Os acadêmicos de Direito, Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) integraram no último sábado (23) o “Dia C”, Dia de Cooperar, na Praça Castro Alves em Barreiras. Eles atenderam a população ao aferir a pressão arterial, tiraram dúvidas da área jurídica e mostraram a importância da postura corporal e de uma “pisada” e da escolha dos calçados no dia-a-dia. Supervisionados pelos professores da instituição, o atendimento ao público reforçou o aprendizado em sala de aula, além de apoiar a comunidade.

   Presente na ação, o acadêmico Erick de Souza lima, do 10º semestre de Direito, acredita que os aspectos pessoal e profissional se destacaram durante as orientações para a população. “Além de prestar serviços à população, esse contato direto com dúvidas da própria população nos deixa mais maduros e experientes para a vida profissional”, explica ele, ao citar que foram esclarecidas questões relacionadas a divórcio, partilha de bens, e pensão alimentícia. 

   Segundo a professora Eliana Guedes, que acompanhava os acadêmicos de Direito, a participação dos acadêmicos, em ações assim, reforçam os aspectos da proposta pedagógica da instituição. “Participar de ações sociais proporciona o contato com o público e incentiva que eles coloquem em prática o que eles aprendem na faculdade. É uma oportunidade a mais de aprendizado. A FASB foi convidada e se propôs a vir e também participar deste dia tão especial”, ressalta.

   Pelo quarto ano seguido, o “Dia C” foi realizado pela Cooperativa Educacional de Barreiras (Coopeb) e integra o Programa Nacional Dia C (Dia de Cooperar) – uma agenda das cooperativas brasileiras com o objetivo de executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e os princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias. Para a diretora da Coopeb, Edilânia de Carvalho, a parceria com as instituições da cidade como a FASB é essencial para levar mais atividades para a população. “Além das faculdades, tivemos também, laboratórios, secretaria municipal de saúde, uma diversidade de parceiros para a realização do evento que foi mais um ano bem sucedido”, afirma.