Em uma noite marcada por homenagens e celebrações, diretoria, funcionários, familiares e convidados festejaram os 20 anos de atuação da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) na região oeste da Bahia. Durante o jantar que reuniu os convidados no ginásio de esportes da instituição, o diretor presidente do Instituto Avançado de Ensino Superior (IAESB) – instituição mantenedora da FASB –, Tadeu Bérgamo, fez a assinatura da alteração estatutária, oficializando importantes mudanças que nortearão os próximos passos da unidade de ensino superior, principalmente na área da saúde.

De acordo com Bérgamo, o compromisso da instituição para os próximos anos é com o papel social no desenvolvimento da região Oeste. A alteração contratual, vem, para alavancar esta política lançada pela FASB, principalmente, priorizando atendimentos e ampliando o raio de atuação.  Ela (a alteração) prevê, entre outras mudanças, personalidade jurídica própria para o Centro Integrado de Saúde que a instituição está em fase de criação. O espaço contará com 39 ambulatórios médicos e oferecerá exames de raio X, oftalmológicos, de ultrassonografia, laboratórios de análises clinicas, centro cirúrgico pedagógico. A alteração do documento prevê ainda a instalação de um centro hospitalar, pela FASB.

“Já fizemos muito pela educação regional e pelo o avanço da economia e agora, é hora de nos debruçarmos ainda mais para o futuro. Temos um propósito claro que é o de implantar um hospital universitário, que poderá ser construído com parcerias, ou, de forma independente. Ele será imprescindível para a atuação de nossos acadêmicos de Medicina e de outros cursos da área, mas, principalmente, trata-se de um projeto que visa a humanização da saúde. Outro passo que damos é a transformação da faculdade em um centro universitário, com excelência em qualidade de ensino e estrutura de ponta, compatível com a crescente demanda que surge”, disse Bérgamo.

O anúncio veio junto as homenagens a funcionários que ajudaram a construir a história de sucesso da FASB, com destaque para João Bosco Pavão, Patrícia Amorim e Joana.... que completaram 20 anos de casa. Outros, que atuam há 10 anos da instituição também receberam placas de honra ao mérito, sob aplausos de familiares e colegas de trabalho. O evento foi prestigiado pelo vereador Otoniel Teixeira, egresso da instituição que propôs uma sessão especial aos 20 anos da FASB, além de outros vereadores. O secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, também ex-aluno da FASB participou do momento, celebrando a data.

“A FASB possui um lugar de destaque no cenário da educação regional. É pioneira no curso de Medicina e nos demais da área de saúde, para nós, hoje é dia de comemorar duplamente, primeiro, por ter feito parte da terceira turma de Fisioterapia, e agora, com a consolidação de parceria no setor público, garantindo espaços importantes de estágios e atuação dos profissionais que aqui se formam”, disse o secretário.

Com direito a bolo e ‘parabéns a você’, a festa garantiu horas de diversão e confraternização para adultos e crianças que tiveram um ‘espaço kids’ próprio repleto de brinquedos e animação.