Biomedicina

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO:

        O Curso de Biomedicina da Faculdade São Francisco de Barreiras tem como finalidade a sólida formação científica e profissional do acadêmico, baseado-se principalmente na indissociabilidade  dos processos de ensino, pesquisa e extensão.

        A Biomedicina é a Ciência que estuda a Biologia Humana, todos os processos e mecanismos que regulam o funcionamento do organismo humano, suas alterações e formas de abordagem dos diferentes ramos das Ciências Biomédicas. O Bacharel deve ter ampla e sólida formação generalista, com conhecimento profundo do organismo humano como um todo, sua organização e funcionamento nos diversos níveis e as interações com os demais seres vivos e com os meios ambiente e social.  O curso objetiva fornecer ao discente uma formação ampla e completa sobre os diversos campos de atuação profissional do biomédico.

        O curso de graduação em Biomedicina na FASB busca formar profissionais Biomédicos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, genética e reprodução humana, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, hemoterapia e bancos de sangue,  imagenologia, acumpuntura e coleta de amostras biológicas, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

        O profissional Biomédico deverá  exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social. Estará capacitado a emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios,  conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos. Terá capacidade de  realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança. 

        O profissional terá a competência para realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas,  atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia. Será habilitado a realizar análises fisico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto. Atuará  na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia. Exercerá  atenção individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas, poderá  gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos.

 

DIFERENCIAL FASB:

        O curso de graduação em Biomedicina da FASB tem como perfil do formando egresso/profissional Biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

       O curso foi estruturado contemplando 10 modulos de ensino, sendo estes, dois modulos básicos, e oito modulos específicos de um semestre cada. Os modulos básicos objetivam fornecer ao aluno conhecimentos introdutórios às ciencias biomédicas, assim como dar ao aluno oportunidade de resgatar conhecimentos provenientes de estudos pregressos. Assim, nos modulos básicos são oferecidas as disciplinas Lingua Portuguesa, Antropologia Social, Metodologia Científica como base para o início o processo de pensamento academico;  Bioética,  Bioestatística, Biossegurança e Instrumentação de laboratório e Semiotécnica como bases para o pensamento científico em saúde; e as disciplinasBiologia Celular e laboratório, Anatomia e laboratório, Embriologia, Química Geral e Orgânica, Histologia e laboratório, Fisiologia e laboratório, Bioquimica e laboratório como introdutórias ao estudo da Biomedicina.

        Os modulos específicos foram estruturados com objetivo de garantir ao aluno o conteúdo completo ao currículo de um profissional biomédico, de maneira que ao chegar ao campo de estágio os alunos já apresentassem conhecimentos teóricos e práticos previos de cada disciplina. Assim, os três primeiros  modulos específicos contemplam disciplinas voltadas para o campo de patologia clínica e estão dispostas da seguinte forma: Patologia e laboratório, Imunologia Geral, Hematologia Geral, Fisico Química – Análises Fisicoquímicas, Microbiologia e laboratório, Genética e laboratório, Biofísica e laboratório, Bacteriologia e Laboratório, Parasitologia e laboratório, Micologia e Laboratório, Virologia e laboratório, Coleta de Material Biológico,  Imunologia Clinica, Bioquimica Clinica, Hematologia Clínica, Interpretação de Resultados Laboratoriais, Saúde Pública e Administração de Laboratórios.

        A partir do quarto modulo específico iniciam os estágios e a aplicação de conhecimentos específicos em outros campos da biomedicina, garantindo ao aluno um conhecimento amplo e generalista, não deixando de lado a especificidade de cada um dos campos de atuação do biomédico. Com este objetivo as disciplinas oferecidas são: Estagio em Análises Clínicas I, Principios de Biotecnologia, Patologia Médica/Anatomia Patológica, Hemoterapia, Farmacologia Biomédica, Estagio em Análises Clínicas II, Biologia Molecular, Epidemiologia aplicada à Biomedicina, Microbiologia de Alimentos, Toxicologia e Análises Toxicológicas, Estagio em Análises Clínicas III, Análises Ambientais,  Aspectos Laboratorias da Reprodução Humana, Gestão e Controle de Qualidade de Laboratórios, Citopatologia/Citologia Oncótica, Diagnóstico por Imagem,  Estagio em Análises Clínicas IV, TCC I, Introdução a Acumpuntura, Introdução a Bioinformática, Introdução a Criminalística, Estagio em Análises Clínicas V, TCC II, Atividades Complementares e LIBRAS – Língua Brasileira De Sinais.

 

O MERCADO:

O Biomédico pode atuar nas seguintes áreas:

Patologia Clínica (Análises Clínicas)
Biofísica
Parasitologia
Microbiologia
Imunologia
Hematologia
Bioquímica
Banco de Sangue
Virologia
Fisiologia
Fisiologia Geral
Fisiologia Humana
Saúde Pública
Radiologia
Imagenologia
Análises Bromatológicas
Microbiologia de Alimentos

Histologia Humana
Patologia
Citologia Oncótica
Análises Ambiental
Acupuntura
Genética
Embriologia
Reprodução Humana
Biologia Molecular
Farmacologia
Psicobiologia
Informática de Saúde
Anatomia Patológica
Toxicologia
Perfusão Extra Corpórea
Sanitarista

ATOS LEGAIS:

·         Portaria de autorização: Portaria MEC Nº210/2014 de 28 de março de 2014.

·         Data de início de funcionamento do curso: 1º semestre de 2015

·         Denominação: Bacharel em Biomedicina

·         Número de vagas ofertadas para o curso no vestibular: 50

·         Regime de matrícula: Semestral

·         Regime do Curso: Por disciplina

·         Turno(s) de funcionamento: DIURNO

MATRIZ CURRICULAR

DESTAQUES DO CURSO:

Laboratório Escola

        Pensando em suprir a carência regional de vagas de estágio, e compreendendo  a necessidade e o compromisso de fornecer ao aluno um ensino de qualidade, a FASB pretende iniciar o projeto ‘Laboratório Escola’, que está incluído no Projéto Pedagógico do Curso. O Laboratório Escola tem por objetivo, levar o conhecimento aos alunos nas diversas áreas que abrange o bacharelado em Biomedicina. Neste sentido, os alunos poderão aprender a ciência da Biomedicina e ter uma formação diversificada para atender não apenas as necessidades do País, como também as carências regionais proporcionando oportunidades num mercado de trabalho variado.

        As ações que serão programadas buscam a integração entre a Instituição e Comunidade, se transformando em um futuro Projeto de Extensão. Atendendo a comunidade que cerca a FASB, além da comunidade carente envolvida.

        Parte das atividades propostas deverá ser realizada na Unidade de Serviços da FASB, que foi ampliada e que contemplará um espaço para realização de atividades voltadas para o curso de Biomedicina. As demais atividades serão realizadas nos laboratórios da instituição que passam no momento por um processo de renovação e ampliação.

 

COORDENAÇÃO:

 

 

 

 

Nome: Dayanne da Rocha Menezes 

email: dayanne@fasb.edu.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/2254868735844701