A ampliação do número de exportadores do agronegócio foi um dos temas norteadores da reunião do Comitê Consultivo do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) Barreiras/Bahia, nesta quarta-feira (23). O PEIEX é uma iniciativa da Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e no Oeste baiano o Programa é operado em parceria com o UNIFASB.  Nesta 3ª reunião do Comitê, o Peiex Barreiras/BA foi representado pela coordenadora Joana Ramos e pelo monitor extensionista, Joel Ferracioli.

De acordo com Müller, analista da ApexBrasil e gestor do PEIEX na região “ a Apex-Brasil está trabalhando para aumentar o número de exportadores no agronegócio. Temos um atendimento especializado para produtores de frutas, e estamos estruturando nosso trabalho com a fibra de algodão, onde temos interesse de vários produtores da região, disse, ao se referir ao trabalho do Núcleo de Barreiras/Ba em fortalecer as exportações da fibra produzida na região.

“Nosso Núcleo está bem focado, vamos fortalecer a economia interna, principalmente a regional para quando tiver segurança, formar lotes de diferentes produtos para exportação”, avaliou a coordenadora Joana Ramos. Segundo ela, existem hoje cadastradas no Peiex Barreiras/Ba, 95 empresas, destas, 45 foram capacitadas para organizar os produtos e exportar com a qualidade exigida. Com estes números o núcleo praticamente atinge a meta inicial de qualificar 100 empresas.

Trocas de ideias e experiências entre integrantes do núcleo e parceiros que compõem o Comitê Consultivo foram evidenciadas durante a reunião, com a proposta da realização de novos encontros, com maior periodicidade. De acordo com o representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) Sunny Aaron, “essa aproximação de grupos exportadores faz com que os produtores tenham mais ânimo para produzir commodities que não sejam somente grãos. Vários produtores hoje no oeste da Bahia, produzem frutas e já exportam com alta qualidade, disse.

PEIEX e UNIFASB - Em novembro de 2018 o UNIFASB assinou o Convênio de Cooperação Técnica e Financeira nº 46-13/2018, com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para a implantação do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) do Oeste da Bahia. De lá para cá, a equipe de trabalho tem cadastrado empresas e organizado os produtos para torná-los compatíveis às exigências impostas pelo mercado internacional, com foco de importar cada vez mais.