O Super Teste Cego, uma das ferramentas mais tradicionais do marketing para conhecer a percepção dos consumidores, foi a atração na terça-feira (12), no hall de entrada do prédio I, do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB). Os acadêmicos do curso de Produção Audiovisual, divididos em seis grupos, apresentaram três amostras do mesmo gênero, e aplicaram um questionário para os participantes, com perguntas sobre sabor, textura, embalagem, preço e qualidade. Além de conhecer as impressões de cada produto experimentado pelo público, o teste investigou se os consumidores conseguem identificar as marcas pelas características dos itens avaliados.

A pesquisa de natureza quantitativa-qualitativa, de cunho experimental, foi realizada com a avaliação de três marcas de café, biscoito, achocolatado, chocolate, refrigerante de limão e lubrificantes íntimos. Carlos Oliveira, estudante de Ciências Contábeis aprovou o formato do trabalho. “Gosto de participar desses testes não apenas pela degustação das amostras, mas para testar minha capacidade de identificar os produtos que eu mais gosto. O experimento é válido também pela contribuição que a gente oferece aos alunos, para que eles passem a conhecer o consumidor mesmo antes de entrar para o mercado”.

O evento faz parte da disciplina de Marketing, ministrada pelo professor Vandré Vilela. “A gente trabalha, no início, o conteúdo de pesquisa de marketing, depois propõe esse Teste Cego, para expor os produtos e obter a opinião dos acadêmicos que preenchem um questionário e tentam adivinhar a qual marca pertence cada produto. Em seguida, em sala de aula eles fazem a apresentação dos resultados”, explicou. Ainda segundo Vilela, está comprovado, cientificamente, que a percepção dos consumidores, em relação aos produtos alimentares e de uso pessoal, tem fortes influências de fatores sensoriais que se somam aos fisiológicos, comportamentais e cognitivos.

A cantora Katila, em uma performance em voz e violão, animou o público com um repertório repleto de sucesso atuais da Música Popular Brasileira.