Itens filtrados por data: Maio 2017

 

 

 

 

 

 

 

Com a reta final do semestre acadêmico na Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), os acadêmicos do 3º, 5º e 7º semestres estão apresentando desde o início da última semana os Trabalhos Interdisciplinares Institucionais, mais conhecidos como TII´s. Na última quinta-feira (25), os acadêmicos de Ciências Contábeis e Direito demonstrarem para uma banca de professores os resultados da produção de uma pesquisa única desenvolvida com os conteúdos das disciplinas cursadas durante o semestre. Os cursos de Enfermagem e Psicologia também já fizeram as suas apresentações.

“A realização deste trabalho evidencia o protagonismo acadêmico em cada um dos cursos. Com o TII, temos a oportunidade de aplicar o que vemos em sala de aula ligando a teoria com a prática”, explica o acadêmico do 5º semestre de Direito, Deyvisson Câmara, que apresentou o trabalho juntamente com as turmas do 3º e 7º do curso na última quinta-feira (25).  Como parte final dos trabalhos que encerram o primeiro semestre acadêmico da Fasb, esta avaliação integra a Proposta Pedagógica Fasbiana, que versa sobre o conceito da Sustentabilidade Coletiva.

A acadêmica de Direito, adriana Santana, também apresentou seu trabalho na ultima semana. “Nesse semestre o TII inovou. Tivemos que nos basear nas respostas de trabalhos de conclusões de cursos dos semestres anteriores. Para tal, tivemos três meses para desenvolver o trabalho”, explica.  A importância do TII foi destacado também por Nivenir Câmara, do 7º semestre de Direito. “O trabalho interdisciplinar envolveu toda a turma. Este trabalho tem uma grande relevância para a nossa formação acadêmica e com a nova metodologia vai ajudar a avaliar as futuras turmas”, destaca.

Durante a execução do projeto, os estudantes se deparam com situações vivenciadas na rotina do mercado de trabalho, a exemplo de cumprimento de prazos rígidos, gestão de equipe, relacionamento inter-pessoal e tomada de decisões gerenciais e operacionais. Para o coordenador do Programa de Assessoria ao Docente (PAD), Vandré Vilela, é uma experiência marcante para os acadêmicos que se aprofundam no saber teórico e na realidade para a execução de um projeto com base científica consolidando o conhecimento adquirido. “Além de impactar diretamente os estudantes, o resultado do trabalho podem vir a trazer informações sobre a realidade local estudada e provocar a reflexão para trazer uma mudança social”, explica.

 

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

Ao receber uma das maiores homenagens concedidas àqueles que apóiam o desenvolvimento econômico-social de Barreiras, na noite desta quarta-feira (24), o diretor-presidente da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), Tadeu Bergamo, anunciou novos investimentos para a instituição que completou 18 anos de dedicação ao ensino superior em Barreiras e no Oeste da Bahia. Com a Câmara de Vereadores lotada para acompanhar a entrega da Comenda, realizada anualmente dentro da programação do aniversário da cidade, Tadeu reforçou sobre o desenvolvimento do projeto para a instalação de um Hospital Universitário, com capacidade para 220 leitos de internação e 30 para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além da vinda de um mestrado para a área de Medicina.

“Além de atender a demanda do curso de Medicina da FASB, instalado este ano, o Hospital Universitário vai proporcionar mais uma unidade hospitalar para a região trazendo mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento para região. Já o mestrado vai apoiar a capacitação, não somente do curso de Medicina da FASB, mas de todos os profissionais de saúde da região”, afirma. Ainda em seu discurso, Tadeu antecipou também que a FASB vai sediar em setembro o maior evento jurídico do nordeste brasileiro. “Será uma grande intercâmbio com as mais diversas instituições brasileiras e internacionais na área jurídica que estarão reunidas em Barreiras”, afirma.

Tadeu Bergamo estendeu a homenagem a todo o corpo técnico-administrativo, professores e estudantes da instituição que colaboraram e ajudaram na construção da FASB nos últimos 18 anos. “Esta não é uma conquista apenas da Diretoria. O sucesso deste empreendimento precisa ser compartilhado com o trabalho diuturno de mais de 300 pessoas. O meu trabalho é apenas direcionar essa força de trabalho para que tenhamos o resultado satisfatório para atingir a excelência em educação para os nossos estudantes e para atendimento à nossa comunidade. Temos vários profissionais presentes, que se graduaram na FASB e essas pessoas são as peças fundamentais para o sucesso da nossa instituição. O sucesso da faculdade só existe, em razão do respeito que conquistamos ao longo dos anos com a sociedade barreirense”.

Dentre professores, técnicos e egressos da FASB presentes na solenidade, o acadêmico de Direito, Ozeas Abreu, explica que sente muito orgulho de participar desta história. “Sempre acreditei na instituição e em sua proposta pedagógica. É um grande orgulho fazer parte como estudante e também como ex-colaborador dessa renomada instituição. Seu papel fundamental voltada para a sustentabilidade coletiva tem assegurada uma ideia que vem mudando a vida das pessoas que fizeram ou que fez parte da FASB”.

Durante a solenidade, o vereador Dr. José Barbosa, que propôs a homenagem e entregou a Comenda 26 de Maio, afirmou que “ao vir para a região oeste, o Professor Tadeu Bergamo veio desbravar o que há de mais importante para a vida do ser humano.  Há 18 anos, ele veio plantar a semente do saber e da educação. Assim, a FASB já formou, quase cinco mil alunos e vem contribuindo com o progresso da cidade esse ano, a FASB consolidou a implantação do curso de medicina, o que vai proporcionar ainda mais o desenvolvimento da Faculdade e também da região oeste ¨, disse Barbosa.

 
Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

Na última sexta-feira (19) a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) realizou mais uma edição da Semana de Enfermagem que celebra o dia do profissional de enfermagem, comemorado anualmente no dia 12 de maio. Nesta 14ª edição, o evento foi promovido no auditório da Unidade de Serviços da FASB com o tema “A Enfermagem hospitalar nas suas diversas áreas de atuação” que contou com a participação de 100 estudantes e profissionais da área de saúde da região.

Acadêmica do 1º semestre de Enfermagem da FASB, Nefertite Souza de Aragão, gostou dos conteúdos abordados na palestra que beneficia a experiência dentro do mercado de trabalho.“É sempre bom ter conhecimento diferente daquele adquirido na sala de aula”. Natural de Riachão das Neves, o estudante Geanis Santos Machado pensou no futuro ao participar da Semana de Enfermagem. “Quero conhecer as áreas que podemos atuar no mercado da enfermagem o que contribui para reforçar e identificar melhor o que gostamos”, explica.

Durante o evento, foram realizadas duas palestras conduzidas pelas enfermeiras Juliana Marques e Katrina Porto. Ao integrar a comissão organizadora do evento, a professora da FASB, Aline Terra Bonfim, acredita que o evento está devidamente consolidado no calendário da FASB. “A Semana traz como proposta trazer à cada evento uma nova abordagem de nossa área estimula os acadêmicos a conhecer áreas da Enfermagem ainda pouco debatidas”, destaca. Os participantes contribuíram no ato da inscrição com kit de higiene pessoal (sabonete, creme dental, escova de dentes) que serão destinados aos pacientes das unidades hospitalares da rede pública de saúde de Barreiras.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

Os acadêmicos de Produção Audiovisual da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) integraram a programação da 2ª edição da Feira Literária de Barreiras, encerrada neste domingo (21). Ao longo do evento, o curso montou um estande que levou, durante os cinco dias de evento, uma mostra com as principais obras realizadas pelos egressos e acadêmicos do curso de Produção Audiovisual, a exemplo de obras como “A Cultura Rock em Barreiras” e “Intervenções Urbanas”.

Outro projeto que contou com a participação dos acadêmicos da FASB foi o estande de poesia concreta, cujos acadêmicos fizeram adaptações literárias por meio de áudio e vídeo. Os acadêmicos de Produção Audiovisual também estão registrando imagens e entrevistas do evento para a finalização de produções audiovisuais. Na oportunidade, também foram divulgados as ações dos 12 cursos de ensino superior da instituição.

Para os acadêmicos do curso, esta foi uma oportunidade de se aproximar da organização de um evento literário e se aproximar das manifestações culturais em literatura, teatro e música. Ao participar pela primeira vez da Feira Literária, Daniel Santos, acredita que foi uma oportunidade para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Leitura traz muito conhecimento”. Nesta feira, tivemos um contato muito grande com contexto regional”. Para Leu Cesar, esta foi uma experiência que inspirou ao vivenciar a rotina de um grande evento. “Além de nos desenvolver melhor nas atividades, ainda temos a oportunidade de divulgar o nosso curso para os futuros acadêmicos”, afirma.

Na quinta-feira (18), o curso também integrou a programação oficial de palestras, com a participação na mesa redonda “Medicina e Literatura”, que contou com a mediação do coordenador do curso de Produção Audiovisual, Vandré Vilela. As professoras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Nelma Arônia e Rita Aparecida Coelho, discorreram sobre como as obras literárias retratam personagens médicos e enfermeiros ligados às unidades hospitalares.

O coordenador do curso, Vandré Vilela, considera um sucesso o envolvimento dos acadêmicos durante a Feira Literária. “É a oportunidade para que eles possam entender o que envolve toda a produção de um espaço para participar de um evento cultural, e o contato e a reação direta do público presente ao que foi exposto no estande”, afirma. Além de estandes das instituições de ensino realizadoras do evento, como UFOB, UNEB, IFBA e Academia Barreirense de Letras, o evento contou com uma programação de palestras sobre literatura, lançamentos de livros, shows e peças teatrais. A abertura oficial, na quarta-feira (17), teve a participação do renomado escritor Luis Ruffato, que proferiu a palestra “Escrituras da Fronteira”.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

Uma das instituições de ensino superior apoiados da II edição da Feira Literária de Barreiras, a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) integrou o evento nesta quinta-feira (18) com a participação na mesa redonda “Medicina e Literatura”, que contou com a mediação do coordenador do curso de Produção Audiovisual, Vandré Vilela. As professoras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Nelma Arônia e Rita Aparecida Coelho, discorreram sobre como as obras literárias retratam personagens médicos e enfermeiros ligados às unidades hospitalares.

Para Vandré Vilela, esse diálogo ainda precisa ser mais explorando, tendo em vista o tamanho da sua importância. “Por mais que existam poucos debates que envolvam esse assunto, poucas pessoas sabem desta relação. Como vivemos em um mundo que cada vez mais é desejado uma medicina mais humana, creio que teremos uma ampla discussão a partir de agora, para que os profissionais médicos possam enxergar com mais facilidade uma medicina mais humanizada. Por meio da Literatura eles vão ter condições de se enxergarem dentro da profissão e o outro, o paciente que está à sua frente”, explica.

Ao longo do evento, que será realizado até domingo (21), a FASB estará presente com um estande que traz uma mostra com as principais obras realizadas pelos egressos e acadêmicos do curso de Produção Audiovisual, a exemplo de obras como “A Cultura Rock em Barreiras” e “Intervenções Urbanas”.  Outro projeto que terá a participação dos acadêmicos da FASB é o estande de poesia concreta, cujos acadêmicos farão adaptações literárias por meio de áudio e vídeo. Os acadêmicos de Produção Audiovisual também estão registrando imagens e entrevistas do evento para a finalização de um documentário.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade São Francisco de Barreiras (CPA/FASB) apresentou nesta quarta-feira (3) os resultados os resultados do relatório da Autoavaliação Institucional 2016 para os coordenadores de curso, direção acadêmica e mantenedora. O relator da CPA/FASB, Igor Madeira, apresentou os principais pontos do instrumento que visa acompanhar o desempenho da instituição ao longo do último ano letivo, no que se refere às ações de ensino, pesquisa e gestão administrativa. A Autoavaliação cumpre os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Ao receber os resultados da Autoavaliação, o diretor-presidente da FASB, Tadeu Bergamo, explica que o trabalho de excelência desempenhado pela CPA/FASB vem proporcionando melhorias significativas para aperfeiçoar os serviços para toda a comunidade acadêmica. “A partir de agora, em posse dos resultados, a mantenedora vai traçar os planos de ação para as melhorias juntamente os mais variados setores da faculdade e garantir a qualidade de ensino reconhecida na instituição”.  Para avaliar a instituição e montar a Autovaliação, foram entrevistados docentes e técnicos administrativos, acadêmicos, egressos e parceiros externos da FASB, que foram questionados sobre as condições de trabalho, clima organizacional, estrutura física, atividades educacionais de ensino, pesquisa e extensão, alinhamento com a Proposta Pedagógica, e contribuição com a comunidade.

Responsável pela apresentação do Relatório, o representante dos docentes na CPA/FASB, Igor Madeira, acredita na importância da autoavaliação para aperfeiçoar os procedimentos e o desempenho administrativo e pedagógico da instituição. “Com base nas análises das pesquisas, a CPA/FASB deve manter o trabalho de melhoria dos questionários e estabelecer uma política gradativa de incentivo na perspectiva de ampliar a participação dos colaboradores, acadêmicos, egressos, professores e sociedade geral, com a implantação do questionário de autoavaliação eletrônico”, destacou Madeira, durante a apresentação.

Sobre a CPA/FASB - Regulamentada pela Lei que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a CPA/FASB foi criada há 13 anos para conduzir e auxiliar nos processos de avaliação internos da instituição, bem como sistematizar e prestar informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). E na sua constituição, tem assegurada a participação de representantes dos segmentos da comunidade universitária – direção, coordenadores, professores, acadêmicos, egressos e profissionais técnico-administrativos – e da sociedade civil.

Publicado em Notícias

 

O diretor presidente da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), Tadeu Sérgio Bergamo, receberá na próxima quarta-feira (24), a partir das 19h30, a Comenda 26 de maio, maior honraria concedida pelo Legislativo àqueles que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade. A indicação foi aprovada em sessão da Câmara Municipal de Barreiras, nesta terça-feira (16), sendo a Comenda entregue durante as comemorações do aniversário de Barreiras, no dia 26 de maio.

“A escolha do homenageado que receberá a ‘Comenda 26 de Maio’ foi feita com base em pessoas que prestaram e prestam serviços relevantes à nossa cidade. É mais que justo estender essa honra ao professor Tadeu Bergamo pela sua grande contribuição com a educação universitária da nossa região”, disse o vereador José Barbosa, ao propor a entrega da honraria. O vereador destacou, na oportunidade, a importância da FASB como uma referência no ensino de nível superior em todo o oeste da Bahia.

Liderada por Tadeu Bergamo, a FASB completou 18 anos de história no dia 16 de abril, quando celebrou a sua mais recente conquista com a implantação do curso de Medicina, e a marca de 4.750 mil profissionais graduados pela instituição. Atualmente, a FASB oferece 12 cursos de nível superior presencial sendo reconhecida pela qualidade da proposta pedagógica e ampla infraestrutura com biblioteca, salas climatizadas e laboratórios com equipamentos modernos. “Nestes 18 anos, a FASB veio para atender a demanda regional de ensino superior e até hoje somos focados em somar e contribuir com o crescimento e desenvolvimento da região”, afirma Bergamo.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os acadêmicos do 7º semestre de Educação Física da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) doaram os instrumentos de capoeira produzidos durante uma oficina, realizada no dia 5 de maio, para os estudantes da Escola Municipal Professora Adilene Maria Ramos Santos (EMPAMRS), de Bom Jesus da Lapa. Foram entregues, na oportunidade, instrumentos como reco-reco, agogô, berimbau e atabaque.

A coordenadora e idealizadora da ação, a Prof. Esp. Deise Bastos de Souza, e o professor de educação física da escola, Derivan Bastos Santos, promoveram junto aos estudantes de Bom Jesus da Lapa um momento de interação e aprendizagem. Eles reforçaram a importância da capoeira em um contexto histórico e social que se firma como ação afirmativa ligada à valorização cultural dos afrodescendentes.

Ao saber que os instrumentos produzidos durante a oficina seriam entregues para as crianças de Bom Jesus da Lapa, a professora Deise Bastos explica que houve um entusiasmo em colaborador durante a oficina, por parte dos acadêmicos da FASB. “A ação amplia também os seus olhares para a futura prática docente em Educação Física por parte dos acadêmicos”, explica.

Deise explica que esta é uma escola situada na periferia de Bom Jesus da Lapa e parcerias como esta contribuem para a valorização da autoestima da comunidade escolar. “É reconfortante para eles saberem que existem pessoas que, mesmo a quilômetros de distância, colaboram com o processo de ensino aprendizagem deles”, afirma.  A diretora da escola, Valdineide Silva, agradeceu aos acadêmicos pela doação e a parceria firmada com a FASB.  “Este foi um momento ímpar. Estamos de portas abertas para próximas experiências exitosas”, afirma.

Publicado em Notícias

Os acadêmicos do 7º semestre de Educação Física da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) doaram os instrumentos de capoeira produzidos durante uma oficina, realizada no dia 5 de maio, para os estudantes da Escola Municipal Professora Adilene Maria Ramos Santos (EMPAMRS), de Bom Jesus da Lapa. Foram entregues, na oportunidade, instrumentos como reco-reco, agogô, berimbau e atabaque.

A coordenadora e idealizadora da ação, a Prof. Esp. Deise Bastos de Souza, e o professor de educação física da escola, Derivan Bastos Santos, promoveram junto aos estudantes de Bom Jesus da Lapa um momento de interação e aprendizagem. Eles reforçaram a importância da capoeira em um contexto histórico e social que se firma como ação afirmativa ligada à valorização cultural dos afrodescendentes.

Ao saber que os instrumentos produzidos durante a oficina seriam entregues para as crianças de Bom Jesus da Lapa, a professora Deise Bastos explica que houve um entusiasmo em colaborador durante a oficina, por parte dos acadêmicos da FASB. “A ação amplia também os seus olhares para a futura prática docente em Educação Física por parte dos acadêmicos”, explica.

Deise explica que esta é uma escola situada na periferia de Bom Jesus da Lapa e parcerias como esta contribuem para a valorização da autoestima da comunidade escolar. “É reconfortante para eles saberem que existem pessoas que, mesmo a quilômetros de distância, colaboram com o processo de ensino aprendizagem deles”, afirma.  A diretora da escola, Valdineide Silva, agradeceu aos acadêmicos pela doação e a parceria firmada com a FASB.  “Este foi um momento ímpar. Estamos de portas abertas para próximas experiências exitosas”, afirma.

Publicado em Notícias

 

 

 

 

A Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) integra a programação da II Feira Literária de Barreiras (Flib), que terá início nesta quarta-feira (17), a partir das 19h, no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha. Durante os cinco dias de evento, a FASB estará presente com um estande que trata uma mostra com as principais obras realizadas pelos egressos e acadêmicos do curso de Produção Audiovisual, a exemplo de obras como “A Cultura Rock em Barreiras” e “Intervenções Urbanas”.  Outro projeto que terá a participação dos acadêmicos da FASB é o estande de poesia concreta, cujos acadêmicos farão adaptações literárias por meio de áudio e vídeo.

Na quinta-feira (18), às 11h, o coordenador do curso de Produção Audiovisual, Msc. Vandré Vilela, vai mediar a mesa-redonda “Medicina e Literatura” que terá a participação da Drª em Comunicação e Semiótica, Nelma Arônia, e Drª em Literatura Comparada, Rita Aparecida. Para Vandré Vilela, nestes 18 anos, a FASB sempre buscou explorar o reconhecimento e empoderamento da cultura regional. “Apoiar e participar da Flib é mais uma ação voltada para a valorização das nossas manifestações artísticos-culturais destacando os talentos que vem sendo desenvolvidos dentro do curso de Produção Audiovisual”, reforça.

Até o domingo, dia 21, o público presente pode conferir gratuitamente atividades ligadas à literatura, música, vídeo e artes cênicas, e que poderão ser conferidos pela população em geral, e por meio de caravanas com os estudantes das escolas de ensino fundamental e médio da iniciativa pública e privada de Barreiras e região. Para a curadora geral do evento, Nelma Arônia Santos, “é com muita alegria que conseguimos reunir pela primeira vez em nossa cidade grandes nomes da Literatura Contemporânea cujas obras são inegavelmente reconhecidas no Brasil quanto no exterior”.

Na conferência de abertura, o escritor Luis Rufatto vai proferir a palestra “Escrituras da Fronteira”. Na programação, participam também os escritores Aleiton Fonseca e Ricardo Ishmael, que lançam os livros “Na Fronteira da História: A Narrativa de Canudos” e “Rita Quebra Cama”, respectivamente. As artes cênicas ganham espaço e serão apresentadas ao público as obras das companhias de teatro como “A Valsa”, “Arlequim e Columbina”, “Um Rio, muitas cidades e muitas estórias” e “Medéia Feminina”, dentre outras.

Nesta edição, a programação será dividida em cinco espaços destinados a públicos definidos: Tenda dos Autores, Tenda do Djalminha ou Flibinha (infanto-juvenil), Palco Principal (Shows e performances culturais), Teatro Livre no Parque, e Centro Cultural Rivelino de Carvalho (peças). A programação completa e outras informações do evento podem ser acessadas em:https://www.facebook.com/Flib2017

Publicado em Notícias
Pagina 1 de 2

Reimpressão de Boleto do Vestibular

Informe o RG ou CPF que você utilizou na inscrição.

RG ou CPF:  

 

Buscar Notícia