O Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), em meio a pandemia do novo Coronavírus, investiu em capacitações e estratégias para que acadêmicos, professores e colaboradores não deixassem de realizar as atividades curriculares e administrativas. Nesta segunda-feira (20), o colegiado de Agronomia, iniciou uma série de 27 apresentações de estágios dos acadêmicos do 10ºsemestre que estão em fase de conclusão de curso.

Agronomia foi o primeiro curso da instituição a iniciar apresentações on-line dos relatórios finais de estágio supervisionado. Pela experiência com outras atividades remotas, a coordenação do curso avalia como positiva a receptividade dos acadêmicos e os resultados desta nova modalidade, considerando que desde março passado o colegiado tem realizado reuniões on-line, o que facilitou a dinâmica da elaboração do cronograma das apresentações.

“A dinâmica é a mesma de uma apresentação presencial, segue todos os protocolos de avaliação e aprovação. O UNIFASB possui toda uma estrutura de ambiente virtual que facilita esse tipo de atividade, com a banca de avaliação interagindo durante a apresentação, o aluno fica à vontade e o professor consegue avaliar e dar o retorno em tempo real. As bancas a distância permitem que acadêmicos concluam a graduação respeitando o isolamento social,”. Destaca o coordenador e professor do curso de Agronomia, Jorge da Silva Junior.

Atividades durante a pandemia - O fato do curso de Agronomia estar ligado às atividades práticas do meio rural foi fator determinante para que a parceria do UNIFASB junto a entidades do agronegócio, não parasse neste período de pandemia. Pesquisa e extensão seguiram padrões de atendimento sanitários e fitossanitários obedecendo aos protocolos dos órgãos de saúde. Os professores utilizaram os acessos a plataformas remotas para facilitar as aulas, palestras, encontros com produtores rurais e realizações de seminários. “Fico realmente orgulhosa do UNIFASB tomar decisões que beneficiem ao máximo os estudantes e de saber que irei finalizar o curso ainda esse ano apesar de tantas dificuldades”, comenta acadêmica do 10º semestre de Agronomia, Andressa Rodrigues Gomes.