Comitê de ɉtica em Pesquisa

APRESENTAÇÃO

      A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios, desde sua submissão até a aprovação final do CEP, possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais da pesquisa.

      A Plataforma permite ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando a sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas.

   Para cadastrar os projetos e acompanhar a submissão dos mesmos, acesse a Plataforma Brasil http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf. Deve-se ter em mãos uma cópia digitalizada de um documento de identidade com foto e o envio do currículo vitae em formato PDF. Lembrando que não será mais necessário o encaminhamento do protocolo de pesquisa impresso à este CEP, todo o trâmite será efetuado diretamente pela Plataforma Brasil.

      Após o cadastro, a Plataforma Brasil encaminhará ao seu e-mail, a senha para ter acesso às funcionalidades da Plataforma Brasil. Dúvidas quanto à utilização da Plataforma deverão ser encaminhadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ,ou diretamente pelo chat online.

  •  Orientações Básicas para Submissão do Projeto de Pesquisa na Plataforma Brasil. link
  • Orientações na Plataforma Brasil

-  No passo 1 – “Informações Preliminares” – Toda a equipe de pesquisa deverá ser adicionada (TCC de Graduação: Alunos, Orientador e Coorientador (se houver)).

-  Instituição Proponente é a Faculdade São Francisco de Barreiras – Somente alunos, docentes e funcionários desta IES poderão encaminhar projetos a este CEP. Pesquisadores de outras instituições somente poderão enviar suas pesquisas quando encaminhados pelo próprio CONEP.

- No passo 4 – “Detalhamento do Estudo” – na Introdução a primeira linha deverá estar com as identificações se é TCC de Graduação ou TCC de Especialização, e o nome do Orientador e Coorientador se houver.

- No passo 5 – “Outras Informações” – na Instituição Co-participante, quando houver uma ou mais intituições co-participantes, deverá adicionar cada uma constando o CNPJ, Razão Social e Nome do Responsável Instituicional.

- No passo 5 - “Outras Informações” – Deverão estar inseridas informações sobre o Ressarcimento e Indenização no campo: Outras Informações, Justificativas ou Considerações a Critério do Pesquisador.

- Importante lembrar que os campos Introdução, Resumo, Hipótese, Objetivo Primário, Objetivos Secundários, Metodologia, Critérios de Inclusão e Exclusão, Riscos e Benefícios, Metodologia da Análise dos Dados, Desfecho primário e Desfecho Secundário comportam até 4 mil caracteres. Assim é recomendável que, se no projeto original tais campos ultrapassem o limite de caracteres, ao final da submissão, o pesquisador deverá anexar ao sistema o arquivo contendo todo o projeto.

- Quando forem adicionar dados sobre o cronograma de execução na Plataforma, lembrar que  a coleta dos dados ocorrerá somente após a aprovação do CEP.

Neste ponto, o pesquisador deverá clicar em “Imprimir Folha de Rosto” e a folha será gerada. A folha de rosto gerada deverá ser impressa, assinada e carimbada por todos envolvidos, Isso significa que a submissão do protocolo de pesquisa não poderá ser feita em um momento único!

Documentos em Anexo Obrigatório na Plataforma Brasil (todos em PDF):

  • Folha de Rosto do Sistema assinada e carimbada nos locais exigidos.
  • TCLE ou Autorização para Acesso de Prontuários/Dados.
  • Currículo Lattes de todos os envolvidos: Alunos, Orientadores e Coorientadores se houver.
  • Carta de Aceite Institucional da Instituição Co-participante
  • Instrumento de Coleta dos Dados
  • Projeto de Pesquisa Inteiro dentro das normatizações técnicas da área.
  • Demais declarações inerentes a pesquisa.

Caso não se atenda as solicitações acima descritas o projeto será devolvido pelo sistema.

Após o envio do projeto, o mesmo poderá ser aceito ou rejeitado pelo CEP. Caso seja rejeitado, o pesquisador receberá um e-mail notificando que deve acessar a página da Plataforma Brasil e o próprio sistema informará o motivo da rejeição (falta de documentos, documentos não assinados, documento anexado errado,etc). Se for aceito, a notificação informará que o projeto foi encaminhado para a relatoria e inicia-se a contagem de tempo de 30 dias.

Todos os pareceres do CEP serão obtidos pela Plataforma Brasil, assim como as notificações de pendências. Os pesquisadores deverão ter cuidado ao responder as pendências, pois se as pendências não forem atendidas a contento, o projeto será não Aprovado. Não haverá “pendência da pendência”.

      Os Protocolos de Pesquisa enviados via Plataforma Brasil serão distribuídos aos pareceristas na próxima reunião. Após o encaminhamento destes projetos aos pareceristas, os mesmos irão avaliar o projeto e emitir o parecer, lembrando que esta emissão do parecer poderá ocorrer em até 15 dias após a reunião.

     O prazo para a entrega do projeto será de 30 dias antes da data prevista no calendário para a próxima reunião.  Não serão avaliados projetos encaminhados ao CEP, em período menor que 30 dias.

 FORMULÁRIOS

 

GUIA DE ORIENTAÇÕES

Manual de Orientações de como elaborar um projeto de pesquisa

Guia de Orientação para submeter emenda no projeto

Resolução 466/12

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa

CONTATO

Prof. Atenuza Pires Cassol (Coordenadora)

Lais Caroline dos Santos Souza (Secretária Executiva)

Localização: Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB, Prédio II, 1º Piso.

Horário de Atendimento:

Segunda à Sexta – 12h às 18h.

Telefone:

(77) 3613 - 8854

Fale com o CEP