Itens filtrados por data: Dezembro 2016

 

 

 

Os estudantes do 4º semestre de Direito da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) promoveram na última quinta-feira (15) uma ação social no lixão de Barreiras. Eles doaram roupas e alimentos não perecíveis distribuídos para as famílias que moram e tiram o seu sustento do local. Os estudantes começaram a conhecer a realidade do lixão com as visitas de campo para a produção de um artigo científico inserido no projeto “Barreiras sob enfoque criminológico”. As roupas e as 20 cestas básicas foram arrecadadas ao longo do último mês entre os professores e estudantes da própria FASB.

 

 

A acadêmica integrante do projeto, Nadya Magalhães Barros, explica que a iniciativa começou ainda durante a fase da pesquisa. “Víamos as necessidades das famílias e gostaríamos de oferecer um retorno, mesmo que mínimo, para ajuda-los de forma prática”. No mês passado, os estudantes apresentam por meio de exposição de posters os resultados do artigo intitulado “Plano de Existência x Plano de Eficácia: a distância entre os direitos fundamentais assegurados pela Constituição Federal e o drama vivido pelos moradores do lixão de Barreiras-BA”.

 

“Embora exista um plano municipal de resíduos sólidos, com diretrizes relacionadas ao suporte e melhoria das condições de trabalho dos coletores de materiais recicláveis, o que existe na realidade é um total descaso com aqueles que vivem e trabalham lá, bem longe dos princípios de dignidade, saúde e cidadania previstos na Constituição”, relata Nadya, sobre os resultados gerais do artigo cientifico apresentado.

 

Segundo o professor coordenador do projeto, Aderlan Messias, esta foi uma oportunidade para que os acadêmicos possam vivenciar a realidade e sensibilizar com a situação precária. “De nada valem o conhecimento científico e os títulos, se não usarmos em prol do coletivo. A caridade, a humildade e o amor são princípios essenciais que o ser humano deve ter”, ressalta ao parabenizar a atitude dos acadêmicos.

 

Sobre o projeto - Durante a 3ª edição do projeto “Barreiras sob enfoque criminológico”, foram expostos no final do mês passado, outros 25 trabalhos científicos que retrataram aspectos da realidade do crime em Barreiras, a exemplo de temas como embriaguez ao volante, ataques às agências bancárias e prática de crimes contra a honra nas redes sociais. Com o objetivo de apresentar e aprofundar a questão do fenômeno criminal, os estudantes também focaram em demandas atuais da sociedade local, a exemplo do tempo de espera nos bancos e descumprimento da lei de 15 minutos, violência intrafamiliar contra idosos e implantação da Unidade Prisional em Barreiras.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

    A Clínica de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) fechou o ano com o recorde de atendimentos para a população. Foram realizados pelos profissionais e acadêmicos de Fisioterapia da instituição 4.419 atendimentos ao longo de 2016. Do total, 3012 foram relacionados na especialidade da Fisioterapia em Ortopedia; 804, em Pediatria; e 603, em Neurologia. No ano passado foram cerca de três mil sessões de fisioterapia contabilizando todas as áreas de atuação da Clínica. 

    Segundo a vice-diretora acadêmica e coordenadora do curso de Fisioterapia da FASB, Luciane Jóia, este número recorde de atendimentos demonstra a infraestrutura e o serviço de excelência desenvolvidos pela Clínica de Fisioterapia. “Este é um espaço de ensino aprendizagem do curso de Fisioterapia. Por meio da prestação do serviço para a população, os estudantes dos últimos semestres podem desenvolver as técnicas, com orientação dos professores, e começam por meio do estágio supervisionado a trabalhar, na prática, a profissão que escolheram”, reforça.

    Em 2016, a Clínica de Fisioterapia passou a atender também crianças e adolescentes. Além de pacientes de Barreiras, a Clínica atende também a população de cidades vizinhas como Angical, Cotegipe e São Desidério, que buscam, gratuitamente, as sessões de fisioterapia com infraestrutura moderna e funcional com salas amplas, climatizadas e equipadas com aparelhos de última geração. Os atendimentos deverão ser retomados a partir de março de 2017 na Unidade de Serviços da FASB, localizada próximo à praça da Maçonaria.

Serviço- A Clínica de Fisioterapia da FASB, sediada na Unidade de Serviços, oferece atendimento gratuito especializado para pacientes com disfunções ortopédica, traumatológica, neurológica, ginecológica e pulmonar. Para ser atendido é necessário encaminhamento médico solicitando as sessões de Fisioterapia. Informações, consultas e agendamentos na Clínica de Fisioterapia da FASB pelo telefone: (77) 3611 7446 ou (77) 3612 2658. Outras informações: http://www.fasb.edu.br/institucional/40.html

Publicado em Notícias

 

 

 

Nesta quinta (15), a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) encerrou as atividades acadêmicas do ano letivo ao promover a colação de grau em gabinete de 48 formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão da Tecnologia da Informação (GTI), Gestão Financeira, Normal Superior com Habilitação em Magistério, Psicologia e Produção Audiovisual. A cerimônia contou com amigos e familiares dos formandos que celebraram a conquista de mais um grupo de acadêmicos graduados na instituição. 

Para Tadeu Bergamo, diretor-presidente da FASB, que presidiu a cerimônia de colação de grau, este momento é importante ao abrir um novo ciclo na vida destes acadêmicos que se dedicaram nos últimos anos para estarem aptos a ingressarem no mercado de trabalho. “Para nós, profissionais e professores da FASB, este é o momento da confirmação do “dever cumprido” com a confiança no desenvolvimento de um trabalho pautado na qualidade do ensino e no estímulo à pesquisa e extensão em todos os cursos de graduação da instituição”, destaca.

 

Os acadêmicos que participaram da colação de grau em gabinete se juntaram aos 68 acadêmicos graduados no mês de agosto, e 165, no mês de março, graduados nos 12 cursos de graduação da instituição. Com 18 anos de atuação, a FASB contou com um ano de conquistas ao receber, no mês de agosto, o reconhecimento das práticas de estágio durante o Prêmio IEL de Estágio, e da aguardada autorização do curso de Medicina. Em março, juntamente com a formatura de Direito, foi comemorado o sucesso na aprovação de 61,74% na aprovação do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelos acadêmicos da FASB.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O curso de Produção Audiovisual da Faculdade São Francisco de Barreiras, em parceria com a Bahia PCH I, exibiu na última quinta-feira (8) no Centro Cultural Celso Barbosa, em São Desidério, três vídeos documentários produzidos sobre manifestações culturais locais. Intitulado de “Estética Interiorana”, o projeto iniciado em março deste ano mapeou as principais manifestações populares apontadas pela comunidade local, cujo resultado foi a produção de documentários que versaram sob as seguintes temáticas: o Reisado (festa religiosa comemorada na véspera do Dia dos Reis), o processo de fabricação da farinha de mandioca (comida típica local) e o Rio das Fêmeas (uma das principais bacias do Rio São Francisco).

Durante a exibição, autoridades e representantes locais destacaram a importância do projeto para a valorização das manifestações culturais locais, com forma de ampliar a visibilidade de tais tradições, bem como a riqueza dos materiais exibidos. “Nossa intenção é dar continuidade com a parceria buscando mapear outras manifestações artísticas e culturais da nossa região”, explica Vandré Vilela, coordenador do curso de Produção Audiovisual da FASB.

Além da exibição na sede municipal de São Desidério, os documentários também serão apresentados nos povoados de Derocal, Penedo e Sítio Grande. A parceria integrou o Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da PCH Sítio Grande, que tem o objetivo de valorizar aspectos culturais, da memória e ecologia da sede municipal e das comunidades tradicionais de São Desidério.

 
Publicado em Notícias

 

Antes mesmo da colação de grau, prevista para este mês, o acadêmico de Administração da Faculdade São Francisco de Barreiras, Paulo Castro, foi selecionado para o programa de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP). As aulas do Mestrado em Administração Geral estão previstas para começar em março de 2017. “Espero que o programa seja o início de uma longa carreira dedicada ao ensino e à pesquisa”, aponta.

Com o edital lançado em julho, ele precisou passar por três etapas eliminatórias, como o teste Anpad [Exame de proficiência aplicado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração], análise do currículo e pré-projeto e entrevista e arguição do projeto. “O projeto apresentado precisou entrar na linha de pesquisa responsabilidade socioambiental, diferente do estudo do trabalho de final de curso redigido na FASB”, explica ele, que ainda aguarda o resultado da seleção do mestrado em Administração da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Para o acadêmico, a graduação na FASB teve uma importante contribuição nessa conquista. “Fui percebendo o valor da pesquisa acadêmica por meio de eventos da instituição como o CIC [Congresso de Iniciação Científica] e exposição científica promovido pelo curso de Administração”, explica o acadêmico. “Além disto, a coordenação do curso, representada pela professora Joana Ramos incentivou os acadêmicos na produção de material científico. Este suporte é muito positivo para a construção de uma carreira acadêmica e profissional”, acrescenta.

 
Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

A Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) divulgou na manhã de hoje, quinta-feira (8) o resultado do primeiro vestibular de Medicina da instituição. A lista dos aprovados pode ser acessada agora nos links:www.fasb.edu.br ou www.strixeducacao.com.br. Os estudantes selecionados deverão comparecer a partir da próxima segunda-feira (12) na sede da FASB para efetuarem a matrícula. Deverão apresentar, na oportunidade, os originais e cópias do RG, CPF, comprovante da última votação, título eleitoral, certidão de nascimento/casamento, e histórico e certificado de conclusão do ensino médio. As aulas do curso de Medicina da FASB começam no próximo semestre letivo, a partir de fevereiro de 2017.

“No ato da matrícula, os menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou representantes legais. No ato da matrícula, o candidato será fotografado para confecção do cartão de acesso à faculdade”, explica o coordenador do processo seletivo, Marcos Fenato. Para garantir uma das 80 vagas ofertadas, os candidatos prestaram vestibular de Medicina nos dias 27 e 28 de novembro, e precisaram testar os conhecimentos em Português, Língua Estrangeira (Inglês/Português), Matemática, Biologia, Física, Química, História e Geografia. 

O Vestibular de Medicina da FASB foi considerado um sucesso. Concorreram às vagas 520 candidatos que vieram de 80 cidades pertencentes a 11 estados brasileiros. Além da Bahia, prestaram prova inscritos do Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Tocantins e até mesmo do Rio Grande do Sul e São Paulo.  “Estamos preparados para receber os novos acadêmicos de Medicina da FASB. Temos laboratórios e equipamentos modernos, salas climatizadas, professores qualificados e o programa de estágio curricular já definido com as parcerias com os hospitais e postos de saúde da nossa região”, destaca o diretor-presidente da FASB, Tadeu Bergamo. O curso de Medicina da FASB foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 17 de agosto deste ano com a publicação da portaria 384 no Diário Oficial da União, depois de 11 anos de trâmite.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

Na última sexta-feira (2), os acadêmicos de Produção Audiovisual da Faculdade São Francisco de Barreiras apresentaram o documentário “Um Rio Grande Que Ficou Pequeno” como resultado do trabalho de conclusão de curso.  Os acadêmicos Ana Carla Pereira, Crisna Imhof, Edy Anailton de Matos, Paulo Gutemberg e Vinícius Anjos, iniciaram o projeto em agosto deste ano com o objetivo de relatar o descaso que o rio Grande vem sofrendo e o sofrimento de quem sobrevive das riquezas que o rio oferece.

“Foi um impacto muito grande dar de cara com essa triste realidade. Foi muito bom conhecer as pessoas simples que vivem do rio, ficou uma amizade que vai além do documentário. Nosso desejo é que esse documentário seja mostrado para as escolas e para a comunidade”, declara o acadêmico, Paulo Gutemberg.

O coordenador do curso de Produção Audiovisual, Vandré Vilela, explica que foi desenvolvido um trabalho de qualidade técnica, no desenvolvimento das entrevistas, e dos registros captados do rio Grande. “O documentário, por meio da edição final, reuniu elementos que pode fazer a obra uma referência quando se trata de mostrar as belezas e os problemas vivenciados por aqueles que vivem às margens do rio Grande”, aponta.

Um dos supervisores do projeto, o diretor acadêmico da FASB, Roberto Marden Lucena, parabenizou a equipe pelo empenho no desenvolvimento do documentário voltado para sensibilizar a população da importância do rio Grande para toda a região oeste da Bahia. "Que esse projeto desenvolvido pelos nossos acadêmicos sirva de alerta para a preservação do rio Grande pela nossa comunidade", avalia.   

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

Acordar cedo e participar de uma corrida de 5 km. Este foi o programa do último domingo (04) para cerca de 200 atletas amadores e profissionais que participaram da primeira edição da Corrida Sam-Reis, em Barreiras. O evento contou com o apoio dos acadêmicos do curso de Educação Física da Faculdade São Francisco (FASB), que se posicionaram em pontos estratégicos ao longo do percurso para oferecer suporte aos competidores.

Iniciada por volta das 6h, os pontos de largada e chegada se concentraram na Praça da Igreja Perpetuo Socorro e os competidores percorreram na ida e na volta a Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), seguindo até a rotatória da Santa Luzia (BR 242), na altura do Hotel Morubixaba. Para Milton Reis, organizador do evento, o objetivo é a promoção da saúde e integrar os amantes da corrida de rua. “Nesta competição, o importante é participar. Tivemos criança, adulto, homem e mulher competindo e todos ganharam medalhas”, afirma.

Entusiasta e apoiador das corridas em Barreiras, o professor e coordenador do curso de Educação Física da FASB, Milton Cesar, explica que “esta é uma oportunidade para que os acadêmicos do curso de Educação Física da FASB possam prestar apoio à competição e aprender sobre a organização deste tipo de evento”. Mayzon Campos, do 6º semestre de Educação Física na FASB, gostou da experiência que vai agregar quando participar dos próximos eventos esportivos. “Antes da largada, reforçamos junto aos competidores sobre a importância do alongamento e da hidratação antes e depois da corrida. Participar desses eventos esportivos também contribui para o nosso currículo”, destaca.

Ao se juntar aos demais atletas, Carolina Adam, professora de Educação Física da FASB, está empolgada com a modalidade que começou a treinar a partir de abril deste ano. “Esta é a minha terceira competição. Comecei a praticar corrida de rua porque estava sem tempo. Desde então, achei uma maneira de participar das corridas, motivada também pelas competições que vem acontecendo na cidade”, enfatiza.

 

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

Com a proposta de aprender mais sobre as limitações e dificuldades de pessoas portadoras de alguma deficiência (física, visual, auditiva ou intelectual), na última sexta-feira (02), cerca de 50 colaboradores da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) participaram de uma palestra com o tema “Acessibilidade e Inclusão no ambiente acadêmico”. 

O objetivo é manter, de forma contínua, a preparação dos servidores técnico administrativo e docentes da FASB no atendimento aos estudantes e visitantes portadores de algum tipo de deficiência que precisam de suporte para acessar todos os espaços e atividades da instituição.

Para Sintia Almeida, auxiliar de serviços gerais há dois anos na Fasb, participar das palestras é sempre muito proveitoso. E o que ela aprende, sempre conversa com familiares em casa. “Toda vez que tem palestra ou curso novo eu venho. Acho muito importante o aprendizado”. Segundo Sintia, a palestra sobre acessibilidade também vai ajudar na relação com os estudantes que precisam de ajuda na FASB.

De acordo com a psicóloga Fabiana Grossi, a palestra ajuda a quebrar preconceitos, sendo mais um espaço para falar mais e abertamente sobre acessibilidade. “Apesar dos constantes treinamentos e estrutura física favorável para recepciona-los da melhor forma, tem pessoas que desistem de estudar por não se sentirem tão à vontade com o ambiente acadêmico. O importante é ampliar o conhecimento e compartilhar informação”, acredita.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

Na tarde do último sábado (03), centenas de inscritos se dirigiram à Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) para participarem do Vestibular Geral da instituição. Com o tema “O primeiro passo para buscar estar sempre na frente”, a prova vai selecionar os novos acadêmicos dos cursos de graduação e tecnólogos para o próximo ano. O resultado da primeira chamada será divulgado nesta segunda-feira (5). O gabarito oficial da prova já pode ser consultado através do sítio www.fasb.edu.br

Juliana Gusmão Oliveira, 17, partiu de São Desidério, para prestar o Vestibular de Fisioterapia. “Após participar de uma exposição de cursos na FASB, em outubro, fiquei entusiasmada pelo curso. Gostei muito dos acadêmicos discorrendo sobre a profissão e a carreira, o que me ajudou a decidir qual profissão seguir”, afirma. Já Leandro Alexandre da Silva veio de Juazeiro, no norte da Bahia, para cursar o Vestibular. Ele conheceu a FASB por meio de conversa com amigos. “Espero passar no vestibular de Direito, e assim voltar a morar na cidade”, almeja.

O coordenador do processo seletivo, Marcos Fenato, explica que todo o Vestibular transcorreu de maneira tranquila. “A própria instituição é responsável por todo processo e os professores e colaboradores da FASB ajudam na organização do processo seletivo”. Foram oferecidas vagas para os cursos de Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão de Tecnologia da Informação (GTI), Gestão Comercial, Produção Audiovisual e Psicologia. Outras informações do Vestibular da FASB podem ser consultadas online pelo site www.fasb.edu.br/vestibular.

Publicado em Notícias
Pagina 1 de 2

Reimpressão de Boleto do Vestibular

Informe o RG ou CPF que você utilizou na inscrição.

RG ou CPF:  

 

Buscar Notícia