O Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB) participou da edição 2019 do Festival Primavera de Negócios e Entretenimento, realizada entre os dias 25 e 28 de setembro, no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha. Os visitantes da feira puderam conhecer, no estande montado pela instituição, a estrutura, o projeto pedagógico e um leque de opções de cursos superiores, pós-graduação e oficinas de capacitação. Para fomentar a inserção das empresas no ambiente virtual, com práticas eficientes na promoção de produtos e serviços, uma palestra, com o tema “Gestão de redes sociais para negócios”, foi realizada no segundo dia do evento.

“O objetivo dessa oficina foi trabalhar a contextualização histórica do empreendedorismo, até chegar à fase atual que é empreender dentro de um mundo cada vez mais tecnológico. É importante salientar que o trabalho de divulgação nas redes sociais não é o do senso comum, a gente está bebendo da ciência do Marketing, com pesquisas, estratégias, planejamentos que podem levar a um efeito positivo”, afirmou o coordenador do curso de Produção Audioviosual da UNIFASB, Vandré Vilela, que apresentou a palestra com a professora Maiara Soares. Na programação do curso, o participante aprendeu também sobre a evolução tecnológica e a inserção gradativa das empresas no ambiente virtual, recebeu orientações para estruturar sua presença e atuar nas redes sociais, técnicas para melhorar o relacionamento com consumidores e estratégias para aumentar o número de seguidores engajados.

Um dos pontos mais interessantes da apresentação, segundo o universitário Marcelo dos Anjos, que cursa Ciências e Tecnologia na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), foi a abordagem do tema com dicas para elaboração de estratégias de comunicação no Facebook e Instagram. “O que mais gostei na palestra foram as dicas. Porque todo mundo sabe usar as redes sociais, mas não têm tanta informação sobre a melhor forma de fazer uso das redes com o propósito de realizar negócios e obter resultados. Esse curso nos ensinou muita coisa boa”, disse. O estudante ressaltou ainda que, nos dias atuais, é fundamental empreender com o suporte tecnológico, devido ao alcance que a divulgação pode alcançar nos meios digitais.

Vandré Vilela lembrou que a UNIFASB tem oferecido oportunidades para aqueles que querem se aperfeiçoar em produção de conteúdos para mídias sociais. “Temos diversos cursos de extensão e um curso de graduação tecnológica, Produção Audiovisual, que trabalha, dentro dos diversos saberes, com a temática das mídias digitais”. O profissional graduado no curso de Produção Audiovisual é especializado na elaboração de materiais publicitários, jornalísticos e artísticos, com inúmeros recursos, que incluem: roteiro, fotografia, iluminação, sonorização e finalização. E uma profissão cada vez mais necessária com o crescimento do mundo virtual.