legislação e discorreu sobre a redação do seu novo livro. “Baseado em anotações de estudos ao longo de vários anos, temos algumas críticas que não podem ser desconsideradas”. Como exemplo, Fiuza citou sobre a mudança da perspectiva do estatuto da pessoa com deficiência, cujo um dos artigos avalia a emancipação. “Quando o estatuto discorre sobre incapacidade do portador da pessoa com deficiência, há uma relativização da situação, caracterizando a pessoa como ‘relativamente incapaz’ ou ‘incapaz’, tornando a teoria incompreensível e dificultando o entendimento. Se o objetivo do estatuto é emancipar o incapaz, eles [os legisladores] não conseguem. Sendo assim, trechos do estatuto ficou muito demagógico”, destaca.

Para o professor da FASB, Ricardo Menna Barreto, que articulou a vinda do palestrante, o evento foi uma grande oportunidade de aprendizado. “O evento não teria sido sucesso sem o interesse dos acadêmicos pela temática que vai repercurtir na formação acadêmica e atualização do novo código com um dos maiores especialistas brasileiros”.  Para a acadêmica do 10º semestre de Direito da FASB, Andréa Castro, “esta foi uma importante iniciativa do professor Ricardo Menna, que pensou naqueles que estão se preparando para o exame da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil]. Essa é também um importante incentivo de atualização para que possamos nos manter preparados para os desafios do mercado de trabalho”, destaca.

Para a maioria dos acadêmicos da instituição, a palestra reforçou o conteúdo para a prova do OAB. “Já passei na primeira fase da Ordem. Se eu tivesse participado desta palestra antes da prova, certamente teria sido mais fácil. Quem ainda vai fazer a prova este ano vai sair em vantagem em relação a muitos concorrentes que não vieram. A palestra ajudou muito entender o conteúdo”, ressaltou o acadêmico João Nunes Lucena. Já a acadêmica Patrícia Ferreira Machado destacou a novidade da temática e o currículo de César Fiuza, uma referência no tratamento do tema. “Ficou mais fácil de entender, porque ele lia, comentava e comparava com o antigo código”, reforçou.

Publicado em Notícias

 

 

 

Cerca de 30 colaboradoras da Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb) participaram na última sexta-feira (23) de uma palestra sobre planejamento familiar, que integrou as atividades desenvolvidas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da instituição. Com a temática voltada para o planejamento familiar, o médico ginecologista Perez Barreto falou sobre a importância do uso de métodos contraceptivos e anticoncepcionais que evitam ou reduzem as chances de gravidez.

Em sua exposição, o especialista acredita que, “os mitos ou impressões erradas sobre pílulas anticoncepcionais e preservativos, laqueadura, preservativos e Diu (dispositivo intrauterino) ainda pairam sobre a cabeça das mulheres”. Para ele, muitas estórias são inverídicas a exemplo do risco de mulheres engordarem ao utilizarem pílulas anticoncepcionais ou terem risco de ter uma trombose, dentre outras. “O corpo até reage sobre alguns medicamentos, mas essas reações são ajustadas. Mesmo diante de todas essas reações, a eficácia dos medicamentos são de mais de 90% (0,5 a 2% risco de falha)” destaca. 

Há três anos no setor de serviços gerais da FASB, Crisiane Queiroz Nascimento, afirma ser muito importante para as mulheres terem conhecimento sobre os métodos anticoncepcionais e contraceptivos. “São muitas as formas de se prevenir uma gravidez. É sempre muito bom aprender mais e adquirir conhecimento. Só tem filho quem quer. Essa história de filho surpresa é falta de informação”.

Para a professora de Ciências Contábeis da Fasb, Ginda Emerick, a palestra tirou muitas duvidas que podem ajudar, por exemplo, na conversa com sua filha adolescente. “Como não sou da área, é bom ouvir um médico esclarecer as dúvidas com tanta propriedade”, destaca. Organizadora do evento, a presidente da CIPA/FASB, Walkiria Nascimento, acredita que a palestra é uma forma de manter os colaboradores da FASB informados sobre questões relativas à saúde do trabalhador. “A CIPA tem o papel de trazer profissionais de diversas áreas para um bate papo. A resposta é sempre muito positiva”. 

 

Publicado em Notícias

   

 

 

 

 

 

 

 

    A 1ª Grande Gincana Executiva de Administração da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) entra em sua reta final. O resultado da gincana será divulgado na próxima segunda-feira (26) às 19h em uma atividade festiva no Ginásio de Esportes da FASB. Na noite da última segunda-feira (19), os acadêmicos dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Gestão Financeira se reuniram no Ginásio de Esportes da instituição para mais uma etapa da competição em comemoração ao mês do administrador. Os membros das oito equipes disputaram três provas: apresentação de grito de guerra, batalha do conhecimento com torta na cara e defesa e exibição do vídeo documentário.

    As equipes disputaram três provas: apresentação do grito de guerra, defesa e exibição do vídeo documentário e batalha do conhecimento com torta na cara. Com dois meses de organização, a competição vem sendo disputada por oito equipes dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Gestão Financeira: “ADM em Ação”, A Liga, Esquadrão Classe “A”, Fênix, Gestão ao Extremo, Lobo, Os intocáveis, Os Visionários. As equipes também vêm realizando ao longo da Gincana Universitária provas de cunho social e ambiental junto às instituições de ensino e filantrópicas de Barreiras.

    “É sangue, é raça, é força e união, nós somos de ADM e enfrentamos mais esta missão”, com o grito de guerra na ponta da língua, os componentes da equipe Visionários animavam a torcida na arquibancada. Maria Domingos, vice-líder da equipe, estava otimista com a vitória. “Nossa equipe veio para animar todo o grupo, administração está bem representada. Preparamos um vídeo documentário muito bem produzido, e estamos afiados para a batalha do conhecimento”, defende.

    Os componentes da equipe “A Liga” também estavam entusiasmados para a realização das quatro atividades da noite de segunda-feira (19). Com dez membros; os acadêmicos do 6º semestre de Administração da FASB estudaram bastante para a competição de perguntas e respostas. “Todos nós estudamos assuntos ligados ao curso de administração e atualidades. Nosso grupo não veio para tomar torta na cara não, tampouco perder a prova”, ressalta a acadêmica Rayane Mendes.

    De acordo com Joana Roberta Ramos, professora e coordenadora dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Gestão Financeira da FASB, a atividade é considerada sucesso e já está no calendário do ano que vem. “Os estudantes estão bastante envolvidos e empenhados com a gincana. O objetivo é estimular a confraternização e integração dos estudantes dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Gestão Financeira em comemoração ao mês do administrador”, explica.

Publicado em Notícias

 

 

 

Os acadêmicos de Administração da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) promoveram nesta segunda-feira (19) uma ação socioambiental para cerca de 100 estudantes do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Barreiras. Com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os acadêmicos promoveram uma palestra com conteúdos relacionados ao uso racional da água e aos impactos sofridos pelos rios Grande e Ondas. Também foram realizadas oficinas dirigidas para incentivar o consumo consciente e a separação de material reciclável para ser destinado para a coleta seletiva. 

Esta ação integrou uma das provas da equipe “A Liga”, que participa da Gincana Universitária desenvolvida pelos cursos de Administração, Gestão Comercial e Gestão Financeira da FASB, cujas provas vêm propondo levar ações de cunho social e ambiental para as instituições sociais e escolas de Barreiras. Para a coordenadora pedagógica do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Catiane Nascimento, esta ação reforça os conteúdos ministrados em sala de aula. “Os estudantes poderão a partir de agora sensibilizar outras pessoas com a preocupação com o meio ambiente também em suas casas”, afirma. Ao final da ação, foram plantadas quatro árvores no pátio do Colégio Sagrado e distribuído material educativo sobre temáticas ambientais. 

No último sábado (17), foi a vez da equipe Visionários, do 6º semestre de Administração que cumpriu a etapa social da Gincana Universitária, ao promover palestras e brincadeiras socioeducativas com as crianças e adolescentes do Lar de Emmanuel, em Barreiras. Os acadêmicos da FASB também doaram produtos de limpeza e materiais escolares. A seguir, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, eles apoiaram a limpeza com a retirada de lixo das margens do rio Grande, no Cais da cidade.

Publicado em Notícias
 
 
 
 
 
 
Os estudantes da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) aprovaram as novas instalações da área convivência. Prontas e disponibilizadas a partir desta segunda-feira (19) para a comunidade acadêmica, a estrutura oferece estrutura com cantinas e copiadoras com assentos, lavabos e tomadas para recarga dos telefones celulares. 
 
Ao aproveitarem o intervalo na nova área de convivência, as estudantes do 2º semestre de Enfermagem, Ilka Modesto, Gabriele Majolo Riffel, Natália Arantes e Raiza Novaes Queiroz, gostaram do novo espaço por causa da proximidade das entradas dos prédios com as salas de aulas. “O espaço de convivência ficou mais amplo e confortável. Fica mais rápido para lanchar durante o intervalo caso esteja com mais pressa”. 
 
Reunidos no intervalo das aulas, o grupo de estudantes do curso de Fisioterapia, Eloi Samuel Costa, Tadasy Araújo, Luan Deneson Vieira, Hugo Moisés e Antônio Carlos Sodré também aprovaram as novas instalações. “Ficou um espaço bem moderno e arejado e que surpreendentemente ficou pronto bem rápido”. Já o estudante de Agronomia, Gabriel Bittencourt, elogiou principalmente as tomadas instaladas e que ajudam a carregar os telefones celulares durante os intervalos.
 
Há dois anos com uma copiadora na FASB, Kátia Santana Sinpak, acredita que a proximidade dos prédios das aulas vão atrair mais alunos e professores para o espaço. “Tenho certeza que os estudantes vão gostar por causa do acesso mais rápido e central para tirar cópia e lanchar ao mesmo tempo”. Para o professor do curso de Fisioterapia, Diego de Sá, “o espaço é necessário e as novas instalações vão facilitar o acolhimento e o relacionamento entre estudantes, servidores e professores da instituição”.
Publicado em Notícias
Pagina 1 de 2