A abertura da 16ª edição do Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) atraiu grande número de estudantes, profissionais e pessoas interessadas na obtenção novos conhecimentos. A cerimônia foi realizada no ginásio de esportes da instituição nesta quarta-feira (09), e teve como palestrante o escritor e psicólogo Rossandro Klinjey, mestre em Saúde Coletiva e doutor em Psicanálise.

Com a palestra que leva o mesmo tema do CIC: “A ético-cientificidade no desenvolvimento humano”, ele abordou a importância de buscar estímulos para cumprir as etapas da vida, mesmo aquelas que parecem monótonas, como é o caso dos estudos. “A educação é a única alternativa realmente transformadora. Alguns podem conseguir ter sucesso na música, ou ser um jogador internacional de futebol, mas tem pouca gente nessa condição. Então devemos estudar, porque é a única coisa que transforma nossas vidas e cria as oportunidades”, alertou o palestrante.  

Para a coordenadora do 16 º CIC, professora Emília Karla, o sucesso de público presente na abertura é reflexo do excelente nível de preparo do palestrante. “Rossandro é realmente um fenômeno das redes sociais. Essa palestra foi uma das mais procuradas, de todas as edições do CIC. Ele cumpriu o objetivo, falando do tema do evento, da questão da ética, da importância da ciência e de o aluno se dedicar à vida acadêmica. Atingiu o objetivo e agradou muito”, avaliou.


O estudante Iago Elisiário Ferreira aprovou o evento. “Rossandro nos trouxe vários pontos interessantes para nossa vida acadêmica e para o nosso futuro. Como acadêmico de Direito sei que é importante observar o uso da ética e dos bons costumes. Tem que ter foco nos estudos, pois os objetivos são ainda maiores. Quero conquistar uma vida melhor, tanto para mim, quanto para a sociedade”, disse.

 Já a aluna Rosa Lícia, do 5º semestre, também do curso de Direito, fez uma avaliação do congresso nos últimos anos. “O CIC tem crescido cada vez mais e se torna um evento de impacto na região, tanto para os acadêmicos da própria FASB quanto para os estudantes de outras instituições. Trazer doutor Rossandro foi muito bom, o tema da palestra foi pertinente porque acabou englobando todos os cursos, falando das necessidades e da desconcentração que há hoje, por parte dos estudantes”, ponderou.

O 16º Congresso de Iniciação Científica da Faculdade São Francisco de Barreiras tem uma intensa programação, com mais de 100 atividades - entre palestras e minicursos - para estudantes de todos os cursos e áreas de atuação. O encerramento acontecerá no próximo sábado (12).