Os estudantes do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB) foram novamente acolhidos enquanto “concluintes” no dia 24 de novembro (domingo), a exemplo de ação similar ocorrida em 2018. Trata-se de atividade inovadora desenvolvida anualmente pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), tendo a participação direta dos coordenadores dos cursos nos quais houve inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Em 2019, os estudantes dos cursos de Agronomia, Enfermagem e Fisioterapia  dispuseram de um ponto de apoio no Campus Reitor Edgar Santos, da UFOB, montado logo cedo e muito antes do fechamento dos portões. Além do incentivo expresso por professores, coordenadores e representantes da CPA, os estudantes também receberam um “Kit-Enade”, em cuja mochila produzida pela equipe parceira do Núcleo de Marketing do UNIFASB havia caneta e bloco de anotações, bem como barrinha de cereal e água gelada.

Essa ação vem sendo reeditada com sucesso para retribuir o empenho dos estudantes durante toda jornada do curso escolhido, em especial por representarem todos os demais estudantes do UNIFASB nos ciclos avaliativos trienais, conforme diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Para os representantes da CPA, a recepção dos concluintes no dia do Enade se coaduna com a própria realização do Estudo Contributivo 2019, conforme consta no caderno de situações aplicado em 30/10/2019: “No UNIFASB, diversamente das demais instituições de ensino, busca-se antever a realização do perfil “unifasbiano” de egresso(a), mediante requerido instrumental pedagógico a ser encarado enquanto esperada qualificação para ingresso no mundo do trabalho, simultaneamente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)”.