Enfermagem
  •     O Curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras iniciou seu funcionamento em março de 2004, por meio da portaria nº. 343, de 23 de janeiro de 2004 do Ministério da Educação. Atualmente está estruturado em dez semestres (cinco anos) e em regime integral de aulas teórico-práticas, perfazendo a carga horária de 4838 horas. Obteve a Renovação de Reconhecimento por meio da Portaria Nº 821, de 30 de dezembro de 2014 publicada no DOU em 02 de janeiro de 2015.

        O curso de Enfermagem da FASB foi planejado nos princípios fundamentais das  Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino em Enfermagem (Resolução CNE/CES nº. 3, de 7 de novembro de 2001). Estas diretrizes foram orientadas para contribuir no processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), o que vem ao encontro da Constituição Federal que indica o papel relevante do SUS no delineamento de diretrizes para a formação de recursos humanos em saúde.

        Os professores do curso de enfermagem da FASB têm buscado transcender o simples repasse de informações, com vistas à construção do saber necessário para tornar o enfermeiro apto a conduzir o cuidado humano no ciclo vital, englobando nesse fazer as dimensões política, técnica, científica, filosófica e ética na qualidade de ator social. Neste sentido prima pelo desenvolvimento de uma formação profissional que leve em conta a realidade social, o contexto regional em que está inserido, buscando superar uma aprendizagem de domínio tecnicista.

        Essa concepção salienta a construção da aprendizagem por meio de interações educativas que potencializem a análise de situações de ensino e aprendizagem e as tomadas de decisões em processos concretos de transformação do conhecimento em competências – capacidade de agir – e atuações concretas direcionadas a condições de saúde da população. Nessa perspectiva, o produzir no qual a proposta pedagógica Fasbiana se alicerça é trabalhado de forma com que o aluno perceba a produção de cuidados em Enfermagem diferentemente de apenas se apropriar de conceitos apoteóticos inaplicáveis na realidade cotidiana, mas como uma forma de gerar intervenções/contribuições na comunidade, de modo sustentável.

     

    DIFERENCIAL FASB:

     

        O curso de enfermagem da FASB possui disciplinas que englobam as dimensões técnicas, metodológicas e filosóficas, conceitos e instrumentos que fundamentam a assistência de Enfermagem ao neonato, a criança, ao adolescente, o adulto, a mulher e o idoso, considerando-se todas as suas dimensões e especificidades.

        As aulas são ministradas aliando conteúdos teóricos e práticos, ministradas em salas de aula e laboratórios de ensino, assim como também em hospitais, clínicas, na rede de atenção básica de saúde e no domicílio. As aulas práticas estão presentes nos laboratórios desde o primeiro semestre, e nos campos de realidade profissional, a partir do quinto semestre.

        Os objetivos do curso foram estruturados levando-se em consideração a análise sistêmica e global, tendo vistas ao perfil profissional do egresso, a estrutura curricular e ao nosso contexto educacional:

    • Tornar acessível o conhecimento produzido em relação ao cuidado humano e as condições de saúde, como permitir o acesso da população que habita regiões distantes dos grandes centros urbanos e capitais aos serviços de saúde, especialmente os serviços de atenção básica que podem ser prestados e aperfeiçoados com a presença de profissionais de Enfermagem com formação em nível superior.
    • Possibilitar o desenvolvimento de ações de caráter assistencial, preventivo e educativo, as quais podem influir positivamente sobre as condições de saúde de contingentes populacionais. Isso pode ser feito pela dimensão multiplicadora da atuação do enfermeiro crítico-reflexivo, político, capaz de compreender os contextos históricos e cultural, de dar respostas às demandas sociais e de ser um agente de transformação na sociedade com compromisso social, mas também com competências específicas próprias do campo e do seu papel profissional.
    • Incentivar a prática articulada do ensino, pesquisa e extensão, para promover a formação de profissionais capazes de identificar e solucionar os problemas das condições de saúde do indivíduo ou coletividade, tendo em vista a sua realidade social em confluência com os novos conhecimentos favoráveis ao desenvolvimento científico e humano.
  •     O curso de graduação em Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras objetiva atender à região e a um mercado altamente solicitante e em condições de absorver os profissionais desta área tão importante para o desenvolvimento do país.

        Os egressos do curso de Enfermagem da FASB estarão aptos para atuarem na prevenção, promoção, manutenção, recuperação e reabilitação da saúde através de ações assistenciais, administrativas, pedagógicas e científicas.

        Dentre os muitos campos de trabalho desta categoria, a atuação do profissional enfermeiro compreende as seguintes áreas:

        a) Educação em Enfermagem, Ensino Superior;

        b) Pesquisa e Extensão;

        c) Assistência: Comunidades, Rede Básica de Saúde, Rede Hospitalar e Estratégia de Saúde da Família;

        d) Administração, Gestão, Auditoria, Consultoria e Assessoria em Saúde;

        e) Política de Saúde e de Educação;

        f) Atividade Empresarial;

        g) Atuação em Entidades e órgãos de Classe (Associação Brasileira de Enfermagem, Conselho Federal de     Enfermagem, Conselho Regional de Enfermagem, Sindicato dos Enfermeiros).

  • Prof.  Éricka Samanta Dorfey

    • Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde.  (2014)
    • Especialização em Saúde Pública e Programa Saúde da Família II. (2010) 
    • Graduação em Enfermagem (2007)
    • Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9449132033237967