Uma noite de belas apresentações trouxe o mundo do circo para acadêmicos, professores e familiares que estiveram no ginásio de esportes da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), na quinta-feira (23). O Festival de Ginástica Geral, que anualmente reúne estudantes em um grande espetáculo, produzido e apresentado por eles, vale muito mais que a nota, é um momento de celebração.

Danças, cores, acrobacias, música e alegria. Com esses elementos os estudantes provocaram manifestações entusiasmadas de parentes e amigos, que foram acompanhar a performance de perto. “A dança tem um papel muito importante na vida dela. Foi o que levantou o astral de minha filha quando ela não se sentia estimulada a nada. E a graduação faz com que ela pense de forma profissional sobre uma atividade que ela tem prazer de fazer”, disse Ana Josefina, mãe da acadêmica Mariane, que se apresentou no evento.

A professora Carolina Adam, que ministra as disciplinas de Dança Jogos e Ginástica Geral, explicou a dinâmica da produção do trabalho: “Os alunos receberam uma lista de tarefas a serem cumpridas na apresentação. Eles se encontraram nos fins de semana para os ensaios, praticaram em outros lugares, sempre buscando a perfeição”, disse. “Essa turma, em especial, é fantástica. Cada um dos 19 alunos apresentou três coreografias. E a apresentação deles transcendeu a faculdade”, elogiou a docente.

“Confesso que foi difícil. Essa foi minha primeira experiência com palco, dança e ginástica. Ninguém sabia nada, mas o tempo foi passando, a gente se esforçando, a professora nos orientando, todos se ajudando e deu tudo certo. O curso está superando as minhas expectativas e eu, que saí de outro curso, estou gostando cada vez mais”, comentou Hebert Pereira, acadêmico do 2º semestre.

Um dos destaques do evento foi o fisiculturista Agostinho Lima Figueiredo, conhecido como Katão, que subiu ao pódio – com o 3° lugar na categoria Master, de 40 até 49 anos - no mundial em Pataya, na Tailândia em dezembro do ano passado. Ele é egresso da FASB onde estudou Educação Física na primeira turma do curso. O atleta fez uma demonstração semelhante à realizada na Ásia, e agitou o público.