Como forma de incentivar e valorizar a amamentação, o curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) organizou na última quarta-feira (28) uma palestra educativa dentro da campanha “Agosto Dourado”, que vem sendo realizada nas Unidades de Saúde de Barreiras.  À convite dos acadêmicos, a fisioterapeuta Mara Queiroz Schwambach, ministrou uma palestra do Posto de Saúde da Família (PSF), Herculano Faria, em Barreirinhas, para gestantes com foco no incentivo à amamentação, alimentação saudável e à  promoção de atividades físicas, como dança, alongamento e exercícios que levam a uma sensação maior de bem-estar e qualidade de vida durante o período da gestação.

A estudante Dandara Simões, do curso de Enfermagem da FASB, lembrou parte dos conteúdos ministrados no encontro. “Trouxemos informações referentes ao aleitamento materno, orientações quanto à alimentação das mães, posições mais confortáveis para a amamentação e os exercícios que elas podem estar fazendo para preparar o corpo para o trabalho de parto. A fisioterapeuta trouxe aparelhos como o cavalinho e as bolas, que podem ser usados nos exercícios preparatórios para o parto”, disse. As gestantes, na oportunidade, também foram orientadas sobre o que levar na bolsa da maternidade, posições mais adequadas no pós-parto e as vantagens e desvantagens da cesariana e do parto normal.

Ao explicar sobre a importância deste tipo de ação para ampliação da visão crítica na formação dos estudantes, a professora do curso de Enfermagem da FASB, Carine Feitosa, explica que para propor a ação, eles perceberam uma carência de conhecimento por parte das gestantes e as dificuldades que elas enfrentam em relação ao trabalho de parto e o aleitamento durante vivência da Maternidade Municipal, do Hospital do Oeste. “A partir disso, decidiram realizar esse primeiro encontro de gestantes.  Essa iniciativa só traz benefícios, destrava essa bagagem de conteúdo científico teórico, desenvolve esse olhar sensível do futuro profissional da Enfermagem para as necessidades daqueles com quem vão trabalhar e cria vínculos com a comunidade”, ressalta.

Os estudantes de Enfermagem da FASB estão em fase de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, paralelamente, realizam o estágio, que é uma exigência da grade curricular. Os diversos grupos participantes do estágio vão continuar atuando nas campanhas de saúde. Em Setembro, vão desenvolver atividades de prevenção ao suicídio entre as grávidas, com orientações sobre a depressão pós-parto, que se caracteriza pela rejeição do bebê por parte da mãe e quando desenvolvem um comportamento de não aceitação do próprio corpo. Em outubro, os esforços se somam à campanha contra o câncer de mama.