Compreender o comportamento humano, por meio dos processos mentais, para contribuir com o crescimento e a harmonização dos indivíduos no meio social é uma das principais missões do profissional da Psicologia. É um trabalho complexo e especializado, que exige muito estudo e dedicação. Essa foi a rotina, nos últimos cinco anos, dos 25 jovens que participaram da cerimônia de colação de grau do Curso de Psicologia, no ginásio de esportes da Faculdade São Francisco de Barreiras, nesta quinta-feira (14). A turma teve a formanda Fabiola Motta como oradora, a professora Anchiele Crislane Henrique Silva como paraninfa e recebeu o nome da professora Fabiana Regina da Silva Grossi. O evento, contagiado pelo ânimo dos concluintes, atraiu um público vibrante, diversas vezes tomado pela emoção.

“Mais uma missão cumprida, dentro de um trabalho profícuo, que a gente exerce todos os dias, com sacrifício e dedicação. Os méritos são das famílias que participam no dia-a-dia, dando apoio a esses jovens, acreditando no sonho que hoje vira realidade, da FASB que buscou o melhor ensino para oferecer a esses profissionais e principalmente dos que hoje se tornaram psicólogos, porque tudo seria em vão se eles não estivessem aqui se qualificando para atuarem da melhor maneira no mercado de trabalho. A gente sabe da dimensão dos desafios, mas esse momento de festa e comemoração é daqueles que participaram dessa jornada”, declarou Cristian Rodrigo da Silveira Morales, coordenador do curso de Psicologia.

O sentimento de gratidão estava estampado em cada rosto. Suellen Santos, concluinte natural de Barreiras, fez uma breve análise sobre o curso e a formação recebida. “A gente comemora cinco anos de muita luta, muito conhecimento, e hoje alcançamos esse momento de vitória, para consagrar todo esse esforço. Desde o primeiro dia que cheguei aqui e ao longo desse período todo, a FASB só vai deixar coisas positivas na minha vida. Sofri uma grande transformação, que me converteu em Suellen psicóloga, a partir de hoje. Indico esse curso porque é um curso que melhora a gente para que a gente consiga melhorar a vida de outras pessoas”, disse.

A sergipana Anne Caroline Santos Brito, rodeada por familiares e amigos, informou os próximos objetivos da carreira. “Eu sempre quis psicologia, entrei para o curso e tudo o que aprendi aqui me mudou como pessoa. Nesse momento recebo esse título que me torna apta a exercer a profissão, mas esse não é o fim do caminho, é apenas a primeira etapa. Pretendo ser professora, por isso estou partindo para pós-graduação e mestrado”, afirmou. Roberto Marden Lucena, Assessor Especial do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras, aproveitou a oportunidade para tratar dos planos da FASB, que deve se converter em Centro Universitário, para avançar em grandes projetos e parcerias que contribuirão com o desenvolvimento regional.