Itens filtrados por data: Novembro 2016

 

Hoje, quarta-feira (30), é o último do Vestibular 2017 da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). É também a oportunidade para que os acadêmicos, funcionários e egressos (ex-acadêmicos) da instituição concorram a prêmios como moto e Ipad ao indicarem vestibulandos que efetivarem suas matrículas. Participam da promoção somente aqueles que indicarem um novo acadêmico que se matricular até o dia do sorteio, no dia 20 de fevereiro de 2017. O regulamento da promoção “Aluno indica Aluno” está disponível no link: http://www.fasb.edu.br/institucional/editais-e-resolucoes/promocao-aluno-indica-aluno/584-regulamento-aluno-indica-aluno-2017/file.html

Estão sendo disponibilizadas cerca de mil vagas para os cursos de nível superior da Instituição: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia. Os cursos superior tecnológicos de Gestão de Tecnologia da Informação (GTI), Gestão Comercial e Produção Audiovisual tem duração de 2 anos e as mensalidades custam a partir de R$ 420,00. As provas serão aplicadas no próximo sábado, 3 de dezembro. As inscrições podem ser realizadas online pelo site www.fasb.edu.br/vestibular.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

Com direito à presença do Papai Noel, cerca de cem crianças da Creche Nossa Senhora das Graças, na Vila dos Funcionários, em Barreiras anteciparam nesta terça-feira (29) a celebração de final de ano com o recebimento de brinquedos e festa organizada pelos professores e acadêmicos da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB).  Cerca de 130 brinquedos foram doados em troca de inscrições dos eventos de extensão promovidos pela instituição durante o segundo semestre letivo, a exemplo da Semana Acadêmica de Educação Física, promovida no mês de outubro.

A diretora da creche, Maria Leoneide, relata que as crianças ficaram muito felizes com os brinquedos e a festa promovida pela FASB. “Esta comemoração marca as atividades de encerramento da instituição e a parceria da FASB, que já realiza as orientações de estágios curriculares na creche. Devido às dificuldades de infraestrutura vivenciada atualmente, este também foi o momento de união de toda a nossa equipe para se manter unida para trabalhar em conjunto em prol destas crianças”, afirma.

Além da entrega dos brinquedos pelo Papai Noel, as crianças da creche também ouviram estórias infantis por meio da personagem “Emília”, da série infantil “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, do Monteiro Lobato. Para a coordenadora de pesquisa e extensão da FASB, Emília Pignata, as atividades de pesquisa e extensão levam também este caráter social para as atividades desenvolvidas para a comunidade. “Ainda durante as atividades da semana acadêmica de Educação Física, por exemplo, houve a doação de sangue que mobilizou nossos acadêmicos para ajudar a repor o estoque de bolsas de sangue no Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia), do Hospital do Oeste, em Barreiras”, ressalta.

 

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

Nesta quarta-feira (30) encerra o prazo para a inscrição do Vestibular 2017 da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Estão sendo disponibilizadas cerca de mil vagas nos 12 cursos de nível superior da Instituição: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão de Tecnologia da Informação (GTI), Gestão Comercial, Produção Audiovisual e Psicologia. As provas serão aplicadas no próximo sábado, 3 de dezembro. As inscrições podem ser realizadas online pelo site www.fasb.edu.br/vestibular.

Os ingressantes aos cursos de nível superior da instituição podem contar com bolsas de incentivo como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni). A instituição oferece as vagas para os cursos superior tecnológicos de Gestão de Tecnologia da Informação (GTI), Gestão Comercial e Produção Audiovisual, com duração de 2 anos, cujas mensalidades custam a partir de R$ 420,00.

Com 17 anos de atuação, a FASB vem confirmando o seu posto de maior instituição de ensino superior privado do oeste da Bahia. Com treze cursos de nível superior em funcionamento - Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão da Tecnologia da Informação, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Produção Audiovisual e Psicologia – a instituição é reconhecida pela qualidade de ensino, excelente infraestrutura e pela política pedagógica voltada para a “sustentabilidade coletiva”, visando o crescimento econômico e social de toda a região. 

Seus cursos são anualmente listados na publicação Guia do Estudante, da Editora Abril, e já atingiu a marca de 4 mil graduados. Até o momento, em 2016, foram novos 165 profissionais formados. Destaque para os bacharéis em Direito da instituição, que comemoraram o percentual de 61,74% de aprovação do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) diante dos resultados divulgados no início do ano.  A instituição também conta com infraestrutura com salas climatizadas, modernos laboratórios e salas multimídia, além da maior biblioteca do oeste da Bahia.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

A Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) encerrou no último sábado (19) as atividades do curso de Dança de Salão promovido pela Universidade Aberta da Melhor Idade (UAMI). Durante a cerimônia, 13 concluintes prepararam uma coreografia de dança especial para a confraternização de encerramento do curso junto a amigos e familiares. Durante quatro meses, às quintas-feiras, no clube ABCD, eles aprenderam ritmos variados como samba, forró, bolero e salsa.

A coordenadora de extensão da FASB, Emília Pignata, responsável pelo projeto, avalia que foi um sucesso e muito gratificante a participação dos idosos nos cursos da UAMI. “Tivemos uma reformulação, que além das aulas de dança, trouxemos a capacitação em novas tecnologias, que entram juntamente com toda a gama dos projetos de extensão e serviços para toda a comunidade desenvolvidos pelos profissionais e acadêmicos dentro dos cursos de graduação da FASB”, explica.

Ainda este mês, também foi realizada a cerimônia de encerramento do curso de Novas Tecnologias, quando os idosos puderam se familiarizar com a utilização da internet e email, ferramentas de busca como o Google, uso do smartphone e de aplicativos como Facebook, Instagram e Whatsapp.

Sobre a UAMI/FASB - Desde 2001 a UAMI/FASB oferece cursos especiais às pessoas a partir dos 50 anos de idade como forma de promover a atualização de conhecimentos e a socialização entre as pessoas da terceira idade. Pautada na proposta pedagógica da FASB, sobretudo no fundamento da parcial gratuidade da pessoa, a Universidade Aberta promove ainda o envolvimento entre os inscritos, docentes e acadêmicos da instituição. Os matriculados não pagam nenhum valor para participar do projeto, do começo ao fim.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

Vamos formar médicos de qualidade, como já é tradição da FASB em outros cursos”, destacou Tadeu Sérgio Bergamo, diretor presidente do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras (IAESB). A frase evidencia o sucesso na realização do primeiro vestibular de Medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), que contou com 520 inscritos que vieram de 11 estados para disputar 80 vagas do processo seletivo, finalizado nesta segunda-feira (28). O resultado será divulgado no dia 8 de dezembro.

Nesta segunda-feira (28), os inscritos no processo seletivo retornaram para o segundo dia de provas e responderam as questões de Biologia, Física, Química, História e Geografia. No primeiro dia, eles foram testados no domínio da Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol), Matemática e Redação. Tadeu Bergamo destacou o alcance do Vestibular de Medicina, que contou com a participação de estudantes de 80 cidades da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins, e até mesmo, de estados mais distantes como Rio Grande do Sul e São Paulo. “Com isso, o curso passa a ter uma diversidade, que neste primeiro momento, é importante para toda a região”, afirma o diretor-presidente da FASB.

De Porangatu, interior de Goiás, a estudante Jordane Mendes enfrentou uma viagem de cerca de 800 km para realizar o sonho em se tornar médica.  “Fiz pesquisas em sites especializados de vestibulares de Medicina e encontrei a FASB. Acredito que me sai bem nas provas”. Já Alvaro Franco, 26 anos, natural de São Luís do Maranhão, veio de Irecê, região norte da Bahia, onde mora atualmente. O estudante diz que conheceu a FASB através de uma colega de trabalho que já estudou na instituição. “Essa colega me passou boas referências da FASB”, ressalta ele, esperançoso em conquistar uma das vagas para ingressar no curso de Medicina.

Para Marcos Fenato, que coordenou o processo seletivo do curso de Medicina da FASB, a aplicação dos dois dias de provas foi tranqüila. “Tudo transcorreu sem nenhuma ocorrência, dentro daquilo que esperávamos, e que as nossas equipes conseguiram resolvemos prontamente. Toda equipe da FASB e da empresa organizadora contratada para organizar o vestibular estão de parabéns pelo sucesso do Vestibular de Medicina”, analisa. Depois de 11 anos de trâmite, o curso de Medicina da FASB foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 17 de agosto deste ano com a publicação da portaria 384 no Diário Oficial da União.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

Em um clima de ansiedade e otimismo, os vestibulandos de várias regiões da Bahia e de outros estados participaram na manhã deste domingo (27) do primeiro dia do Vestibular de Medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Os inscritos ao processo seletivo responderam 70 questões de múltipla escolha e foram testados no domínio da Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol), Matemática e Redação. Nesta segunda-feira (28), eles retornam para o segundo dia de provas para responder as questões de Biologia, Física, Química, História e Geografia. 

Confiante na aprovação para uma das 80 vagas no curso de Medicina da FASB, Evelyn Prates, veio de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia para prestar o vestibular. “Estou bastante otimista. Sempre sonhei em cursar Medicina e me tornar médica. A minha decisão para escolher esta carreira foi por vocação pessoal e por gostar da área da saúde”. Às 7h20 da manhã, Maiane Pereira Lima, 19, natural de Irecê (BA), aguardava a abertura dos portões para ingressar ao local de provas. “É a minha primeira vez em Barreiras. Estou confiante e preparada. É aqui que eu quero estudar por causa da boa referência da instituição”, afirma Maiane, que vem se preparando há dois anos para ingressar no curso de Medicina.   

Tão entusiasmado quanto os estudantes são os pais que vão esperar os filhos até o término da prova. Nauro Rufo da Silva, por exemplo, viajou 230 quilômetros para trazer a filha Mirela Costa Gomes, 19, que sonha em ser médica, e vem se preparando há dois anos em cursinhos de Teresina (PI). “Estamos em uma maratona, vindo de outros processos seletivos como Goiás, Paraíba e agora Bahia. Queremos que ela estude em Barreiras por ser mais próximo da nossa cidade, Corrente (PI)”, afirma.

Da região central do País, Deura Barreira viajou com a filha, Raquel Laurindo, 19, e diz que passou tranquilidade para a filha. “A mãe sempre acredita e reza para que tudo dê certo. Acredito na Raquel, que está muito tranquila para ser aprovada no curso de Medicina da FASB. Ela tem familiares que já são da área médica e isso ajudou a filha a escolher a carreira”, afirma. Depois de 11 anos de trâmite, o curso de Medicina da FASB foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 17 de agosto deste ano com a publicação da portaria 384 no Diário Oficial da União.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Os inscritos para o Vestibular de Medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) vivem os últimos momentos antes de terem os seus conhecimentos testados neste domingo (27) e segunda-feira (28), às 8h (horário local). A prova será realizada na sede da FASB, localizada na Av. São Desidério, 2440, bairro Ribeirão. Os candidatos vão concorrer a 80 vagas do curso de Medicina com ingresso no próximo semestre letivo. Todas as regras do processo seletivo estão no manual do candidato em: http://www.fasb.edu.br/institucional/editais-e-resolucoes/vestibular/601-manual-do-candidato-medicina/file.html

    Com todos os preparativos prontos para receber os vestibulandos, o coordenador do processo seletivo do curso de Medicina da FASB, Marcos Fenato, reforça sobre a importância de chegar no local de provas com uma hora de antecedência para evitar quaisquer transtornos. “Os portões serão fechados impreterivelmente às 8h da manhã, no horário local, e a partir das 7h30 os candidatos poderão entrar no local da prova”, afirma.

    Os vestibulandos devem levar documento oficial com foto e caneta esferográfica transparente preta. “Aqueles que possuírem cabelos longos, deverão mantê-los presos e evitar levar qualquer tipo de equipamento eletrônico, que não poderão estar ligados na hora da prova”, recomenda. É aconselhável que os candidatos verifiquem antecipadamente o local e a sala em que realizarão a prova ao consultar os sites da FASB (www.fasb.edu.br) e/ou da Strix Educação (www.strixeducacao.com.br. Ao final dos dois de prova serão realizadas 70 perguntas de múltipla escolha. No primeiro dia, serão testados os conhecimentos de Português, Língua estrangeira (inglês/espanhol), Matemática e Redação, e no segundo dia, Biologia, Física, Química, História e Geografia.

    Depois de 11 anos de trâmite, o curso de Medicina foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 17 de agosto com a publicação da portaria 384 no Diário Oficial da União. O diretor acadêmico da FASB, Roberto Marden Lucena, garante que a instituição está preparada para receber os ingressantes do novo curso. “A grade de disciplinas já está aprovada e os docentes contratados. Os laboratórios foram equipados diante dos pré-requisitos para a aprovação do curso pelo MEC”, explica.

Dicas aos vestibulandos de Medicina/FASB:

    A prova do Vestibular de Medicina da FASB será nos dias 27 e 28 de novembro, com fechamento dos portões às 8h em ponto (horário local), procure chegar com uma hora de antecedência!

Não se esqueça de trazer:

·         Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;

·         Documento oficial com foto;

·         O (A) candidato(a) que possuir cabelo longo deverá estar com o mesmo preso, deixando as orelhas à vista;

·        Se possível evite trazer equipamentos eletrônicos como celulares, tablets, etc, pois caso tragam, deverão ser desligados, preferencialmente ter suas baterias retiradas e, ainda assim, não poderão ser portados ou utilizados pelo candidato durante a realização das provas, seja quando estiver indo ao sanitário ou enquanto permanecer no prédio de realização das provas, devendo permanecer junto aos demais pertences sob a sua cadeira devidamente embalados, sob pena de eliminação do Processo Seletivo;

·         A prova será realizada na sede da FASB, saída para São Desiderio no endereço: Av. São Desiderio, 2440, Bairro Ribeirão.

 

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

Os acadêmicos do 4º semestre de Direito da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) realizam na última segunda-feira (21) a 3ª edição do projeto “Barreiras sob enfoque criminológico”. A exposição, promovida pela manhã e noite, no hall do prédio I da instituição, reuniu cerca de 26 trabalhos científicos que retratam aspectos da realidade do crime em Barreiras, a exemplo de temas como embriaguez ao volante,  ataques às agências bancárias e prática de crimes contra a honra nas redes sociais.

O acadêmico Anderson Carneiro escolheu juntamente com seus colegas a temática ambiental com o título “Fiscalização dos órgãos ambientais em atividades impactantes ao meio ambiente e aos recursos hídricos”. Para ele, é importante debater com a população as ferramentas de fiscalização e preservação. “Entrevistamos os órgãos que são responsáveis pela fiscalização dos crimes ambientais, INEMA e SEMMA. Nossa cidade cresceu ao redor do rio, mas o rio ficou de lado. Com esse trabalho percebemos que existe pouca punição aos crimes ambientais”, destaca.

Também foram expostos trabalhos sobre a liberdade de imprensa e o dever de respeito aos mortos, análise da redução da idade penal, atuação policial no bairro Vila Brasil e plágios em trabalhos acadêmicos. Baseada na produção de artigos científicos da disciplina de Criminologia, o professor orientador da exposição, Aderlan Messias, explica que o trabalho teve o objetivo de apresentar para aos acadêmicos e à sociedade a questão do fenômeno criminal.

Demandas da própria sociedade, como tempo de espera em banco e o descumprimento da lei dos 15 minutos, violência intrafamiliar contra idosos e implantação da Unidade Prisional em Barreiras também entraram na lista de temas da exposição. “O fim pode justificar os meios, sendo assim, todo processo socioeconômico e educacional pode levar ao crime. Nesta disciplina estudamos a zona de vulnerabilidade, a falta de emprego, educação de péssima qualidade e a falta de lazer que pressupõem um risco para o ingresso de pessoas ao mundo do crime”, explica Messias.

Vestibular – Interessados no curso de Direito podem se inscrever agora ao processo seletivo da FASB. As vagas estão abertas também para os cursos de Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão Comercial, Gestão da Tecnologia da Informação, Produção Audiovisual e Psicologia. Informações e inscrições para o vestibular da FASB, os interessados devem acessar: http://fasb.edu.br/vestibular/geral.html.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O diretor acadêmico da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), Roberto Marden Lucena, juntamente com o pesquisador educacional, Pedro Bergamo, contribuíram como autores do livro eletrônico “Um Convite à Utopia”, organizado pelo professor Cidoval Morais de Sousa, lançado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB). Eles são os autores do capítulo “A utopia em questão: desalheamento educacional à objetividade”, desenvolvido em conjunto com o professor da UEPB, Antonio Roberto Faustino da Costa. A obra, lançada na Bienal do Livro de São Paulo, realizada no final de agosto, pode ser acessada por meio do link: http://www.uepb.edu.br/ebooks/

Além do capítulo redigido pelos professores da FASB, o livro eletrônico reúne textos de outros 18 autores que aceitaram o desafio de despertar o leitor do sono profundo em que se encontra o espírito utópico. A coletânea “Um Convite à Utopia” insere-se no contexto das comemorações dos 500 anos do lançamento do livro A Utopia (1516), de Thomas Morus. Trata-se de projeto editorial de natureza pública e coletiva, capitaneado pela EDUEPB, com apoio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU).

Segundo Marden Lucena, o capítulo “A utopia em questão: desalheamento educacional à objetividade” reflete a coerência teórico-metodológica das categorias que subsidiam as ações pedagógicas desenvolvidas pela FASB há mais de dez anos. Tais ações também se constituíram como objeto de um convênio de cooperação científica com a UEPB que foi assinado esta semana pelo Reitor Rangel Junior e o diretor presidente Tadeu Bergamo (IAESB/FASB), cuja publicação em Diário Oficial do Estado da Paraíba ocorrerá nos próximos dias. “Com olançamento na Bienal do Livro, a publicação ganhou visibilidade e amealhou boas repercussões, a exemplo de constar como parte da bibliografia da recente seleção do Mestrado Profissional em Formação de Professores da própria UEPB, bem como servir de texto-base junto ao Grupo de Pesquisa-Ação ‘Formação de Professores e Práxis Educativo-Coletiva’, este já certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico], tendo a FASB e seus pesquisadores como parceiros”, explica.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os acadêmicos do 6º semestre do curso de Educação Física da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) promoveram no último sábado (19) o 8º Festival Esportivo da FASB. O Festival é uma atividade avaliativa para comemorar o encerramento do estágio acadêmico, realizado este ano nos Colégios Municipais Sagrado Coração de Jesus, no bairro Renato Gonçalves, e Octavio Mangabeira Filho, no Rio Grande, em Barreiras. 

O evento contou pela manhã com um torneio de futsal masculino e à tarde com o basquete feminino. “Mais que uma avaliação, o Festival é uma maneira de agradecer os colégios e os alunos que nos receberam com tanto carinho. Por isso temos tanto prazer em preparar esse evento”, conta o acadêmico, Brunno Miranda. 

Coordenador e professor do curso de Educação Física, Milton Silva, expressa o orgulho do trabalho e do entusiasmo dos acadêmicos do estágio até este momento do Festival. “Essa atividade foi produzida por eles, desde o lanche para os alunos até a premiação. Premiação essa que para nós o maior valor é competir, tanto é que todos os alunos que participaram do festival ganharam medalhas”, ressalta ele, cujo evento também contou com a participação do segundo semestre de educação física, e com a apoio na supervisão do professor Frederico Euller. 

Publicado em Notícias
Pagina 1 de 3