Educação Física
  •     Atualmente, a formação superior em Educação Física está regulamentada em dois formatos, a saber: o professor (licenciado) e o bacharel. Ao professor compete planejar, ensinar, coordenar e avaliar a aprendizagem de atividades físicas, esportivas e recreativas em escolas/colégios e entidades educacionais. Ao bacharel compete planejar, ensinar, orientar, coordenar e avaliar a prática de atividades físicas, esportivas, recreativas, de lazer e de condicionamento físico em instituições (academias, condomínios, clubes) e espaços não-formais (praças, parques, consultorias, etc.).

    Ambos devem promover as atividades físico-esportivas a partir das manifestações da cultura corporal, contemplando a promoção e manutenção da saúde, a educação e reeducação motora, o lazer e o rendimento, de acordo com a especificidade da clientela e dos espaços de atuação.

     

    DIFERENCIAL FASB:

        A FASB oferece a formação em BACHARELADO E LICENCIATURA, na modalidade PRESENCIAL. Nosso diferencial está evidenciado pela INFRA-ESTRUTURA de salas de aula, biblioteca (física e virtual), laboratórios de anatomia, biologia, avaliação física, sala de danças e ginástica e Ginásio de Esportes, possibilitando que o processo de formação acadêmica ocorra tanto no campo teórico quanto na prática, condição esta indispensável  para a educação física. Além disso, destaca-se a Proposta Pedagógica da FASB que sustenta o Projeto Pedagógico do Curso, articulados por um corpo docente qualificado e compromissado em buscar incessantemente a verdadeira qualidade em educação superior.

  •     O município de Barreiras é o polo geopolítico e econômico de uma região que abrange 39 municípios, com população estimada de aproximadamente 800 mil habitantes. É neste contexto que a FASB e consequentemente o curso de Educação Física estão inseridos.
    Ademais, a crescente preocupação com a saúde e estética tem impulsionado sobremaneira o mercado das atividades físico-esportivas. Dessa maneira, novos e crescentes nichos de mercado para o profissional de educação física somam-se a outras atuações já consolidadas da área, colocando o egresso da FASB em condição de destaque no que se refere a inserção e consolidação no mercado de trabalho, com altas taxas de empregabilidade.

  • Prof.  Milton Cezar da Silva

    • Mestrado em Educação Física.  (2005)
    • Especialização em Educação Inclusiva. (2011)
    • Especialização em Fisiologia de exercício. (2003) 
    • Especialização em Didática: Fundamentos da Pratica Pedagógica. (1998)
    • Graduação em Educação Física. (1993)
    • Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1803822057074294
  • 1º Semestre C.H/M
    ANATOMIA HUMANA I 80/0
    BASES BIOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA 40/0
     FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DA EDF 80/0
     METODOLOGIA DO ENSINO DA CAPOEIRA  40/0
     METODOLOGIA DO ENSINO DO ATLETISMO 80/0
     PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I 50/0
     TÉCNICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL  40/0
    SUB-TOTAL 410/0
    2º Semestre C.H/M
    ANATOMIA HUMANA II 80/0
    FISIOLOGIA GERAL 80/0
     METODOLOGIA DA PESQUISA  40/0
     METODOLOGIA DO ENSINO DA RECREAÇÃO E JOGOS  80/0
     METODOLOGIA DO ENSINO DO BASQUETEBOL  80/0
     PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II  50/0
    SUB-TOTAL 410/0
       
    3º Semestre C.H/M
     ANTROPOLOGIA SOCIAL 40/0
     FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO FÍSICO  80/0
      FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDF E ESPORTE  80/0
     METODOLOGIA DO ENSINO DA DANÇA 80/0
       METODOLOGIA DO ENSINO DO HANDEBOL  80/0
     PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III  50/0
     TRABALHO INTERDISCIPLINAR INSTITUCIONAL (I) 0/20
    SUB-TOTAL 410/20
       
    4º Semestre C.H/M
     BIOQUÍMICA  40/0
     CINESIOLOGIA 80/0
    DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA  40/0
    EMPREENDEDORISMO 40/0
    METODOLOGIA DO ENSINO DA GINÁSTICA  80/0
    METODOLOGIA DO ENSINO DA NATAÇÃO E DAS ATIVIDADES  80/0
    AQUÁTICAS  80/0
    PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV 50/0
    SUB-TOTAL 410/0
       
    5º Semestre C.H/M
     BASES DO CONDICIONAMENTO FÍSICO 80/0
     DESENVOLVIMENTO A APRENDIZAGEM MOTORA 40/0
     ESTÁGIO PROFISSIONAL CURRICULAR I 80/0
     ESTATÍSTICA  40/0
     METODOLOGIA DO ENSINO DO VOLEIBOL 80/0
     PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR V  80/0
     TRABALHO INTERDISCIPLINAR INSTITUCIONAL (III)  0/20
    SUB-TOTAL 450/20
       
    6º Semestre C.H/M
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM EDUCAÇÃO FÍSICA I  40/0
    AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO FÍSICO  80/0
    EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE ADAPTADO E ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES ESPECIAIS  80/0
    ESTÁGIO PROFISSIONAL CURRICULAR II - ESPORTES INDIVIDUAIS E COLETIVOS  140/0
    METODOLOGIA DO ENSINO DAS LUTAS  40/0
    PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR VI 50/0
    SUB-TOTAL 430/0
       
    7º Semestre C.H/M
     EDUCAÇÃO FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE  40/0
     ESTÁGIO PROFISSIONAL III - PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM ESTAR  140/0
     EXERCÍCIO FÍSICO PARA A TERCEIRA IDADE 40/0
    METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL E FUTSAL  80/0
     POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DO ESPORTE E LAZER  80/0
     PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR VII 50/0
     TRABALHO INTERDICIPLINAR INSTITUCIONAL (V) 0/20
    SUB-TOTAL 430/20
       
    8º Semestre C.H/M
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM EDUCAÇÃO FÍSICA II  40/0
    ESTÁGIO PROFISSIONAL CURRICULAR IV 140/0
    ÉTICA PROFISSIONAL 40/0
    METODOLOGIA DO ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS  40/0
    METODOLOGIA DO ENSINO DO TREINAMENTO RESISTIDO  40/0
    NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA  80/0
    PRÁTICAS COMO COMPONETES CURRICULAR VIII  50/0
    PRIMEIROS SOCORROS  40/0
    SUB-TOTAL 470/0
       
    OPTATIVA  
     LÍNGUA BRAS DE SINAIS - LIBRAS (OPTATIVA) 40/0
    SUB-TOTAL 40/0
       
      C.H/M
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO: 200
    TOTAL GERAL DO CURSO: 3680