Itens filtrados por data: Abril 2017

 

 

Os acadêmicos do 9º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) levaram no dia 13 de abril orientações de prevenção e tratamento da Pressão Arterial e Diabetes para os moradores do povoado Quente-Frio, em Barreiras. Durante ação, que integra a atividade do estágio curricular em saúde pública do curso de Enfermagem da FASB, eles alertaram para os principais sinais e sintomas das doenças, que foram identificadas durante avaliação como as que mais prevalecem no povoado.

De acordo o Ministério da Saúde, aproximadamente 22,7% da população brasileira é diagnosticada com hipertensão e 5,6% possui diabetes, entre os tipos 1 e 2. Estima-se que cerca da metade da população com diabetes também sofre de hipertensão, precisando de acompanhamento médico para as duas doenças.

Durante palestra educativa, os acadêmicos pontuaram sobre a importância de manter hábitos de vida saudáveis tanto para o controle como para a prevenção da doença. “É melhor ficar atento a essas duas patologias, apesar de diferentes, a hipertensão e o diabetes frequentemente caminham lado a lado”, explica a professora orientadora do estágio curricular, Cleide Maria Fernandes.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

   Na última sexta-feira (21), no Ginásio de Esportes, em homenagem aos 18 anos, a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) promoveu um almoço de confraternização para servidores técnico administrativos e professores que se dedicam para consolidar a maior instituição de ensino superior privado do Oeste Baiano. Além do almoço e muita música, o diretor-presidente da FASB, Tadeu Bergamo, conduziu a cerimônia e apresentou o projeto arquitetônico do futuro hospital universitário da FASB.

   Na oportunidade, foram entregues as placas de homenagem a nove professores e servidores da instituição: Na oportunidade, foram entregues as placas de homenagem aos colaboradores da instituição que completaram 10 anos de trabalho: Diogo Afonso Souza de Queiroz (Bibliotecário), Diogo Pereira Cardoso de Sá (Professor), Janaína Ferreira (Marketing), Jorge da Silva Júnior (Professor, representado pela professora Daiane Guerreiro), Luzia Almeida Limo (Serviços Gerais), Maria Madalena de Souza Matos (Professora), Valéria Pereira Lima (Telefonista) e Vandré Vilela (Professor).

   “A FASB completa 18 anos e a nossa instituição representa o marco do desenvolvimento do Oeste baiano com implantação de cursos jamais imaginados que pudessem ser oferecidos aqui na região. É uma tradição da instituição reunir todos os colaboradores para comemorar. Isso é uma forma de mostrar que nós valorizamos o papel dele, porque eles que fazem a FASB acontecer”, reforça Bergamo.

   Presente na solenidade, o prefeito de Barreiras, parabenizou a instituição, que nesses 18 anos atingiu um grande momento de conseguir instalar o curso de Medicina. “Nós acreditamos que com esse curso o crescimento da instituição será maior e nós esperamos, em breve, a contribuição desses futuros profissionais aqui na nossa cidade. Já somos um pólo educacional e logo seremos um pólo de saúde com o apoio da FASB”, aponta.

   Parceria desses 18 anos da instituição, a vice-prefeita, Karlúcia Macedo, está muito feliz pela instituição ter confiado em Barreiras.  “A cada ano os cursos foram evoluindo e nossas famílias não precisaram mais sair para buscar ensino superior de qualidade. Hoje podemos ver nossos filhos formados e trabalhando em Barreiras. Parabenizo a todos os professores, diretoria e servidores pelo belíssimo trabalho que fizeram e têm feito para a região”, afirma. Também participaram do evento o secretário municipal de saúde, Tiê Araújo, e a diretora do IFBA/Barreiras, Dicíola Baqueiro, que sempre se mantiveram parceiros da FASB na caminhada destes 18 anos. 

   Ao chegar à maioridade, a FASB conquistou a autorização para implantar o curso de Medicina e a primeira turma ingressou na instituição neste primeiro semestre. Atualmente, a instituição disponibiliza à comunidade 12 cursos de nível superior presencial: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Gestão da Tecnologia da Informação, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Produção Audiovisual e Psicologia. Neste início do ano, durante a temporada de formaturas, a instituição já chegou à marca de 4.750 mil profissionais graduados.

 

 

 
Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

Na semana em que comemora 37 anos, a Escola Municipal Boa Sorte foi presenteada pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) com a distribuição de garrafinhas (squeezes), que substituirão os copos descartáveis dentro da unidade escolar. A entrega foi realizada nesta terça-feira (18) para 400 estudantes, professores e servidores da escola.

A ação faz parte do projeto de responsabilidade socioambiental da FASB, que empreende projetos na comunidade e atende as demandas da escola localizada no entorno da faculdade. Os alunos também fizeram bonito e agradeceram a doação com apresentações de poesia e música que lembraram a importância da escola para a comunidade.

“Essa parceria com a FASB tem grande importância, porque conscientiza o nosso aluno a conservar o meio ambiente. As garrafas também acabam integrando os pais com a escola. Sempre que um aluno esquece a garrafinha o pai ou a mãe vem trazer, porque sabe da importante dela”, disse a diretora da escola, Vaneide Oliveira.

Ao entregar as famosas garrafinhas, Valério Vilela, responsável pelo setor de marketing da FASB, reforçou a importância da instituição “adotar” a escola para desenvolver ações socioambientais. “Temos essa iniciativa de entregar as garrafinhas, porque é um pouco da preocupação social da FASB na comunidade na qual está inserida”, afirma

Ainda, segundo Valério, as garrafinhas ajudam a criar uma consciência ecológica nas crianças e melhorar a qualidade das aulas para que eles não saiam tanto da sala para beber água. Além dessa ação, realizamos outras atividades aqui na escola e para a comunidade”. Intitulado de FASB Sustentável, as squeezes começaram ser entregues na Escola Municipal Boa Sorte em 2010 e também acontece no início de todo o semestre letivo para os acadêmicos, professores e servidores da própria FASB.

 

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

Juntamente com acadêmicos, servidores e professores, a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) comemora nesta quarta-feira (19) a sua maioridade e consolida o posto de maior instituição de ensino superior privado do oeste da Bahia. Com direito a bolo e música, durante o intervalo das aulas pela manhã e à noite, a instituição celebra 18 anos na formação de profissionais em cursos de graduação para o mercado de trabalho.

“São 18 anos em uma caminhada intensa. A primeira delas é o compromisso com o regional, compromisso este que se materializa com o trabalho pedagógico, desenvolvimento de pesquisa regional dentro da realidade que nos vivenciamos, fazendo avançar o ensino em sala de aula”, explica o diretor acadêmico Roberto Marden Lucena, que está a 16 anos na instituição. “Tenho uma grata satisfação de fazer parte do quadro de professores e equipe de dirigentes. O que mais me engrandeceu nessa jornada que é possível fazer um trabalho sério de educação universitário e estabelecer relações democráticas”.

Ao chegar a maioridade, a FASB conquistou a autorização depois de 11 anos de luta para implantar o curso de Medicina e a primeira turma ingressou na instituição neste primeiro semestre. Atualmente, a instituição disponibiliza à comunidade 12 cursos de nível superior presencial: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Gestão da Tecnologia da Informação, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Produção Audiovisual e Psicologia. No mês de março, durante a temporada de formaturas, cerca de 200 novos profissionais se graduaram pela instituição, que já chegou à marca histórica de quase 5 mil graduados.

Para a acadêmica de Enfermagem, Franciele Nascimento, que ingressou na instituição no ano passado, o diferencial da FASB é a credibilidade que ela criou nestes 18 anos ao apoiar na profissionalização do mercado de trabalho tornando-se uma referência de ensino. “A instituição vem fomentando o desenvolvimento da região. Eu espero ser uma excelente profissional no futuro, porque acredito na grade curricular e nos professores para esse meu crescimento e capacitação”, explica.   Para a servidora Maria Aparecida, há 12 anos na instituição, a FASB só acrescentou em sua vida. “Comecei como telefonista e estou há 10 anos como secretária da direção. Sou graduada e estou finalizando a pós-graduação com a ajuda da instituição. Pretendo crescer ainda mais juntamente com a instituição”, afirma.

A instituição é reconhecida pela política pedagógica voltada para a “sustentabilidade coletiva” e pela “gratuidade” o que vem proporcionando a graduação de profissionais tecnicamente qualificados para o mercado de trabalho. Os cursos da FASB são sempre listados na publicação do Guia do Estudante, da Editoria Abril, uma referência para indicar os melhores cursos do Brasil aos novos vestibulandos. Além de devidamente aprovados e credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), os curso da instituição são satisfatoriamente avaliados durante os processos de reconhecimento e por meio dos exames prestados pelos acadêmicos como o Enade [Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes].

Ao longo dos últimos 18 anos, foram realizados investimentos na infraestrutura física da FASB com uma nova e confortável área de convivência, laboratórios modernos e equipados, salas climatizadas, amplo ginásio de esportes, estacionamento seguro e atualização rotineira do acervo da biblioteca física e virtual. “Oferecemos hoje as melhores condições para o melhor desenvolvimento de ensino-aprendizagem em sala de aula. Somos hoje uma referência de qualidade em ensino superior e agradeço a todos que passaram por aqui e nos ajudaram a construir a faculdade do oeste baiano”, reforça o diretor-presidente da FASB, Tadeu Bergamo.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

Os acadêmicos do 1º semestre de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras participaram na tarde desta segunda-feira (17) de uma visita técnica para conhecer as instalações do Hospital do Oeste (HO), em Barreiras. Eles tiveram a primeira experiência mais próxima da atuação como futuros profissionais. A ação foi coordenada pela professora Janezeide Borges e a visita continua nesta terça-feira (18) e na próxima segunda-feira (24) com os demais calouros do curso. Na oportunidade, eles tiveram as primeiras noções das atribuições do profissional enfermeiro dentro de uma unidade hospitalar.

A visita guiada dos acadêmicos ingressantes do curso de enfermagem da FASB ao Hospital do Oeste (HO) integra a programação da disciplina “História da Enfermagem e Biossegurança”. Para Janezeide, estas experiências ajudam a solidificar o aprendizado dos acadêmicos que estão no início do processo de aquisição do conhecimento. “Esta visita tem o objetivo de aliar o aprendizado em sala de aula com as experiências vivenciadas na ‘realidade’ hospitalar. Aqui, visitamos as enfermarias e passamos pelos leitos dos pacientes. É o contato direto que eles devem levar a sério essa atividade e despertar o interesse em ajudar o próximo”.

Para a acadêmica Juliana Oliveira, essa foi uma experiência que ajuda a fortalecer a decisão profissional. “Tenho vontade de conhecer cada vez mais as rotinas hospitalares. Tenho o sonho em trabalhar em emergência de um grande hospital e aqui pude tirar minhas dúvidas”. A mesma expectativa foi destacada por Vinícius da Rocha, que em trabalhar como socorrista no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “É minha primeira vez nesse hospital como visitante. É a grande referência para nós futuros profissionais, onde vamos estagiar e trabalhar e quero aproveitar cada momento para aprender muito”, ressalta.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

Os acadêmicos do 7º semestre de Administração da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) realizaram no último sábado (8) uma visita técnica as instalações da Ambev – Centro de Distribuição Direta Barreiras, localizada no Distrito Industrial de Barreiras. Na oportunidade, os acadêmicos foram apresentados ao funcionamento da estrutura logística da empresa, desde o planejamento, armazenagem, movimentação, estocagem, transporte e distribuição.

A professora Fabrícia Porto, que ministra a disciplina de Logística do curso de Administração, explica que a visita tem o objetivo de mostrar na prática o funcionamento logístico de uma grande empresa, bem como fomentar as capacidades orientadas para o resultado com as responsabilidades sociais e legais com foco na logística. “Estarem aqui foi uma ótima oportunidade para que eles se coloquem em uma posição de futuros gestores logísticos”, explica ela.

Para a gerente de pessoas da Ambev, Andreia Serqueira, esta parceria com as instituições de ensino são importantes para identificar novos profissionais para integrar a equipe da Ambev. “Para eles, como profissionais é importante para que eles conheçam como funciona toda a logística do momento em que a bebida sai da fábrica e chega à mesa dos bares”, explica.

O acadêmico Diego Ronie explica que a visita foi bastante importante para a sua trajetória acadêmica. “Pude conhecer mais da empresa do ramo de bebidas, o que me fez entender como todo o processo é bastante complexo sendo necessário ter pessoas muito capacitadas para tudo funcionar perfeitamente bem para não prejudicar a entrega do produto aos clientes”.

Antes de conhecerem as instalações, os estudantes foram apresentados às normas que visam garantir a segurança e a integridade física dos visitantes. A Ambev faz parte da Anheuser-Busch Inbev, conhecida como AB Inbev, que conta com mais de duzentas marcas de bebidas. O Centro de Distribuição Direta de Barreiras é responsável pela distribuição em toda a região Oeste da Bahia.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

Conhecido pelo seu trabalho de orientação sexual para jovens e adolescentes na TV brasileira, o médico psiquiatra Jairo Bouer será a grande atração do 15º Congresso de Iniciação Científica (CIC) da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). No dia 10 de maio, ele promove a palestra de abertura do evento com o tema “Impactos da Tecnologia na Saúde e no Comportamento Humano”. Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, Bouer trabalha com comunicação há 20 anos focando no seu trabalho de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, saúde e sexualidade dos jovens.

Atualmente, Bouer pode ser visto como convidado eventual do programa “Encontro” da apresentadora Fátima Bernardes, e é colunista do jornal Estado de São Paulo, da Revista Época e UOL. Já atuou como colaborador em veículos como Folha de São Paulo, Rede Globo, MTV, TV Cultura, Jovem Pan, dentre outros. É autor de 11 livros e audiolivros, dentre eles, Guia dos Curiosos Sexo (Panda Books), Sexo & Cia. (Publifolha) e a coleção Bate-Papo, que traz títulos como Álcool , Cigarro e Drogas e Primeira Vez. 

A 15ª edição do CIC terá como tema “Tecendo a pesquisa científica na FASB”. Durante três dias, de 10 a 13 de maio, o evento vai levar uma programação completa e atual das mais diversificadas áreas do conhecimento por meio de palestras, mesas redondas e minicursos com temas voltados às áreas médicas, jurídicas, humanas, saúde e agrária, dentre outras. O evento também é uma oportunidade para a submissão de resumos e trabalhos científicos que devem ser encaminhados para avaliação até o dia 20 de abril.

Inscrições - Para conferir a palestra do Jairo Bouer na 15ª edição do CIC da FASB, os interessados podem se inscrever até o dia 08 de maio, com valores promocionais, no prédio I da FASB, localizada na BR-135, KM 1,  bairro Boa Sorte, Saída para São Desidério. Para acadêmicos, egressos e profissionais da FASB, o investimento é de R$ 80,00 e para acadêmicos de outras instituições, profissionais e público em geral, R$ 100,00. Os primeiros 600 inscritos ganharão como brinde um “saco mochila”. Informações gerais e dúvidas acesse o site www.fasb.edu.br/congresso ou entre em contato pelos telefones (77) 3613-8830 / 3613-8835.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

A terceira edição do Encontro Agronômico da Faculdade São Francisco de Barreiras (Enagro/FASB) teve início nesta quinta-feira (06) no Centro Territorial de Ensino Profissional (Cetep). Com o tema “Sustentabilidade no Agronegócio”, a abertura contou com uma mesa redonda com palestras destinadas a produções biológicas, socialmente justas e economicamente viáveis.

“O Enagro é uma idealização do Diretório Acadêmico de Agronomia e dos acadêmicos da FASB. É uma iniciativa que promove a interdisciplinaridade entre estudantes e técnicos ligados ao agronegócio com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento desses futuros profissionais”, explica a coordenadora do curso de agronomia da FASB, Daiane Guerreiro.

O tema foi proposto com o objetivo de sensibilizar sobre a importância de preservar o meio ambiente e garantir os recursos naturais e sobrevivência para as futuras gerações. Para Daiane, “a sustentabilidade é somar, contribuir e preservar para poder colher. O importante é produzir de forma responsável e eficiente para viabilizar a produção de gerações futuras. Cada um de nós, profissionais, estudantes e cidadãos, tem a responsabilidade de agir de forma a manter vivo o nosso planeta, tirando seu sustento de forma digna e sustentável”, resume.

No primeiro dia de Enagro, os mais de 200 inscritos no evento acompanharam uma mesa redonda com a temática “Produção biologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa”. Os palestrantes foram o doutor em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (UNB), Magno Rodrigues de Carvalho Filho, o engenheiro agrônomo da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Luiz Stahlke, e o engenheiro agrônomo, mestre em ciência e biotecnologia, Nailton Almeida, que atua como fiscal na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).

O Enagro vai oferecer aos inscritos durante estes três dias de palestras com temas sobre “Segurança Alimentar”, “Segurança e Saúde dos Trabalhadores Rurais” e “Desafios da Gestão Efetiva de Grandes Propriedades”. O evento se encerra no sábado (8) com a apresentação dos trabalhos técnicos científicos dos acadêmicos da FASB, UNEB, UFOB e Cetep.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

O horário do intervalo na noite desta quarta-feira (05) na Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) foi ao som do rock da banda Índio Colibri! Os acadêmicos de Produção Audiovisual realizaram a terceira edição do Intercult (Intervalo Cultural) para mostrar a diversidade cultural de Barreiras dentro do ambiente universitário.

“A ideia é fazer um intervalo voltado para a cultura, levar a arte para todos os alunos. São apenas 20 minutos, mas é o suficiente para passar a nossa mensagem de que a cidade precisa ter mais eventos voltados para a arte da nossa região”, disse o egresso e integrante da banda Índio Colibri, Paulo Gutemberg.

A organização do evento ficou sob a responsabilidade dos alunos do primeiro semestre de Produção Audiovisual da FASB, que não se intimidaram com o desafio. “Esse projeto é muito importante para integrar toda a galera da FASB sobre os trabalhos que desenvolvemos no nosso curso. Para nós, alunos do curso, é uma oportunidade de vivenciar na prática todos os segmentos da comunicação para crescer como futuros profissionais”, explica a acadêmica Giovana Cruz.

Criado com o objetivo de promover as manifestações artístico-culturais, o coordenador do curso, Vandré Vilela, explica que o projeto do Intervalo Cultural nasceu em 2015 pela iniciativa dos próprios acadêmicos de Produção Audiovisual e já está consolidado como atividade institucional. “O Intercult dinamiza a instituição ao trazer algo diferente para o horário do intervalo quebrando um pouco dessa seriedade do meio acadêmico e para os estudantes também terem esse momento de lazer”, explica.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

Com o tema “Sustentabilidade no Agronegócio”, a III edição do Encontro Agronômico da Faculdade São Francisco de Barreiras (Enagro/FASB), terá abertura oficial nesta quinta-feira (6) a partir das 8h, no auditório do Centro Territorial de Ensino Profissional (Cetep). Será realizada uma mesa redonda com palestras destinadas a produções biológicas, socialmente justas e economicamente viáveis. Ao longo dos próximos três dias, o Enagro vai oferecer aos inscritos palestras com temas sobre “Segurança Alimentar”, “Segurança e Saúde dos Trabalhadores Rurais” e “Desafios da Gestão Efetiva de Grandes Propriedades”.

A organização do evento, composta pelos membros do Diretório Acadêmico de Agronomia da FASB, prevê a participação de 200 estudantes e profissionais. As inscrições já estão encerradas. A coordenadora do curso de agronomia da FASB, Daiane Guerreiro, explica que o Enagro vem atraindo os estudantes de outras instituições como o Cetep e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). “O evento traz uma discussão científica ligada à gestão da sustentabilidade no agronegócio de toda a região oeste da Bahia como forma de contribuir com a formação e conhecimento técnico dos nossos estudantes”, explica ela.  

O principal diferencial do Enagro para a participação dos estudantes são os mini-cursos, que acontecerão no Campo Agrostológico da FASB e que trarão temas como “Formação de Pastagens” e “Desafios do Cultivo de Tomates”. Também serão realizados mini-cursos na Chácara Volkem (saída para São Desidério), com os treinamentos relacionados ao Confinamento Intensivo de Ovinos. O evento se encerra no sábado (8) com a apresentação dos trabalhos técnicos científicos inscritos pelos acadêmicos das instituições de ensino e pesquisa da região, como FASB, UNEB, UFOB e Cetep.

Publicado em Notícias
Pagina 1 de 2

Reimpressão de Boleto do Vestibular

Informe o RG ou CPF que você utilizou na inscrição.

RG ou CPF:  

 

Buscar Notícia