Pesquisa

            A coordenação de Pesquisa tem por objetivo reunir, de modo coerente e organizado, as informações pertinentes à atividade de pesquisa realizada na Faculdade São Francisco de Barreiras. O esforço de centralizar estas informações encontra duas justificativas. De um lado, é reflexo da criação da Coordenação de Pesquisa, de modo a impulsionar e fomentar a realização de pesquisas na instituição. E por outro, expressa uma política de otimização da pesquisa na Faculdade, voltada principalmente para atender as necessidades locais e regionais.

         Para poder cumprir com este objetivo se desenvolvem as seguintes funções: programação, avaliação e difusão da pesquisa educacional, de acordo com as tarefas que apresentamos a seguir.


TAREFAS DE COORDENAÇÃO DE PESQUISA:


1.- PLANEJAMENTO E  SISTEMATIZAÇÃO DA PESQUISA

      Através da convocação de bolsas de iniciação cientifica no inicio de cada ano letivo. As bolsas terão uma duração de seis meses podendo serem renovadas a partir do desenvolvimento do aluno.
  • Programa de Bolsas de Iniciação Cientifica (recursos próprios). PIBIC
  • Programa de Voluntário de Projetos de Pesquisa em Linha de Ensino - PLE
  • Programa Voluntário de Aperfeiçoamento Acadêmico - PROVAA.

 

2.- FOMENTO DA PESQUISA

  • Congresso de Iniciação Cientifica da FASB: procura ser um foro de discussão e encontro de estudantes,  professores e pesquisadores oriundos de diferentes regiões do País para promover um ato de socialização de suas pesquisas num cenário privilegiado da realidade social, econômica, cultural e ambiental da Região Oeste da Bahia.
  • Seminários de Pesquisa: Seminários de formação para os alunos bolsistas e professores. Regularmente devem de ser realizadas reuniões e mesas redondas aonde será realizado um treinamento especifico sobre metodologia cientifica, nos seus alcances teóricos e práticos.


3.- SEGUIMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DA PESQUISA:

      A Coordenação de Pesquisa avalia nos relatórios de Pesquisa (que são apresentados a cada mês pelos alunos bolsistas, listando as atividades desenvolvidas, e através de relatório do prof. responsável na metade do prazo assinalado no projeto inicial) os seguintes aspectos no desenvolvimento da pesquisa: informação das fases finalizadas e das atividades realizadas, técnicas ou instrumentos elaborados ou aplicados hasta esse momento, coerência com o conteúdo do projeto inicial, etc., assim como a justificativa dos gastos realizados (se existirem) e os correspondentes Relatórios Finais, de acordo com critérios gerais de qualidade relacionados com o planejamento teórico e objetivos, metodologia e resultados e conclusões. O resultado da avaliação dos relatórios finais permite decidir se o trabalho será incluído no programa editorial da FASB.


4.- FORMACÃO EM PESQUISA

      Comitê de Ética em Pesquisa da FASB – CEP/FASB. É um colegiado interdisciplinar e independente criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos e Padrões Sobre o Uso de Animais em Experimentação).



Coordenadora - MS: EMILIA  KARLA DE ARAUJO AMARAL PIGNATA

(77) 3613 - 8830 / 8835

Fale com a Coordenação: