Alunos da primeira turma do Curso de Medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras organizaram, com o apoio da instituição, um encontro com mulheres, como parte da programação do Outubro Rosa - campanha realizada em todo o Brasil com o intuito de difundir informações sobre a prevenção do câncer de mama. Realizado no auditório da faculdade, na noite de sexta-feira (19), o evento teve palestra, depoimentos de pessoas que venceram a doença, distribuição de brindes e um momento de confraternização.

“Um evento como esse simboliza o compromisso que a instituição tem com a comunidade. É incrível termos uma iniciativa louvável como essa, levada adiante pelas acadêmicas de Medicina. Direcionaram o evento para as mulheres do entorno da instituição, que precisam ser conscientizadas. Esta é uma prova de que tanto a FASB quanto as estudantes entenderam muito bem o papel social dessa profissão”, elogiou a palestrante, Dra. Alba Dias, mastologista   

A organização do encontro convidou duas mulheres que venceram o câncer de mama para contar como descobriram os nódulos e os procedimentos que as levaram a vencer a doença. "Nunca me abati. Foi um período longo e difícil, mas consegui superar. Por isso eu peço a todas as mulheres que façam o autoexame. Caso descubram qualquer alteração, não entrem em desespero, procurem um médico", disse a agente comunitária de saúde, Arminda Silvério.

 A educadora Vilma Lucena, que enfrentou o câncer de mama cerca de cinco anos atrás, falou das angústias e do impacto que a descoberta do nódulo causou em toda a família. “Toda minha família sofreu junto comigo, mas me deu força para enfrentar o problema. No primeiro momento foi assustador, fiquei arrasada, achando que estava com os dias contados, que não poderia continuar a criar a minha filha, mas com a visita à doutora Alba e, posteriormente, aos médicos de Salvador, entendi que tudo poderia dar certo se eu seguisse todas as orientações. Se eu e tantas mulheres pudemos vencer, as outras que vão enfrentar essa doença também podem”, incentivou.

Na parte final do evento foram sorteados brindes, exames laboratoriais, ultrassonografias, mamografias, sessões de cuidados com a saúde e estética, todos os itens, doados pelos comércio, laboratórios e clínicas da cidade. Uma das organizadoras, a aluna Kellen Katherine, avaliou positivamente o evento. “Ficamos bastante felizes, pelo comparecimento do público. Para elas é importante, pelas informações que recebem, e, para nós, é uma oportunidade para adquirir um pouco de experiência e cumprir o nosso papel na sociedade. A programação foi encerrada com um lanche, servido a todos os participantes.