Educação Física

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO:

    Atualmente, a formação superior em Educação Física está regulamentada em dois formatos, a saber: o professor (licenciado) e o bacharel. Ao professor compete planejar, ensinar, coordenar e avaliar a aprendizagem de atividades físicas, esportivas e recreativas em escolas/colégios e entidades educacionais. Ao bacharel compete planejar, ensinar, orientar, coordenar e avaliar a prática de atividades físicas, esportivas e recreativas em outras instituições e espaços não-formais.
Ambos devem promover as atividades físico-esportivas e recreativas interpretadas como manifestação da cultura corporal, contemplando a promoção e manutenção da saúde, a educação e reeducação motora, o esporte e o lazer.

 

DIFERENCIAL FASB:

    A graduação em Educação Física – Licenciatura Plena - oferecida pela FASB diferencia-se pela discussão permanente da Proposta Pedagógica e Projeto Pedagógico do curso, possibilitados por um corpo docente qualificado e compromissado em buscar incessantemente a verdadeira qualidade em educação superior. Destaca-se, ainda, a infra-estrutura de salas de aula, biblioteca, laboratórios de anatomia, biologia, avaliação física, sala de danças e ginástica e Ginásio de Esportes.
O curso está dividido em cinco eixos integradores que compõem as diferentes áreas de conhecimentos em Educação Física – Licenciatura Plena:

    - Formação Específica em Educação Física: fundamentação sócio-cultural, Biodinâmica, Atividades Físico-esportivas, Técnico-instrumentais das Atividades Físico-esportivas.

    - Fundamentos em Educação.

    - Conhecimentos Pedagógicos e sobre os educandos.

    - Formação Técnico-científica.

    - Estágios

 O MERCADO:

    O município de Barreiras é o pólo geopolítico e econômico de uma região que abrange 39 municípios, com população estimada de aproximadamente 800 mil habitantes. É neste contexto que a FASB e conseqüentemente o curso de Educação Física estão inseridos.

   Ademais, a cultura das atividades físicas, esportiva e recreativa apresenta-se como uma das manifestações sócio-culturais e econômicas de maior expressão no mundo contemporâneo, quer no meio educacional ou fora deste. Diante desse cenário, em que há uma evidente demanda reprimida no âmbito local/regional, é que os profissionais egressos da FASB poderão inserir-se no mercado de trabalho.

 

 

 

ATOS LEGAIS:

  • Portaria de autorização: Nº 784, CNE/SES, DE 25/10/2006, publicada no D.O.U. dia 30/10/2006.
  • Portaria de renovaçãoo de reconhecimento: PORTARIA  Nº 286, de 21/12/2012, publicada no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO no dia 27/12/2012.
  • Data de início de funcionamento do curso: 05 DE FEVEREIRO DE 2007.
  • Denominação: Licenciado em Educação Física
  • Número de vagas ofertadas para o curso no vestibular: 100 vagas/ano.
  • Regime de matrícula: Ingresso por vestibular (anual), transferência externa e interna (conforme editais específicos), portador de diploma de ensino superior (conforme disponibilidade de vagas).
  • Regime do Curso: Seriado semestral
  • Turno(s) de funcionamento:  Noturno

 

MATRIZ CURRICULAR

DESTAQUES DO CURSO:

    Participação em atividades de pesquisa e iniciação científica: congresso de Iniciação Científica – CIC;

    Participação em atividades de extensão universitária: Universidade Aberta da Melhor idade, Festival de Basquetebol, Festival de danças, Festival de ginástica e eventos esportivos e de lazer. Tais atividades enriquecem o currículo do acadêmico, fortalecendo sua formação e, por conseqüência, inserindo-o no mercado de trabalho com as qualificações que o mesmo exige. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COORDENAÇÃO: