Os estudantes de duas turmas de Educação De Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Antônio Geraldo participaram na noite desta segunda-feira (4) de uma palestra com o tema "Direitos Sociais e Reforma Trabalhista". Promovida pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), a ação contou com a participação 25 estudantes que se aprofundaram em um tema que entrou na pauta de discussões da sociedade. A reforma trabalhista foi aprovada no mês passado e as mudanças entram em vigor no dia 11 de novembro. Ministrada pela professora do curso de Direito, Delvânia Borges, a atividade integra o projeto “Fasb em Ação” que vem levando conhecimento por meio de palestras de professores de nível superior da instituição para estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas de Barreiras.

    Ao participar da palestra, a estudante Adriana Souza da Silva, explica que é muito importante conhecer as alterações da reforma de uma legislação que atinge todos os brasileiros. “A gente vive na correria do dia-a-dia e muitas vezes a gente não tem acesso à informação de forma clara. Ainda são muitos os trabalhadores que não sabem como a reforma vai mexer nos nossos direitos”, destaca. Depois da exposição durante a palestra, a estudante Luciane de Matos tomou partido e tem mais segurança ao se posicionar sobre o assunto. “Ao trazer esse debate, a FASB oferece a oportunidade de ter o conhecimento para correr atrás dos nossos direitos, e a partir daí, passar a informação para os nossos colegas de trabalho”, afirma ela, que acredita que a reforma retira direitos conquistados anteriormente pelos trabalhadores.

    Dentre as principais mudanças estabelecidas pela Reforma, estão a possibilidade de fracionamento de férias em até três períodos, aumento com possibilidade de jornada em até 12 horas diárias (mas respeitando as 44 horas semanais) e possibilidade de reduzir para 30 minutos o intervalo na jornada. A professora Delvânia Borges acredita que a atividade nas escolas é essencial para disseminar este tipo de conhecimento da área jurídica, mas que interfere diretamente na vida das pessoas. “A FASB tem uma preocupação com a coletividade, e para nós, é importante ultrapassar os muros da faculdade. Assumimos o compromisso com a coletividade, de levar a essas pessoas que não tem ainda acesso aos debates acadêmicos um pouco do conhecimento que os alunos de lá estão recebendo. E socializar esse conhecimento para que ele não fique restrito somente à academia", argumenta.

 

  •     A Biblioteca oferece um diversificado acervo bibliográfico com, aproximadamente, 41.000 volumes. Conta com diversas assinaturas de periódicos relacionados aos cursos de graduação oferecidos pela FASB e sobre assuntos gerais.

        O acervo da Biblioteca é composto de vários materiais como livros, revistas, jornais, dicionários, atlas, manuais, monografias, obras em braille, CD-ROMs, DVDs, Fitas VHS.

        A Biblioteca, também, disponibiliza uma coleção especial, o Acervo Histórico Antonio Balbino de Carvalho Filho. Este acervo histórico reúne edições de obras nacionais e estrangeiras (francês, inglês e espanhol) de autores consagrados, todas pertencentes à biblioteca particular de Antonio Balbino. Entre as obras da coleção, destacam-se as áreas de direito, política, economia e literatura.

        Todo o acervo está disposto por assunto de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU), um sistema de padrão internacional que permite a organização e o registro de todo o conhecimento/saber humano. Este sistema de classificação decimal promove a divisão do conhecimento humano em 10 classes principais, que se subdividem novamente de forma decimal, do geral para o específico. Representando assim, os mais diferentes assuntos que integram a amplitude do saber. Observe o quadro abaixo:

    CLASSES PRINCIPAIS DA CDU:

    0 - Generalidades. Ciência do conhecimento. Informação. Documentação

    1 - Filosofia. Psicologia

    2 - Religião. Teologia

    3 - Ciências Sociais. Direito. Administração. Contabilidade.

    4– “Não existe”

    5 - Matemática. Ciências naturais

    6 - Ciências aplicadas. Medicina. Tecnologia

    7 - Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Esportes

    8 - Lingüistica. Linguagem. Literatura

    9 - Geografia. Biografia. História

        Para entender melhor a CDU e, consequentemente, a localização dos livros nas estantes:

    ·     37– EDUCAÇÃO. [numeração genérica para a área de Educação/Pedagogia]

    378 – Educação Superior. [numeração específica para Ensino Superior]

    378.4 – Universidades. [numeração específica para Universidade]

    ·     Os livros estão dispostos nas estantes por ordem numérica crescente de CDU (observe a etiqueta de lombada na lateral do livro), da esquerda para direita em cada prateleira e de cima para baixo em cada estante.

         IMPORTANTE: Solicitamos que o usuário não recoloque a obra na estante. Após a consulta de qualquer material, recomendamos deixá-lo sobre as mesas ou entregá-lo a um dos funcionários da Biblioteca.
  •      O acesso é facultado a toda a comunidade interna e externa, porém os empréstimos domiciliares são destinados apenas para a comunidade acadêmica devidamente registrada na Instituição. A comunidade externa somente poderá realizar consultas nas dependências da Biblioteca, mediante prévio agendamento.

              O Empréstimo de qualquer material da Biblioteca somente será realizado mediante a apresentação da carteira de identificação do acadêmico. Os docentes e funcionários técnicos-administrativos deveram fornecer o cartão de identificação funcional (crachá). Lembramos que tais documentos de identificação são considerados de uso pessoal e intransferível.

    ATENÇÃO: O usuário que retirar por empréstimo, em seu cadastro, qualquer item da Biblioteca para outro usuário, será excluído dos serviços de empréstimo por até 01 (um) ano.

    IMPORTANTE: Recomendamos aos usuários que verifiquem, atentamente, os dados impressos no Comprovante de Empréstimo, especialmente, o número de Tombo da obra emprestada e a respectiva data limite para a devolução da obra.

            O usuário não poderá efetuar o empréstimo de qualquer material se estiver em atraso com alguma outra obra ou, ainda que, apresente situação de irregularidade em seu respectivo contrato com a Instituição de Ensino.

             A quantidade dos diferentes tipos de materiais e os prazos para empréstimos variam de acordo com cada categoria de usuário, conforme a tabela abaixo:

     

    Categoria de Usuário

    Tipo do Material

    Quant. Limite por Material

    Prazo de Empréstimo por Material

    Quant. Total de Materiais

    Alunos (Graduação e Pós-graduação)

    Livros

    03

    03 dias úteis

    08

    Periódicos

    03

    01 dia útil

    CD/DVD/VHS

    02

    01 dia útil

    Docentes

    Livros

    08

    05 dias úteis

    14

    Periódicos

    03

    01 dia útil

    CD/DVD/VHS

    03

    01 dia útil

    Funcionários Administrativos

    Livros

    03

    03 dias úteis

    08

    Periódicos

    03

    01 dia útil

    CD/DVD/VHS

    02

    01 dia útil

        *O primeiro dia de empréstimo das obras em DVD e VHS é gratuito. A partir do segundo dia de empréstimo dessas obras será cobrada uma taxa diária no valor de R$ 3,00 (três reais).

        Os itens do acervo considerados como obras de Referência (dicionários, enciclopédias, vocabulários, atlas, etc.) e as obras identificadas com a inscrição “ex. 1” (exemplar número 1) são exclusivamente destinados à consulta local e não podem ser emprestados.

        O material emprestado NÃO poderá ser renovado. Conforme o Edital nº 03/2011/IAESB, não haverá renovação de retirada de livros, para atender o maior número de acadêmicos possível.

  •   As obras emprestadas deverão ser devolvidas até a data limite indicada no Comprovante de Empréstimo. Quando houver atraso na devolução da obra, haverá cobrança de multa, calculada por dia de atraso sobre cada um dos materiais.

                 Observe os valores das multas cobradas pelo atraso na devolução dos diferentes materiais:

     

    Tipo do Material

    Valor (R$)

    Livro

    3,00

    Periódico

    CD/DVD/VHS

    ATENÇÃO: Evite multas! Respeite o prazo de devolução do material emprestado.

                  No ato da devolução em atraso, o usuário deverá assinar o comprovante de multa, reconhecendo, assim, o atraso devido. A recusa deste reconhecimento, por parte do usuário, acarretará a desativação temporária do seu cadastro como usuário da Biblioteca, havendo, assim, impedimento para realização de qualquer empréstimo, até que a multa seja assinada e reconhecida.

    IMPORTANTE: Recomendamos aos usuários que verifiquem, atentamente, os dados impressos no Comprovante de Devolução, especialmente, o(s) número(s) de Tombo(s) da(s) obra(s) devolvida(s).

  •  A Biblioteca da FASB disponibiliza aos seus usuários o serviço de Empréstimo Especial Temporário para algumas obras específicas do acervo que, por regulamentação, são destinadas apenas à consulta local. Este serviço tem por objetivo atender às demandas, dos usuários, relacionadas com a tiragem de cópias xerográficas (respeitada a Lei de Direitos Autorais – Lei 9.610/98).

    Observe as regras gerais do Empréstimo Especial Temporário:

    a) O prazo máximo para a devolução do Empréstimo Especial Temporário é de 45 (quarenta e cinco) minutos;

    b) Em caso de a devolução vir a ser realizada após o horário previsto, o Usuário/Requerente ficará impedido de realizar empréstimos de qualquer natureza (normais ou especiais) por um período de 30 (trinta) dias corridos;

    c) O Usuário/Requerente acima descrito assume TOTAL RESPONSABILIDADE sobre a integridade física do(s) material(is) emprestado(s) em seu nome, enquanto durar o período do Empréstimo Especial;

    d) O Usuário/Requerente procederá aos reparos, consertos, conservação e reposição do(s) material(is) emprestado(s) ou parte deles que se estragarem ou se perderem, por sua única e exclusiva conta.

     Para a utilização do serviço de Empréstimo Especial Temporário, o usuário deverá procura o Balcão de Atendimento da Biblioteca.
  •     O material que estiver emprestado poderá ser reservado por qualquer outro usuário. Para tanto, o interessado deverá solicitar a reserva do material desejado através do Balcão de Atendimento ou por meio de um dos terminais de consulta localizados no acervo da Biblioteca.

        O usuário que solicitar reserva de material emprestado, deverá procurar, diariamente, o setor de Atendimento ao Usuário (balcão de empréstimos) para verificar se o item reservado em seu nome está disponível para o empréstimo.

        Cada material reservado ficará à disposição do usuário por um (01) dia útil. Se o usuário não comparecer para retirar o item reservado dentro do prazo estabelecido, este item será encaminhado para a próxima reserva da lista. Não havendo outros usuários interessados, a obra retornará ao acervo da Biblioteca.

  • ·     Manter silêncio nas dependências da Biblioteca

    ·     Não consumir bebidas e alimentos nas dependências da Biblioteca

    ·     Não utilizar telefone celular nas dependências da Biblioteca;

    ·     Não fumar nas dependências da Biblioteca

    ·     Tratar com zelo todo e qualquer material do acervo e do patrimônio da Biblioteca;

    ·     Apresentar a carteira de identificação para o empréstimo de obras e para utilização dos terminais de acesso à internet;

    ·     Exibir, quando solicitado, à saída da Biblioteca, todo o material escolar que levar consigo, submetendo-o à revista;

    ·     Identificar-se, a pedido de qualquer funcionário da Biblioteca, inclusive quando se tratar de efeitos disciplinares;

    ·     Respeitar os funcionários e os demais usuários da Biblioteca, sempre acatando as instruções quanto às normas existentes.

  •     A Biblioteca dispõe de um serviço de guarda-volumes exclusivo para a guarda de bolsas, mochilas, pacotes, sacolas, pastas ou similares, que não são permitidos no interior da Biblioteca.

             Apresentamos a seguir as Normas para utilização do serviço de guarda-volumes:

    1º.   A Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, por meio de seus prepostos, reserva-se no direito de controlar o acesso físico e uso do acervo da Biblioteca “Antonio Balbino de Carvalho Filho”, utilizando normas próprias. Assim, disponibiliza-se para a comunidade acadêmica que necessitar ter acesso à Biblioteca, o serviço de guarda-volumes destinado ao acondicionamento de materiais pertencentes aos usuários.

    2º.   Para ter acesso ao espaço físico e acervo da Biblioteca, o usuário deverá utilizar o guarda-volumes com cadeado para acondicionar bolsas, mochilas, pastas, fichários, pacotes, sacolas e similares, podendo conservar consigo material de estudo e pesquisa (lápis, borracha, caneta, papel, caderno), além de notebook, tablet e calculadora.

    3º.   Para utilizar o guarda-volumes, o usuário deverá solicitar, no balcão de Atendimento da Biblioteca, o empréstimo de chave própria sinalizada com indicação numérica correspondente ao escaninho/compartimento a ser utilizado.

    4º.   O serviço de guarda-volumes destina-se exclusivamente para guardar pertences dos usuários durante a permanência destes na Biblioteca.

    5º.   Antes de se ausentar da Biblioteca, o usuário deverá retirar seus pertences do guarda-volumes, trancar o cadeado no seu respectivo escaninho, devolver a chave utilizada e receber o comprovante de devolução da chave.

    6º.   O cadeado deverá ser devolvido até às 22h30min do mesmo dia do empréstimo.

    7º.   Será cobrada multa de R$ 2,00 (dois reais) por dia de atraso.

    8º.   Quando houver extravio ou dano à chave, chaveiro ou cadeado do guarda-volumes, o usuário será responsável pela reposição de nova chave, chaveiro e/ou cadeado.

    9º.   A chave do guarda-volumes, bem como os pertences ali depositados, ficam sob responsabilidade do usuário.

    10º.A FASB não se responsabiliza pelos materiais de valor deixados no interior dos escaninhos, nem tampouco por chaves eventualmente esquecidas em locais públicos, mesmo que surjam alegações de que tal esquecimento tenha sido fortuito, a exemplo de deixar de efetuar o ato contínuo de trancamento do armário, ou mesmo de que os materiais a serem guardados não cabiam dentro do escaninho.

    11º.Caso todos os escaninhos estejam ocupados e o usuário seguinte também precisar guardar volumes, tal usuário terá que aguardar a liberação do(s) próximo(s) escaninho(s), por ordem de chegada, inexistindo qualquer liberação de acesso à Biblioteca portando volumes.

    Havendo necessidade a FASB poderá utilizar as imagens gravadas para dirimir qualquer divergência alegada pelos usuários.
  •  As obras extraviadas ou danificadas deverão ser substituídas pelo usuário responsável.

        Nos casos de perda, extravio ou qualquer dano físico irreparável ao material emprestado, o usuário deverá realizar sua reposição por outros 02 (dois) exemplares de mesmo título e autor, inclusive, com da mesma edição ou mais atualizada. No caso de obra esgotada, o usuário deverá repor 02 (dois) exemplares de outro título de interesse da Biblioteca e de igual valor formativo da obra extraviada. (Conforme Edital nº 03/2011, de 16 de maio de 2011)

     Enquanto a Biblioteca não for indenizada, o usuário ficará suspenso do direito de empréstimo.
ATENDIMENTO AO USUÁRIO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
A Biblioteca da FASB conta com o setor de Atendimento ao Usuário (balcão de empréstimos)destinado ao fornecimento de informações, à realização de pesquisas e consultas ao sistema informatizado e à execução dos serviços de empréstimos e devoluções de materiais.

De segunda a sexta-feira, das 8h10min às 11:55min e das 13h30min às 22h30min;

    Aos sábados, das 8h15min às 11h55min.

LOCALIZAÇÃO E CONTATO

    A Biblioteca está localizada no andar térreo do Prédio principal da FASB e dispõem de um amplo espaço, com iluminação adequada e ambiente climatizado.

    Para falar com a Biblioteca da FASB utilize o seguinte contato: Diogo Afonso Souza de Queiroz