Estudantes do 4º semestre do curso Licenciatura em Educação Física da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) participaram, na última sexta-feira (9), de uma aula temática de Esgrima. O tema integra a disciplina Ensino das Lutas que busca ampliar discussões sobre a cultura corporal ‘lutas’, especialmente as abordagens direcionadas a aplicação em diferentes cenários.

A professora Deise Bastos de Araújo que está no comando da disciplina explica a dinâmica da abordagem no campo de atuação dos futuros professores de Educação Física. “O tema Esgrima foi abordado de maneira simplificada, para que os acadêmicos pudessem vivenciar algo diferente e dinâmico, em que as armas brancas foram construídas com materiais alternativos/recicláveis e as técnicas específicas foram aplicadas de forma lúdica”.

Sobre a Esgrima: Esgrima é a mais antiga arte marcial do Ocidente, na qual os competidores lutam com espada. Passou a ser esporte de competição em 1874, quando surgiu a primeira escola norte-americana de esgrima. Existem três armas de competição: o florete, a espada e o sabre, que se diferem no formato da lâmina, nas zonas do corpo onde um toque é válido, e quanto ao funcionamento das mesmas.