Acesso e Empréstimo de Obras

          O acesso é facultado a toda a comunidade interna e externa, porém os empréstimos domiciliares são destinados apenas para a comunidade acadêmica devidamente registrada na Instituição. A comunidade externa somente poderá realizar consultas nas dependências da Biblioteca, mediante prévio agendamento.

          O Empréstimo de qualquer material da Biblioteca somente será realizado mediante a apresentação da carteira de identificação do acadêmico. Os docentes e funcionários técnicos-administrativos deveram fornecer o cartão de identificação funcional (crachá). Lembramos que tais documentos de identificação são considerados de uso pessoal e intransferível.

ATENÇÃO: O usuário que retirar por empréstimo, em seu cadastro, qualquer item da Biblioteca para outro usuário, será excluído dos serviços de empréstimo por até 01 (um) ano.

IMPORTANTE: Recomendamos aos usuários que verifiquem, atentamente, os dados impressos no Comprovante de Empréstimo, especialmente, o número de Tombo da obra emprestada e a respectiva data limite para a devolução da obra.

        O usuário não poderá efetuar o empréstimo de qualquer material se estiver em atraso com alguma outra obra ou, ainda que, apresente situação de irregularidade em seu respectivo contrato com a Instituição de Ensino.

         A quantidade dos diferentes tipos de materiais e os prazos para empréstimos variam de acordo com cada categoria de usuário, conforme a tabela abaixo:

 

Categoria de Usuário

Tipo do Material

Quant. Limite por Material

Prazo de Empréstimo por Material

Quant. Total de Materiais

Alunos (Graduação e Pós-graduação)

Livros

03

03 dias úteis

08

Periódicos

03

01 dia útil

CD/DVD/VHS

02

01 dia útil

Docentes

Livros

08

05 dias úteis

14

Periódicos

03

01 dia útil

CD/DVD/VHS

03

01 dia útil

Funcionários Administrativos

Livros

03

03 dias úteis

08

Periódicos

03

01 dia útil

CD/DVD/VHS

02

01 dia útil

 

         *O primeiro dia de empréstimo das obras em DVD e VHS é gratuito. A partir do segundo dia de empréstimo dessas obras será cobrada uma taxa diária no valor de R$ 3,00 (três reais).

         Os itens do acervo considerados como obras de Referência (dicionários, enciclopédias, vocabulários, atlas, etc.) e as obras identificadas com a inscrição “ex. 1” (exemplar número 1) são exclusivamente destinados à consulta local e não podem ser emprestados.

           O material emprestado NÃO poderá ser renovado. Conforme o Edital nº 03/2011/IAESB, não haverá renovação de retirada de livros, para atender o maior número de acadêmicos possível.