A ideia trazer experiências exitosas que possam serem aplicadas no Oeste baiano

Um grupo composto por cinco integrantes do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), passou três dias na cidade pernambucana de Petrolina conhecendo o trabalho realizado pelo mesmo núcleo, daquela cidade, que desenvolve atividades já em sua segunda edição. A agenda de trabalho entre os dias 1 e 3 deste mês realizou visitas a fazendas produtoras de frutas, conhecendo modelos de negócios praticados e ao Centro de Excelência do Senac, de Petrolina.

O objetivo, segundo a coordenadora do núcleo e coordenadora do curso de administração da FASB, Joana Neiva de Souza Ramos foi conhecer com mais profundidade a cultura de exportação da fruticultura, já consolidada naquela cidade pernambucana. “Barreiras está começando a desenvolver esta cultura, por isso, fomos até lá em busca de conhecimentos técnicos, entender o contexto local, que já possui grande êxito na área de exportação, além de fazer contato com algumas empresas que participam do programa de exportação, e desta forma, trazer para cá ideias que possam ser aplicadas à nossa realidade”, explica Joana.

A missão técnica participou do lançamento da segunda edição do núcleo de Petrolina, além de uma reunião com a Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) com foco nas expectativas de abertura de mercados para o setor. A ideia é adequar práticas exitosas em exportação da região do Vale do São Francisco à realidade do Oeste baiano. Nas últimas quatro décadas aquela região se destacou na produção de frutas no semiárido nordestino. Os produtores, além do mercado nacional, miram a exportação. No ano passado, 14% do total de uvas e 19% das mangas produzidas no local atravessaram as fronteiras brasileiras rumo à Europa, Ásia e aos Estados Unidos.

Sobre o PEIEX - O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é fruto da parceria entre a Apex-Brasil e a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). O PEIEX nasceu com o foco de capacitar pequenos, médios e grandes produtores para iniciar o processo de exportação de serviços e produtos, atrair investimentos estrangeiros e ampliar as possibilidades de internacionalização de marcas e empresas brasileiras.

Araticum Comunicação –09/07/2019

Informações para a Imprensa:

Hebert Regis – (77) 9.9978 0913 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nádia Borges – (77) 9.9115 8050 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.