O evento foi realizado na noite desta quinta-feira (26) no auditório João Altino Bergamo na Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Com o tema “As contribuições da psicologia para a inclusão escolar nos diferentes níveis educacionais” a quinta edição do Colóquio de Psicologia reuniu estudantes e profissionais da área.

Participando pela segunda vez seguida do Colóquio de Psicologia, a acadêmica Nara Caline destacou a importância de participar de eventos educacionais desse porte para ampliação de conhecimentos. “É maravilhoso ouvir experiências com profissionais da psicologia. Pois a gente agrega tanto o conhecimento pessoal, quanto no profissional. Os temas apresentados ressaltam características da futura carreira profissional. Nesse caso de hoje, a partir do tema apresentado, aprimorei o que eu já conhecia ouvindo cada um deles que atuam em áreas diversas na cidade e região” relaciona.

Segundo a professora Carla Fiaes, do colegiado de psicologia, a ideia colóquio foi trazer vários profissionais que mesclam a prática com teoria por meio da experiência e vivência de cada um. “A gente trouxe alguns profissionais da educação e da psicologia com o objetivo de abordar as contribuições que estas duas áreas podem ter para inclusão de estudantes com necessidades especiais. A própria legislação traz por base a necessidade incluir estes alunos de forma natural, e estas profissionais trazem perspectivas diferentes. Nós, enquanto professores, falamos muito na teoria, e acredito ser fundamental esta prática”, aponta.

Carla acrescenta as experiências vivenciadas pela profissionais e socializadas aos presentes, durante o colóquio será fundamental na construção para mudança de atitudes no ensino e cuidado com pessoas especiais. “Temos aqui uma psicóloga, uma estudante de psicologia, que está vivenciando um aluno com autismo, e outras duas profissionais; uma assistente social, que trabalha no IFBA  e  um professor na sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado), que abordam estas práticas” conclui.