Nos últimos anos, a agenda do mês de outubro, em muitas instituições, tem sido dedicada às ações e atividades ligadas à prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero. A campanha Outubro Rosa se intensifica, alcançando os bairros e evoluindo para eventos de grande mobilização, com a promoção de informações essenciais para a conscientização, aulas de dança e apresentações artísticas, que criam um ambiente propício à troca de ideias entre os participantes. Um encontro, nesses moldes, ocorreu no fim da tarde da última sexta-feira (26), no Parque Multiuso Dom Ricardo, promovido pela Prefeitura Municipal de Barreiras em parceria com a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB).

“A parceria só foi possível porque a FASB mantém esse elo com as instituições de Barreiras com o intuito de promover um bem maior. Nesse caso, a Prefeitura e a Faculdade tinham um evento marcado para a mesma data, no mesmo local. Então, as equipes decidiram unificar, uma vez que se tratava de um objetivo em comum, que é a promoção da saúde da mulher”, relatou Erika Dorfey, coordenadora do Curso de Enfermagem. “A gente insere o aluno nesse contexto, para que ele também consiga, ao longo da jornada acadêmica, entender a importância de construir boas relações com instituições administrativas e sociais. Ninguém consegue trabalhar sozinho. Na saúde, esta é uma mentalidade estabelecida há muito tempo”, concluiu.

O evento começou com a apresentação do grupo de Dança do Idade Viva, com uma coreografia ensaiada nos encontros semanais do projeto municipal voltado aos idosos. Em seguida, alunos e professores da FASB abordaram a importância da realização habitual do autoexame das mamas e outros exames de imagem, como a mamografia e a ultrassonografia. De mãos dadas, os participantes se juntaram em um abraço simbólico, que representa a união da sociedade em prol da saúde da mulher e, ao final, todos participaram de uma animada aula de zumba.

Segundo a professora da rede municipal, Zildene Santana, é importante que a mulher vá ao médico periodicamente. Ela descobriu, cerca de dois anos atrás um nódulo em uma das mamas. “No final de 2015 fiz os exames normalmente. No fim do ano seguinte, repeti os exames e o nódulo foi detectado. Por isso a mulher não pode descuidar. A descoberta do problema, no início, dá todas as chances de recuperação. Apesar do tratamento longo e sacrificante, estou recuperada, graças a Deus”, disse.

O prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, elogiou a disposição das entidades na formação de parcerias que tem resultado em benefícios para a população. “A prefeitura sozinha não consegue fazer tudo que a população precisa, por isso é importante recebermos esse reforço. A participação da FASB no Outubro Rosa ajudou significativamente, por ser uma instituição que tem muito a contribuir por ter cursos na área de saúde. Eu fico feliz por nós estarmos incentivando a prevenção, isso vai oferecer mais qualidade de vida para os moradores e reduzir o custo com os tratamentos”, afirmou.