Fisioterapia

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO:

         O Curso de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Barreiras, tem como finalidade a sólida formação científica e profissional do acadêmico, a promoção do desenvolvimento da capacidade crítica e criativa, a aquisição da compreensão das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, além da capacidade de adaptação e transformação do meio no qual estão inseridos. Nesses termos, a formação do Fisioterapeuta é pensada não apenas em termos técnicos, operacionais ou cognitivos, mas também críticos e éticos, permeada pelo compromisso social e político. Visa, uma formação pautada na tríade ensino, pesquisa e extensão, entendendo ser esta de fundamental importância para a formação integral do ser humano.

As disciplinas do curso envolvem conteúdos teóricos e práticos e são ministradas em período integral. Durante o decorrer do curso o acadêmico desenvolve conhecimentos sobre anatomia e fisiologia humana, aprende a utilizar uma grande variedade de técnicas de tratamento, entre elas: as técnicas que usam agentes naturais, como a água, a energia e o calor (hidroterapia e eletrotermoterapia), técnicas que utilizam o movimento humano (cinesioterapia) ou as técnicas que usam recursos mecânicos, como aparelhos e pesos (mecanoterapia). Estas técnicas são as bases dos conhecimentos do Fisioterapeuta para utilização no tratamento dos seus pacientes. Nosso acadêmico terá capacitação, no âmbito de sua formação, para avaliar e tratar lesões, diminuir as incapacidades decorrentes de doenças e, sobretudo, restaurar e conservar a integridade física do paciente; poderá ainda ajudar a restabelecer deficiências musculares, recuperar pessoas que apresentem dificuldades motoras associadas ou não a problemas mentais, bem como atuar na prevenção das mais diversas doenças; estará apto aprestar serviço nas mais diversas áreas de atuação da Fisioterapia.

 

 

DIFERENCIAL FASB:

 

O diferencial do curso de Fisioterapia da FASB concentra-se na sua estrutura física com laboratórios amplamente equipados, a presença de uma Clínica de Fisioterapia própria com convênio com o Sistema Único de Saúde – SUS. Além disso, o curso possui professores altamente titulados e reconhecidos nacionalmente.

O curso de Fisioterapia da FASB tem como objetivo formar o profissional da área de saúde capacitado para desempenhar suas funções junto à comunidade, observando os princípios éticos que regem a vida humana e a atividade profissional e cultivando os sentimentos de solidariedade que lhe possibilitem a compreensão do sofrimento humano e a disposição para minorá-lo, a dedicação aos pacientes sem distinção, o interesse pela pesquisa, pela atualização, aperfeiçoamento e especialização das técnicas e conhecimentos de sua área de atuação, visando um melhor atendimento; e finalmente, a preocupação pelas causas sociais da comunidade na busca de melhor qualidade de vida, assistência à saúde, de crescimento e desenvolvimento econômico social. Além disso, o curso tem como objetivos específicos:

·         Formar um profissional preparado para exercer sua profissão em todas as áreas de atuação: equipe multiprofissional, instituições públicas e privadas, autônomas, cargos administrativos, ensino e pesquisa;

·         ·Desenvolver, na formação profissional, a visão de saúde global preventiva, curativa e reabilitadora, tornando o profissional sensibilizado e comprometido com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o; contemplar na sua formação, aspectos críticos que o torne um o profissional participativo e transformador dentro de sua categoria;

·         Formar profissionais com informações em todos os níveis, para que a realidade seja percebida e transformada continuamente, contribuindo para gerar novos conhecimentos pela investigação aplicada à pesquisa científica;

·         Contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias políticas, sociais, econômicas, ecológicas e biológicas;

·         Desenvolver a prática do ensino, pesquisa e extensão, bem como da educação continuada, subsidiando as transformações necessárias da realidade com visão global.

·         Formar um profissional na sua totalidade, ético e técnico, tendo consciência do seu papel social enquanto agente contribuidor para a manutenção da saúde e bem estar social.

 

O MERCADO:

Após obter o grau de Bacharel em Fisioterapia o profissional possui uma grande variedade de técnicas, assim, pode atuar no campo da saúde nas seguintes áreas:

Área Clínica: Centros de reabilitação, consultórios, ambulatórios, clínicas, hospitais, academias, escolas, clubes entre outros.

Área Administrativa: Empresas públicas ou privadas, órgãos/instituições que envolvam assistência fisioterápica.

Pesquisa: Projetos nas subáreas específicas da fisioterapia aplicados à cardiologia, à pneumologia, à traumato-ortopedia, à neurologia, à reumatologia, à cirurgia, à pediatria, entre outras.

Educacionais: Centros de educação superior, universidades, e faculdades.

 

ATOS LEGAIS:

·         Portaria de autorização: portaria do MEC n °341 de 23 de janeiro de 2004

Última Renovação de reconhecimento: pela nota do ENADE, Portaria Nº 821 de 30 de dezembro de 2014.

Data de início de funcionamento do curso: fevereiro de 2004

Denominação: Bacharel em Fisioterapia

Número de vagas ofertadas para o curso no vestibular: 80 vagas

Regime de matrícula: Semestral

Regime do Curso: Por disciplina

Turno(s) de funcionamento: Diurno.

 

MATRIZ CURRICULAR

 

DESTAQUES DO CURSO: 

 

 

 

A Clínica de Fisioterapia da FASB, localizada na unidade de Serviços da Instituição, atende em média 40 pacientes por dia, nas especialidades de reabilitação neurológica, pediátrica reumatológica e ortopédica. Todos os procedimentos são orientados por professores especializados na área de atuação. Somente no ano de 2016, foram atendidos mais de 5000 mil de pacientes.

 

 

 

 

No ano de 2016 durante o Congresso de Iniciação Científica - CIC foram aprovados mais de 50 trabalhos dos acadêmicos do curso de Fisioterapia, com orientação dos professores do curso.

Anualmente na comemoração ao dia do Fisioterapeuta (13 de outubro) é realizado evento para a comunidade ou um evento interno para os alunos como o Simpósio de Fisioterapia, neste ano (2016) o tema foi  INTERDISCIPLINARIDADE: REALIDADE OU MITO.

 

 

 

O curso ainda tem participação efetiva no dia do Ensino Responsável – atuação com dicas de Ergonomia, cuidados posturais e dicas de saúde para coluna.

Atua junto a comunidade local regional com palestras em escolas para cuidados com a postura. Prevenção de lesões.

Desde o ano de 2009 o curso de Fisioterapia da FASB é citado como um curso recomendado de pelo Guia do Estudante da Editora Abril.

 - Possui convênio com a APAE de Barreiras, Abrigo dos idosos e Hospital do Oeste (HO).

 

 

 

COORDENAÇÃO:

 

Nome: Luciane Cristina Joia

Telefone: (77) 3613-8848

Fale com a coordenação: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/4526260560917168