Acervo

 

          A Biblioteca oferece um diversificado acervo bibliográfico com, aproximadamente, 41.000 volumes. Conta com diversas assinaturas de periódicos relacionados aos cursos de graduação oferecidos pela FASB e sobre assuntos gerais.

       O acervo da Biblioteca é composto de vários materiais como livros, revistas, jornais, dicionários, atlas, manuais, monografias, obras em braille, CD-ROMs, DVDs, Fitas VHS.

       A Biblioteca, também, disponibiliza uma coleção especial, o Acervo Histórico Antonio Balbino de Carvalho Filho. Este acervo histórico reúne edições de obras nacionais e estrangeiras (francês, inglês e espanhol) de autores consagrados, todas pertencentes à biblioteca particular de Antonio Balbino. Entre as obras da coleção, destacam-se as áreas de direito, política, economia e literatura.

      Todo o acervo está disposto por assunto de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU), um sistema de padrão internacional que permite a organização e o registro de todo o conhecimento/saber humano. Este sistema de classificação decimal promove a divisão do conhecimento humano em 10 classes principais, que se subdividem novamente de forma decimal, do geral para o específico. Representando assim, os mais diferentes assuntos que integram a amplitude do saber. Observe o quadro abaixo:

 

CLASSES PRINCIPAIS DA CDU:

0 - Generalidades. Ciência do conhecimento. Informação. Documentação

1 - Filosofia. Psicologia

2 - Religião. Teologia

3 - Ciências Sociais. Direito. Administração. Contabilidade.

4– “Não existe”

5 - Matemática. Ciências naturais

6 - Ciências aplicadas. Medicina. Tecnologia

7 - Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Esportes

8 - Lingüistica. Linguagem. Literatura

9 - Geografia. Biografia. História

Para entender melhor a CDU e, consequentemente, a localização dos livros nas estantes:

·     37– EDUCAÇÃO. [numeração genérica para a área de Educação/Pedagogia]

378 – Educação Superior. [numeração específica para Ensino Superior]

378.4 – Universidades. [numeração específica para Universidade]

·     Os livros estão dispostos nas estantes por ordem numérica crescente de CDU (observe a etiqueta de lombada na lateral do livro), da esquerda para direita em cada prateleira e de cima para baixo em cada estante.

 

     IMPORTANTE: Solicitamos que o usuário não recoloque a obra na estante. Após a consulta de qualquer material, recomendamos deixá-lo sobre as mesas ou entregá-lo a um dos funcionários da Biblioteca.