Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista HÍGIA - REVISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E SOCIAIS APLICADAS DO OESTE BAIANO?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

As contribuições devem ser redigidas de acordo com o Estilo Vancouver, norma elaborada pelo ICMJE (http://www.icmje.org ). Devem ser encaminhados em Word for Windows, fonte Arial 12, espaçamento 1,5, com todas as páginas numeradas, configurados em papel A4 e com as quatro margens de 2,5 cm.

- Idioma: serão aceitas contribuições em português, com o respectivo resumo e título no idioma de submissão e em inglês.

Especificações gerais: os manuscritos devem ser redigidos de maneira objetiva, mantendo linguagem e terminologias adequadas ao estudo. O manuscrito deverá ser estruturado com os seguintes itens:

  • · Título/Title
  • · Resumo/abstract;
  • · Introdução;
  • · Métodos;
  • · Resultados;
  • · Discussão;
  • · Conclusão;
  • · Referências.

Os artigos deverão, quanto à sua dimensão, contar, no mínimo, 15 (quinze) e no máximo 20 (vinte) páginas (poderão ser aceitos trabalhos com número de páginas excedente, a critério da equipe editorial).

Formatação:

Resumo (antes do resumo, colocar no topo da página o título do trabalho)

Todos os artigos submetidos à Revista Hígia deverão ter o título, resumo e palavras-chave no idioma de submissão e em inglês. O resumo deverá ser confeccionado em parágrafo único, mencionando os itens que compõem a estrutura do manuscrito como:  Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões. Deverá conterá no máximo de 300 palavras e três a seis palavras-chave de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde - DECs (http://decs.bvs.br). O resumo em inglês (abstract): será a tradução do resumo em português para língua inglesa e conterá três a seis palavras-chave (keywords) correspondente ao descritor em português e de acordo com Medical Subject Headings – MESH (http://www.nlm.nih.gov/mesh/ ).

Citações

Utilizar sistema numérico para identificar as obras citadas. Representá-las no texto com os números correspondentes sem parênteses e sobrescritos, sem mencionar o nome dos autores.

Exemplo:

“Um complexo sistema neuromuscular que envolvem elementos passivos e ativos é responsável pela realização das atividades laborais, esportivas e recreacionais1. O componente ativo, músculos paraespinhais da coluna vertebral, asseguram o posicionamento correto do tronco na posição ereta e agem como sinergistas para os movimentos dos segmentos corporais2,3. Quando há déficit no desempenho deste grupo muscular, ocorre a instabilidade da coluna4-6. Isto resulta em frouxidão ligamentar, alteração no controle muscular, dor e predispõe a fadiga muscular6,7. A fadiga muscular é definida como falha ou diminuição da força durante atividades de sustentação ou repetição8. Quando um músculo do tronco fadiga durante determinada atividade, ocorrerá um desempenho inadequado do movimento, por isso a avaliação da mesma é importante9-10. Indivíduos com lombalgia têm menos resistência durante contrações isométricas e, conseqüentemente, menos força4,11.”

Os trabalhos poderão ainda conter

  • Ilustrações: Os seguintes tipos de ilustrações serão aceitos: gráficos, mapas, fotografias, organogramas, fluxogramas e tabelas,. Todas as ilustrações deverão ser enviadas em formato de alta qualidade. Deverão ser numeradas na ordem que aparecem no artigo. Incluir as ilustrações no corpo do texto.
  • Tabelas: os autores devem anexar no corpo do artigo e a tabela deve possuir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas (tamanho máximo permitido: uma página, tamanho A4, em espaçamento duplo) e devem ser numeradas. Não se recomendam tabelas pequenas que possam ser descritas no texto.

OBS: serão permitidos no máximo 05 (cinco) entre figuras/tabelas.

As tabelas e figuras deverão ser incluidas no corpo do texto.

OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES

Divulgação de Potencial Conflito de Interesses: Os autores deverão apontar qualquer potencial conflito de interesse relacionado ao artigo submetido. A existência ou não de conflito de interesses declarado estarão ao final de todos os artigos publicados.

- Direitos Autorais: Todas as informações publicadas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Porém, todo material publicado torna-se propriedade da Revista HIGIA, que passa a reservar os direitos autorais. Todos os autores de artigos submetidos à Revista HIGIA deverão assinar um termo de Transferência de Direitos Autorais.

Pesquisa Envolvendo Seres Humanos: A publicação dos artigos que trazem em seu bojo resultados de pesquisas envolvendo seres humanos estão condicionadas ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki (1964), reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996 e 2000 (World Medical Association), neste caso os manuscritos deverão conter menção de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e mencionar os procedimentos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos, segundo Resolução N° 466/12, do Conselho Nacional de Saúde - (CNS). Incluir tal afirmação no último parágrafo da seção “Método”. Para envio do trabalho, os autores deverão enviar cópia de aprovação emitida pelo Comitê de Ética em Pesquisa reconhecido pela Comissão Nacional em Pesquisa (CONEP).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição deverá ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deverá justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto deverá estar em espaçamento 1,5; usando uma fonte de 12-pontos; empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas deverão estar inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto deverá seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. Foram incluídos todos os metadados necessários à identificação dos autores (incluindo co-autores) na página da revista.
  8. Código de conduta

    Política de Ética em Publicações e Declaração de Procedimentos Impróprios em Publicações

    Este Periódico (Revista) tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação. Apoiamos padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação em nossa revista: o autor, o editor da revista, o dos revisores e do editor. Nós não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético.

     Deveres dos Editores:

     • Decisão de publicação: O editor da revista é responsável por decidir quais dos artigos submetidos à revista devem ser publicados. O editor é guiado pelas políticas do conselho editorial da revista e em estrita observância aos requisitos legais em matéria de difamação, violação de direitos autorais e plágio. O editor pode consultar o conselho editorial ou colaboradores na tomada de decisões.

    • Regras Justas: O editor deve avaliar manuscritos para o seu conteúdo intelectual, sem distinção de raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, ou a filosofia política dos autores.

    • Confidencialidade: O editor e qualquer equipe editorial não deve divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido a qualquer outra pessoa, com exceção do próprio autor, revisores, potenciais colaboradores, outros conselheiros editoriais, e do editor, conforme o caso.

    • Divulgação e Conflitos de interesse: O editor não deve usar informações que não tenham sido publicadas em sua própria investigação sem o consentimento expresso e por escrito do autor. O editor deve se abster de avaliar manuscritos nos quais tenha algum conflito de interesse resultantes de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos.

    • Participação e cooperação nas investigações: O editor deve tomar medidas de resposta razoáveis quando reclamações éticas foram apresentadas em relação a um manuscrito submetido ou artigo publicado.

     

    Deveres dos Revisores:

     • Contribuição para a decisão Editorial: A revisão por pares ajuda o editor na tomada de decisões editoriais e através das comunicações editoriais com o autor pode também auxiliar o autor na melhoria do artigo.

    • Pontualidade: Qualquer árbitro selecionado que não se sente qualificado para avaliar a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que a sua imediata revisão será impossível deve notificar o editor e desculpar-se do processo de revisão.

    • Confidencialidade: Todos os manuscritos recebidos para avaliação devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com os outros.

    • Padrões de objetividade: Comentários devem ser conduzidos de forma objetiva e os avaliadores devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio.

    • Reconhecimento da Fonte: Pares avaliadores devem identificar obras publicadas relevantes que não tenham sido citadas pelos autores. O revisor também deve chamar a atenção do editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro documento publicado de que tenham conhecimento pessoal.

    • Divulgação e Conflitos de Interesse: Informação privilegiada ou ideias obtidas através da avaliação pelos pares devem ser mantidas em sigilo e não utilizados para proveito pessoal. Os revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham algum conflito de interesse resultantes de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas  ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos.

    Deveres dos Autores:

    • Padrões de Relato: Autores de relatórios de pesquisas originais deverão apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma análise objetiva de seu significado. Dados subjacentes devem ser apresentados com precisão no artigo. Um documento deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.

    • Originalidade e Plágio: Os autores devem garantir que suas obras sejam totalmente originais, e se os autores usaram o trabalho e / ou palavras de outros autores estas devem rer sido devidamente citadas ou cotadas. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.

    • Publicações múltiplas, redundantes ou concorrentes: Um autor não deve, em geral, publicar manuscritos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa em mais de uma revista ou publicação primária. Submeter o mesmo manuscrito a mais de uma revista simultaneamente e / ou publicar o mesmo artigo em diferentes revistas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.

    • Reconhecimento de Fontes: Reconhecimento adequado do trabalho dos outros deve ser feito sempre. Os autores devem citar as publicações que têm sido influente na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em caráter privado, como na conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizados ou relatados sem permissão explícita e por escrito da fonte. As informações obtidas no curso de serviços confidenciais, como manuscritos de arbitragem ou pedidos de subvenção, não devem ser utilizados sem a autorização explícita e por escrito do autor do trabalho envolvido nesses serviços.

    • Autoria do Artigo: A autoria deve ser limitada a aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Outros que tenham participado em certos aspectos substantivos do projeto de pesquisa também devem ser reconhecido ou listadas como contribuidores. O autor deve se assegurar que todos os coautores adequados e nenhum inadequado estão incluídos no artigo, e que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do documento e concordaram em sua apresentação para publicação.

    • Divulgação e Conflitos de Interesses: Todos os autores devem divulgar em seus manuscritos qualquer conflito de interesse financeiro ou substantivo / material que poderim levar a influenciar os resultados ou a interpretações em seus manuscritos.. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.

    • Erros fundamentais em obras publicadas: Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão na sua própria obra publicada, é obrigação do autor notificar imediatamente o editor da revista ou editora e cooperar com o editor para retratar ou corrigir o artigo

 

Declaração de Direito Autoral

Todos os autores envolvidos declaram que contribuíram no planejamento, elaboração do conteúdo, intervenção (se houver) e análise dos dados. Assumem publicamente a responsabilidade sobre o conteúdo, não sendo omitido qualquer financiamento entre os autores e a instituição diretamente envolvida com conveniência na publicação/divulgação deste artigo.  Declaram também que,quando se tratar de pesquisas envolvendo seres humnaos, a pesquisa foi elaborada conforme as diretrizes dispostas na resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos. Estão cientes que os direitos autorais serão de propriedade única da Revista Hígia, não sendo permitida reprodução integral deste artigo original em outra língua e/ou em qualquer revista, congresso, simpósio ou meio científico impresso ou eletrônico do mesmo, sem que haja solicitação e obtenção de autorização prévia por escrito.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.