Agronomia
  •     O Curso de Agronomia da FASB ocorre com o processo de ensino-aprendizagem por meio de aulas teórico-práticas, em busca de se trabalhar a realidade local e regional, desenvolvendo as habilidades e competências no aluno, formando um profissional completo, capacitado para as exigências do mercado de trabalho. O curso conta com laboratórios de microscopia, de informática, física, química, de alimentos, de sementes e área experimental. E ainda dispõe de salas com projetores de slides para o desenvolvimento de aulas teóricas. Com o intuito de formar um engenheiro agrônomo voltado para questões ambientais, objetivando a sustentabilidade coletiva, inclusive com responsabilidade social, atualizado em conhecimentos e tecnologias, bem como técnicas de construção desse conhecimento científico.

    DIFERENCIAL FASB:

        O curso de Agronomia da FASB possui disciplinas com ênfase dada ao manejo e conservação dos solos da região, assim como, ao manejo e conservação das nossas bacias hidrográficas (a maior bacia fluvial do Estado), produção agrícola e pecuária (pequenas e grandes criações), fruticultura, silvicultura, agricultura familiar, agricultura sustentável, melhoramento genético, entomologia, fitopatologia, tecnologia de sementes, geoprocessamento, empreendedorismo, associativismo, projetos, dentre outras áreas do campo das ciências agrárias. Tornar acessível o conhecimento produzido em relação ao cuidado com o ambiente e a saúde alimentar da sociedade, com uma produção limpa e sustentável.

        Possibilitar o desenvolvimento de práticas agrícolas que podem influir positivamente sobre sociedade, feito pela dimensão multiplicadora da atuação do engenheiro agrônomo de forma crítico-reflexiva, política, capaz de compreender os contextos históricos e culturais, de dar respostas às demandas da sociedade e de ser um agente de produção agrícola com compromisso socioambiental, mas também com competências éticas específicas próprias do campo e do seu papel profissional.

  •     Atualmente os profissionais da agronomia são destacados como a “GERAÇÃO AGRO”, pois eles são resultados do sucesso do agronegócio no Brasil. O agronegócio brasileiro está profissionalizado, informatizado, internacionalizado e bastante competitivo, exigindo uma elevada capacitação profissional. O Engenheiro Agrônomo poderá atuar em diversas áreas, tais como:

     

    Fisiologia Vegetal

    Solos e Água

    Irrigação e Drenagem

    Práticas Conservacionistas

    Nutrição de Plantas

    Biologia / Microbiologia / Genética

    Melhoramento; Fungos; Micorrizas; Bactérias; Nematóides

     

    Fitossanidade

    o Fitopatologia

    o Entomologia

     

    Fitotecnia (Sistemas de Produção e Manejo - Graníferas, Fruticultura, Olericultura, Plantas medicinais e estimulantes)

    o Culturas Perenes

    o Culturas Anuais

     

    Ciências Sociais

    o Políticas Agrícolas e Mercados; Desenvolvimento Rural; Economia e Administração Rural; Organização Associativa; Agricultura Familiar.

     

    Sistemas Agroflorestais

    o Integração Lavoura x Pecuária.

    o Silvicultura (Recursos Florestais)

    o Agricultura Orgânica

     

    Engenharia Rural

    o Construções Rurais

    o Mecanização Agrícolas

    o Tecnologia de Produtos Agropecuários

     

    Pós - Colheita

    o Processamento e Conservação

     

    Zootecnia

    o Aves, Suínos, Caprinos, Ovinos, Bovinos, Sanidade, Manejo e Nutrição

  • Prof.  Jorge da Silva Júnior

    • Doutorado em Produção Vegetal (em andamento) - UFU
    • Mestrado em Fitotecnia (2006) - UFLA
    • Esp. Em MIP e Receituario Agronomico (2010) - UFLA
    • Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6987409124079312