Participar dos bastidores de um programa de televisão, ver de perto como funciona uma mini-fazenda e assistir a uma encenação de um tribunal. Estas são atividades que os estudantes de nível médio de Barreiras e região poderão conferir nesta sexta-feira (6), na 15ª edição da Mostra de Cursos da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Os acadêmicos dos 12 cursos de nível superior da instituição vão preparar atividades práticas e interativas para oferecer uma pequena demonstração do que os futuros vestibulandos vão encontrar nas profissões que escolherem. A instituição vai receber pela manhã e noite os estudantes de nível médio das escolas da rede pública e privada de ensino de Barreiras e de toda a região.

Na lista dos cursos mais buscados, a área de saúde deverá atrair a atenção de quem deve prestar vestibular ainda este ano. Os acadêmicos de Medicina da FASB vão apresentar os equipamentos utilizados nos laboratórios da instituição e a importância do profissional médico dentro das unidades de saúde. No caso da Biomedicina, eles vão mostrar o funcionamento do Laboratório Escola, que recentemente passou a atender gratuitamente a população com os resultados das análises clínicas. Já a Fisioterapia terá como foco o impacto da atividade em pacientes em reabilitação em casos de amputados, e a atuação na área desportiva e dermato funcional.

Dentre as atividades a serem exploradas, os visitantes vão entender, por meio das estórias em quadrinhos, quais os principais aspectos para a administração de uma empresa e como funciona o processo de automação e banco de dados de um sistema operacional para computadores. Os acadêmicos de Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem e Psicologia da FASB terão a oportunidade de evidenciar, por meio de painéis e posters, as qualidades e características exigidas para atender os pré-requisitos destas profissões e as áreas de atuação dentro do mercado de trabalho.

Para a coordenadora de extensão da FASB, a mostra de cursos é um momento de descoberta por parte dos estudantes que ainda cursam o nível médio. “No momento crucial de escolha de um curso e da futura profissão, a Mostra de Cursos pode aproximá-los da realidade vivenciada na graduação para que eles possam escolher de forma mais assertiva o curso desejado. Nossos acadêmicos e professores também estarão à disposição para responder as dúvidas dos vestibulandos”, afirma.

Aulão FASB - Além da Mostra de Cursos, a FASV vem realizando palestras nas escolas, por meio do projeto FASB na Escola, como forma de apoiar os estudantes na escolha profissional, e vem promovendo um aulão com cerca de 100 estudantes de ensino médio para a preparação para o Enem e vestibulares. A FASB está com vagas abertas para o curso de Medicina, cujas inscrições ficam abertas até o dia 23 de outubro e podem ser realizadas diretamente no site: medicina.fasb.edu.br.