Administração
  •     O Administrador é o gestor da organização apto a assumir funções gerenciais na área pública, privada e do terceiro setor, dispondo de competências para atuar tanto no âmbito operacional da organização, a exemplo do setor financeiro, mercadológico e de recursos humanos, aplicando as ferramentas adequadas a cada uma, bem como, pode atuar em cargos intermediários, isto é, de assessoramento e supervisão especializada, ou seja, na gerência de departamentos ou setores específicos, como também, pode atuar no nível de chefia ou direção da empresa. Trata-se, portanto, de um agente de transformação, com um perfil versátil, determinante para o crescimento das organizações e a transformação dos mercados.

    DIFERENCIAL FASB:

        O Curso de Administração da FASB tem como propósito o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas à valorização do potencial humano, de modo a neutralizar os efeitos de um crescimento econômico desordenado e excludente. Sua missão é contribuir para a produção de informações de qualidade inequívoca à tomada de decisões dentro e fora das organizações, bem como promover o desenvolvimento nos estudantes de habilidades, competências e valores calcados no compromisso ético-político com o desenvolvimento de uma sociedade sócio-cultural e economicamente sustentável.

        Deste modo, o curso responde, antes de tudo, a busca da excelência humana, isto é, pessoas éticas, solidárias, comprometidas e socialmente responsáveis, objetivando a contínua melhoria da qualidade de vida das populações excluídas, oferecendo à sociedade um profissional cidadão com sólida formação humanista.

         Para isso, a FASB possui professores com titulação adequada e experiência nas áreas onde atuam, sendo que 50% dos professores são mestres. Além disso, são oferecidas várias oficinas e atividades relacionadas ao curso, que acontecem como atividades de extensão, sendo todas elas gratuitas para os alunos. É importante enfatizar a Proposta Pedagógica do Curso que é baseada no Paradigma da Sustentabilidade Coletiva, que na prática, no curso de Administração, é aplicada através da avaliação por produção e pelo Planejamento Estratégico Pessoal.

     

    Principais Projetos do Curso:

    • Exposição de Trabalhos Científicos das Ciências Sociais Aplicadas
    • Feira de Inovação e Criatividade
    • Projeto Arraiá Empreendedô
    • Gincana Executiva Universitária da FASB
    • Realização de Visitas Técnicas
    • Circuito de Palestras
    • Mostra de Cursos
    • Congresso de Iniciação Científica
    • Adm na Comunidade
  •     Segundo o Conselho Federal de Administração (CFA, 2017) o mercado de trabalho para os Administradores contempla as seguintes grandes áreas de atuação, que se desdobram em outras mais específicas, nos setores Agrícola, Industrial e de Serviços:

        O desenvolvimento econômico do Oeste da Bahia possibilitado potencialmente pelo setor agrícola que, por extensão, promove a intensificação das atividades comerciais, faz destas duas, agronegócio e comércio, as principais áreas de atuação do Administrador na região.

  • Prof.  Joana Roberta Neiva de Souza Ramos